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CESAR .


2023-03-14T00:00:00

Negócios


Cultura de Inovação: o que é, relevância e insights!

Em pleno 2023, com o avanço de muitas tecnologias e surgimento de outras, é impossível negar que vários processos de trabalho precisaram ser atualizados e substituídos, principalmente aqueles que podem ser totalmente automatizados, o que tem resultado em novas soluções em todas as áreas da sociedade.

No universo corporativo, esse processo é visto com uma frequência muito maior, uma vez que existem equipes dedicadas à construção de novos projetos para o desenvolvimento de produtos ou serviços que serão lançados no mercado, visando contribuir para a vida de todos.

Isso faz parte de uma cultura corporativa que preza por um novo jeito de pensar e agir para otimizar os processos de desenvolvimento existentes atualmente.

Precisa se inteirar do assunto para entender como implementar a Cultura de Inovação dentro de uma empresa? Acompanhe esse conteúdo até o final!

Cultura de inovação

O que é Cultura de Inovação?

Entende-se por Cultura de Inovação a adoção de práticas e técnicas que visam modernizar os padrões de desenvolvimento em uma organização, resultando em novas maneiras de aplicar metodologias, criar serviços ou produtos e fomentar negócios.

Para isso, a geração de ideias e a disseminação de conhecimento deve ser compartilhada por todos, descentralizando processos e ampliando as discussões a fim de encontrar novos caminhos para atingir resultados relevantes tanto para o negócio quanto para os consumidores.

No entanto, sabemos que essa não é a realidade da maioria das empresas brasileiras, uma vez que grande parte delas ainda opera enraizada em modelos tradicionais de desenvolvimento. Não é à toa que o Brasil figura somente na 57ª posição (entre 132 países) do Índice Global de Inovação, ficando bem distante do potencial que o país poderia apresentar, dada a quantidade de recursos disponíveis que detém.

Como implementar a Cultura de Inovação dentro das empresas?

Em cada instituição, existe uma cultura organizacional que guia o modo de agir dos colaboradores e diz o que é aceitável em comportamentos e atitudes. Essa cultura é composta por crenças, normas e valores éticos e morais disseminados dentro da organização, os quais são repassados a cada novo contratado para o quadro da empresa.

Essas percepções e entendimentos resultam em práticas, hábitos e comportamentos que vão determinar o ritmo e o clima organizacional em que os funcionários irão desempenhar suas funções para atingir as metas estabelecidas pelo corpo diretivo da companhia.

Nesse sentido, é possível surgir o seguinte questionamento: é possível implementar a Cultura de Inovação em qualquer organização de natureza empresarial?

Sim, é totalmente possível implementar uma cultura inovadora dentro da empresa, contudo, esse é um passo que deve partir e ser estimulado por parte da gestão. Somente com a mudança de postura da direção é que os demais colaboradores conseguirão sentir-se incentivados a não só exporem suas ideias, como também a criarem o hábito de pensar em inovações para atingir melhores resultados em sua atuação.

É válido reconhecer que os valores culturais podem ser modificados em cada organização com uma mudança de atitude adotada por cada indivíduo, influenciando no todo e gerando uma modificação significativa na cultura da empresa.

Veja alguns caminhos para implementar a Cultura de Inovação:

Como trajetórias para alcançar a Cultura de Inovação dentro de uma empresa podemos citar os seguintes pontos:

  • Abertura e estreitamento na comunicação entre líderes e liderados;
  • Parte do tempo dos colaboradores dedicado a projetos de inovação;
  • Integração entre as diferentes setores da empresa;
  • Descentralização do conhecimento;
  • Valorização do conhecimento técnico;
  • Construção multidisciplinares;
  • Flexibilidade nos processos internos;
  • Fomento do aprendizado a partir das falhas;
  • Atenção à experiência dos usuários.

    Cultura de Inovação

Exemplo de sucesso global em Cultura de Inovação

Um dos melhores exemplos de Cultura de Inovação é também uma das maiores corporações do mundo: o Google!

