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CESAR .
2023-03-28T00:00:00
Negócios
Tipos de inovação: conheça quais são e como funcionam
As inovações surgem conforme as empresas obtém resultados com ações diferentes das que costumavam praticar, isto é, a cada nova estratégia, existe um impacto único resultante das mudanças.
Então, ao utilizar diferentes mecanismos com a ideia de inovar e promover uma solução, as organizações conseguem atingir resultados melhores e evoluem em todos os aspectos do negócio.
Pensando nisso, o CESAR trouxe alguns tópicos para você entender melhor quais os tipos de inovações, suas etapas e alguns exemplos, a fim de você possa colocar em prática na sua empresa!
O que é a inovação?
Inovação é o processo de criação e implementação de novos conceitos e ideias de produtos, processos ou modelos de negócios. A inovação pode se referir a mudanças significativas ou a pequenas melhorias em uma empresa, ou indústria.
Inovar pode envolver a utilização de tecnologias habilitadoras avançadas, a criação de novos produtos ou serviços, a otimização de processos internos, a mudança de modelos de negócios e a resolução de problemas sociais.
A inovação pode estar voltada para:
- Tecnologia da Informação;
- Ciência e pesquisa;
- Negócios e finanças;
- Saúde e bem-estar;
- Esportes;
- Beleza e cosméticos;
- Agroindústria;
- Transportes e logística;
- Educação corporativa e formal.
Independentemente dos setores, uma inovação tem o papel de impactar uma área do mercado. Mas, para uma empresa inovar, existem diferentes caminhos que a organização pode adotar, os quais vamos abordar na sequência.
Contudo, o objetivo deve ser sempre promover melhorias para a instituição, por isso, é assertivo
afirmar que a inovação move o crescimento econômico, permitindo a criação de novos métodos e aprimoramento de antigos, avançando cada vez mais para soluções mais desenvolvidas para o mercado.
Para entender mais sobre os principais elementos, objetivos e cases de inovação, confira nosso guia sobre o tema.
3 tipos de inovações e tudo o que precisa saber sobre elas!
Para o CESAR, a jornada de inovação não é a mesma para todas as empresas e questão cultural deve ser um ponto de partida.
Nesse sentido, é possível traçar planos de inovação variados, desde o mais básico, com recursos da própria organização, até para tipos de inovações que demandam mais recursos e investimentos.
Dessa maneira, os modelos de inovação apresentam suas características próprias, a fim de atender negócios diferentes de forma personalizada. Podemos dividir os tipos de inovação quanto à aplicação, contexto e impacto.
Neste artigo, vamos nos aprofundar nos 3 tipos de inovações mais comuns quanto ao seu impacto:
1. Inovação radical
Como o próprio nome sugere, esse modelo de inovação visa promover uma mudança mais radical em uma empresa. A inovação radical pode significar uma grande mudança nos processos de trabalho da organização, o lançamento de um produto totalmente diferente ou a modificação na entrega de um serviço ofertado.
Ademais, quando a mudança é muito radical, pode se referir até mesmo na criação de um novo mercado. Considerada a mais arriscada, é também a que mais tem potencial para a instituição, aumentando as chances de crescimento e destaque em um mercado tão competitivo como o atual.
Além disso, esse é um modelo de inovação que pode demandar mais investimento, mais tempo de pesquisa e e maior período para implantação.
Uma forma de realizar a inovação radical é através da inovação aberta, uma estratégia que oferece às
empresas uma abordagem descentralizada, contando com o apoio de agentes externos e importantes para o crescimento. Adotar práticas de inovação aberta é um movimento estratégico essencial para empresas que querem se manter disruptivas, modernas e competitivas no mercado.
2. Inovação incremental
Na inovação incremental, o processo visa promover melhorias graduais em produtos ou serviços já existentes, oferecendo mais benefícios para o usuário final. Isto é, trata-se da promoção de ajustes para aprimorar uma solução já conhecida.
Nesse sentido, um processo pode se tornar mais ágil, um produto mais compacto ou há uma diminuição do custo e do tempo de produção, sem afetar a qualidade dos itens efetuados.
Podemos exemplificar esse tipo de inovação com o clássico Gmail do Google. Ele surgiu com uma finalidade bem definida: entregar e-mails rapidamente para outro usuário. Mas, com estudos e pesquisas, a ferramenta foi sendo aprimorada e passou a oferecer novas funcionalidades, mudou seu layout e integrou outras ferramentas da empresa em seu menu de configurações.
