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CESAR .


2023-08-17T00:00:00

Educação


Por que a gestão do conhecimento é fundamental para a empresa?

A gestão do conhecimento é fundamental para garantir o bom desempenho dos funcionários dentro das organizações. Apesar de ser de grande importância, é comum ter dúvidas relacionadas ao assunto, como: porque investir nessa estratégia, como aplicá-la e mais.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para sanar suas dúvidas e te dar insumos sobre se você deve ou não aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa. Continue lendo e confira todas as informações que preparamos para você!

O que é gestão do conhecimento?

mulher explicando para grupo de colaboradores

A gestão do conhecimento é um conceito que se refere à criação, compartilhamento e fortalecimento do conhecimento em determinado grupo ou empresa. Além disso, ela também inclui a manutenção e distribuição das informações para que elas se tornem de fácil acesso.

Dentro das corporações, ela está relacionada, principalmente, com as habilidades, aprendizados e
informações que devem ser adquiridas para contribuir com o desenvolvimento e crescimento empresarial, estando totalmente interligada com a educação corporativa.

A expressão foi utilizada pela primeira vez na década de 90 por Peter Drucker e, desde então, vem sendo utilizada para garantir a eficiência dos trabalhos e o atingimento dos objetivos da empresa. Vale ressaltar que esses conhecimentos envolvem diversas áreas e podem ser veiculados por vários recursos, como rodas de debates técnicos, perguntas frequentes, treinamentos de desenvolvimento de habilidades pessoais e outros.

Por que as empresas devem investir em gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é uma abordagem que ajuda a facilitar o acesso, compartilhamento e atualização de conhecimentos valiosos para a organização, consequentemente, pode torná-la mais produtiva. Assim, os funcionários conseguem colaborar mais entre si, além de gerar novas ideias que promovem inovações que podem se tornar rentáveis para os negócios.

Além disso, os dados e informações colhidos pela empresa têm maior qualidade, ajudando na tomada de decisões e tornando-as mais rápidas.

Segundo um relatório do McKinsey Global Institute, empresas que possuem um bom sistema de gerenciamento de conhecimento podem reduzir o tempo de busca das informações em até 35%, além de aumentar a produtividade dos funcionários em até 25%.

Sem a gestão do conhecimento, os funcionários são forçados a aprender e reaprender processos sozinhos, o que pode ser muito prejudicial para as empresas. Afinal, as organizações podem arriscar perder os processos e informações adquiridas pelos funcionários caso eles deixem seus cargos.

Como aplicar a gestão do conhecimento dentro da empresa?

mulher explicando para grupo de colaboradores

Se você deseja aplicar a gestão do conhecimento com eficácia na sua empresa, é preciso muita atenção e um planejamento detalhado. Desta forma, você conseguirá atingir bons resultados e as metas da sua organização, além de fomentar a educação corporativa entre os colaboradores. Para isso, tenha mapeado alguns pontos importantes:

1. Avalie a situação da empresa

O primeiro passo para implementar a gestão do conhecimento na sua empresa é por meio de uma análise minuciosa da situação atual da organização.

Neste momento, é preciso observar diversos fatores relacionados à instituição, como a forma que os colaboradores trocam informações atualmente, objetivos da empresa, pontos a serem melhorados quanto a cultura organizacional e outros fatores importantes a respeito da comunicação.

É importante lembrar que a cultura de inovação é fundamental para empresas que desejam ter efetividade no compartilhamento de informações. Dessa forma, é importante investir em projetos de inovação dentro da empresa e fomentar a criatividade entre as equipes.

Após essa avaliação, você conseguirá identificar os pontos que merecem atenção e onde os esforços devem ser alocados.

2. Faça um planejamento bem estruturado

Essa é a etapa em que a empresa deverá definir todas as ações que serão realizadas com responsáveis pela execução e prazos definidos. Eles serão as responsáveis por desenvolver cada etapa definida no planejamento a fim de atingir as metas e o objetivo da corporação.

Portanto, é muito importante que os colaboradores escolhidos tenham as competências e os conhecimentos necessários para liderarem as equipes e conduzirem todos até o final do planejamento estruturado.