Atualmente, ter um perfil no Gmail é praticamente obrigatório para o mercado de trabalho, visto que ele passou a ser um tipo de identidade no digital, uma vez que o buscador representa 98,88% de market share comparado aos seus concorrentes e uma séria de outras empresas utilizam o login do Google para identificar a presença do usuário em suas páginas web.
3. Inovação disruptiva
Como conceito de inovação disruptiva, temos a criação ou substituição de um novo mercado, ou seja, há uma ruptura com soluções já conhecidas no mercado. Pode ocorrer quando a empresa atua em um ramo especifico, mas visualiza e considera a possibilidade de entrar em um novo nicho, a fim de atender às necessidades de outro público-alvo.
Dessa forma, a empresa pode atuar em dois ou mais segmentos, ou escolher apenas passar a atuar em um novo, quando identifica uma melhor oportunidade de lucro. Apesar de ser vista como uma inovação mais arriscada, pode ser aplicada em empresas já consolidadas do mercado e apresentar excelentes resultados.
Na história recente, não faltam exemplos de inovações disruptivas, mas os mais famosos são os casos da Netflix, da Uber e do WhatsApp. A primeira era uma empresa de distribuição de DVDs pelo Correio, mas seus criadores previram mudanças significativas com o advento da internet e tiveram a ideia de oferecer a distribuição de produções audiovisuais de forma on-line por streaming com o modelo de negócio por meio de assinaturas que praticavam com as mídias físicas.
Com esse novo modelo de marco, a marca começou a mensurar de quanto seria a sua receita mensal, começando a colocar mais opções no seu catálogo. O WhatsApp, criado para ser uma ferramenta de SMS, hoje, é o maior aplicativo de mensagens instantâneas pela internet.
Para a implementação da inovação, há empresas chamadas de Venture Builders, que buscam auxiliar organizações na criação de novas empresas, para crescerem e terem sucesso posteriormente. Dessa maneira, eles visam criar, validam e aceleram startups. São pessoas com amplo conhecimento e experiência na área.
Como implementar inovações?
Para implementar uma inovação na empresa, independentemente da complexidade do objetivo, é crucial considerar aspectos importantes do processo. Veja quais os passos mais fundamentais a serem avaliados:
1. Definição
Nesse momento, é preciso identificar uma oportunidade de inovação, algo possível de ser implementado e replicado; então, é necessário desenvolver a ideia, colocando todas as possibilidades no papel. Fazer um brainstorm é uma ótima solução para esse momento.
Assim que as ideias forem elencadas, é válido analisá-las novamente, verificar se fazem sentido e se são viáveis como uma inovação. Nesse sentido, selecione as ideias que mais condizem e as com mais chances de sucesso;
2. Planejamento
Criar um plano para implementação das ideias é fundamental, afinal, é necessário analisar os ambientes interno e externo, definir as metas e objetivos, elencar prazos e possíveis caminhos para a mensuração e acompanhamento de resultados.
Um bom planejamento deve ser detalhado para ficar claro o processo a ser seguido. Nele, é necessário colocar os recursos, responsabilidades, metas e cronogramas a serem seguidos;
3. Execução
O terceiro momento é a hora de colocar a plano de inovação em prática. Então, comece os processos e realize um monitoramento recorrente. Dependendo da solução ou do produto, antes de ser totalmente finalizada, é possível fazer testes com clientes ou em um processo interno na empresa.
Nesse momento, é possível verificar como a inovação funciona a fim de receber feedbacks. Se o teste ocorrer como o esperado, tudo certo. Caso contrário, é necessário realizar os ajustes que forem necessários quantas vezes for pertinente;
4. Mensuração e acompanhamento
Com ela finalizada, exponha-a objetivamente para o público final. Assim, as partes interessadas conseguem compreender melhor quais as vantagens e benefícios da inovação proposta;
Por último: monitorar e acompanhar os resultados e promover mais ajustes caso seja necessário.
Portanto, a inovação pode ser efetuada de diferentes formas, buscando sempre uma nova forma de inovar e criar produtos, processos e serviços mais aprimorados, tanto para fatores internos quanto para o público que trabalhamos.
Se você quer entender mais, se aprofundando na temática da Cultura de Inovação, temos um material bem completo sobre esse aspecto: acesse nossa página, cadastre-se e baixe esse guia gratuitamente!
O CESAR cocria iniciativas de inovação com grandes organizações, como o case de sucesso da parceria com a Neoenergia, onde pudemos promover práticas de inovação e estratégia empresarial.