Entre as ações de gestão do conhecimento que podem ser realizadas internamente, estão as de educação corporativa. Elas ajudam a criar ambientes de aprendizagem, atrair e reter colaboradores em busca de conhecimento. Entre as possíveis atividades estão:

  • Mentoring;
  • Coaching;
  • Cursos;
  • Treinamentos;
  • Palestras;
  • E-learning;
  • Gamificação.

3. Faça testes

Com o planejamento finalizado, é momento de colocá-lo em prática. Essa aplicação te ajudará a identificar as possíveis oportunidades de melhorias e quais ações podem ser descartadas, pois não trouxeram resultados positivos ou os colaboradores não se adaptaram bem.

Além disso, aproveite esse momento para criar novos canais de discussão para facilitar o diálogo entre todos na empresa, a fim de ajudar as equipes e a gestão entender como estão sendo os resultados nesse período de testes.

4. Monitore os resultados e invista em melhorias contínuas

Após serem realizados todos os testes, a empresa está preparada para implementar a gestão do conhecimento oficialmente. E juntamente com a implementação, deve ser criado um sistema de acompanhamento dos resultados para encontrar as oportunidades de melhorias. Isso ajudará a empresa a melhorar e preencher as lacunas dos processos conforme os mesmos vão acontecendo.

Aplicou diversas iniciativas de educação corporativa na sua empresa e quer saber se elas estão gerando resultados? Acesse e confira os 7 indicadores de Educação Corporativa que sua organização precisa acompanhar!

4 benefícios da gestão do conhecimento para os colaboradores

Como vimos anteriormente, a gestão do conhecimento pode trazer diversos benefícios para as empresas, mas, também pode ser muito benéfica para os colaboradores. Continue lendo e venha conferir quais são:

– Gestão do capital intelectual

A gestão do capital intelectual é o processo de identificar e compartilhar os saberes entre diversas pessoas. Com a gestão do conhecimento, os funcionários podem expandir seus aprendizados e trocar experiências com colegas de trabalho. Consequentemente, desenvolvem suas habilidades pessoais e são mais valorizados no mercado.

– Gestão de competências

Assim como as empresas possuem suas próprias metas, os colaboradores também. E a gestão de competências é a responsável por aperfeiçoar as habilidades que os funcionários precisam para atingir seus objetivos. Vale ressaltar que estão inclusas as hard skills e as soft skills, ou seja, as competências técnicas e comportamentais.

– Cultura organizacional potencializada

A cultura organizacional é essencial para todas as empresas e, quando a gestão do conhecimento é implementada nas instituições, ela é fortalecida ainda mais. Com isso, os funcionários se tornam mais engajados e pertencentes, consequentemente, sentem mais conexão com seus colegas de equipe e se sentem mais satisfeitos com o papel que desempenham na organização.

– A inovação é impulsionada

A inovação é essencial para as empresas se manterem competitivas no mercado, como também é de grande valia para os colaboradores. Por meio da gestão do conhecimento, os funcionários adquirem novos aprendizados e se tornam mais criativos e inovadores, fomentando uma cultura de inovação altamente benéfica para a corporação.

Desse modo, a empresa se renova e permanece alinhada com as novas demandas do mercado, mantendo a competitividade e relevância em seu nicho de atuação.

Aproveite e venha conferir: a evolução da Educação Corporativa: para onde estamos indo? Fique por dentro!

Case de sucesso

Um grande exemplo de aplicação da gestão do conhecimento, na prática, é o Tech Trends, um
programa que visa fomentar a produção e a disseminação de pesquisas do CESAR e da CESAR School. O programa desenvolve e publica pesquisas com foco em tecnologias habilitadoras, visando criar parcerias internas e reunir conhecimentos para pessoas de diferentes áreas.

Além disso, o Tech Trends é um caminho para agregar valor aos serviços desenvolvidos pela organização. Afinal, essa disseminação de conhecimento pode levar a conversas com potenciais clientes de forma mais qualificada.

Esperamos que você tenha gostado desse post! Continue acompanhando os conteúdos do CESAR para mais informações como essa. Até a próxima!

A educação corporativa é fundamental para as organizações. Para saber mais sobre seus impactos, programas e estratégias, baixe o eBook CESAR sobre Educação Corporativa e Lifelong Learning!


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