Não é por acaso que a multinacional americana se destaca em várias áreas de grande relevância para o cenário mundial, como tecnologia de mecanismo de pesquisa, marketing e publicidade on-line, computação em nuvem, softwares oracionais, computação quântica, inteligência artificial e eletrônicos.

Todo esse notório destaque no mercado só foi possível devido à sua cultura empresarial, que preza por ambientes desenvolvidos para propiciar a inovação corporativa e o intraempreendedorismo.

Os colaboradores não possuem um horário fixo e são responsáveis por sua própria jornada, além de terem permissão para dedicar parte do seu tempo útil ao desenvolvimento de novos projetos. Nesses moldes de operação, a proposta de inovação pode partir de qualquer setor e qualquer trabalhador.

Aproveite e leia também: Governança da Inovação: o que você precisa saber para começar.

Por que a Cultura de Inovação é importante para o desenvolvimento corporativo?

A cultura inovadora é fundamental para a evolução da empresa enquanto organização relevante para a sociedade, isto é, para que uma companhia se mantenha relevante e competitiva, ela precisa estar atualizada com as demandas do mercado e lançar soluções que ganhem popularidade entre os consumidores.

Não faltam exemplos marcantes na história do mundo corporativo de marcas que deixam de existir por não acompanharem o desenvolvimento da tecnologia.

Você conhece a história do Zé Delivery?

O aplicativo de entrega de bebidas com preços altamente competitivos nasceu com o propósito de democratizar a conveniência, tornando-a acessível, chegando onde nenhum outro app chegaria. Em uma mesa de bar da Brahma, os fundadores tiveram a ideia e a criaram um MVP (mínimo produto viável), passaram horas desenhando possibilidades, analisando pesquisas e possíveis parceiros.

Então, eles evoluíram a ideia da plataforma para gerar valor para os quatros atores do ecossistema (cliente, ponto de venda, entregador e indústria), de forma que todos os lados saíssem ganhando. Então, com a tecnologia necessárias, construíram as telas do app que possibilitaram conectar os clientes com milhares de distribuidores espalhados por todos os estados do Brasil.

Então, com o lema “Todas as pessoas merecem uma bebida onde, como e quando quiserem”, o Zé Delivery se expandiu para praticamente todo o país, revolucionando o modo de consumir produtos de conveniência, tornando-se um exemplo de inovação também para outros modelos de negócio.

Entenda também: O papel da liderança na construção de uma cultura inovadora.

Esse é um exemplo marcante de como a Cultura de Inovação pode fazer toda a diferença na continuidade e relevância de uma organização em um ramo de atuação. Além disso, há outros benefícios para implementar novos hábitos nas rotinas da empresa:

  • Longevidade da marca;
  • Estar alinhada com as atuais demandas do mercado;
  • Maior agilidade e eficiência nos processos;
  • Manter-se comercialmente relevante e competitivo;
  • Estar à frente das tendências;
  • Atrair bons colaboradores;
  • Manter as equipes altamente motivadas;
  • Oportunidade de lançar produtos ou serviços inovadores de sucesso;
  • Maior retorno sobre os investimentos.

    Aproveite para baixar nosso Guia para estruturar as iniciativas de inovação nas empresas.

Cultura de Inovação

Quais são as boas práticas da Cultura de Inovação?

Quando falamos em boas práticas para a Cultura de Inovação, precisamos considerar uma linha de pensamento disruptiva com os métodos tradicionais de gestão empresarial.

Isso significa que proprietários do negócio devem abandonar a verticalidade e visar implantar a horizontalidade dentro das equipes para derrubar as barreiras de comunicação entre líderes e liderados, além de promover maior comunicação entre os diferentes times da organização.

A abertura para apresentação de novas ideias é o principal fator para uma transformação organizacional que preze por inovar em seus processos. Para isso, é preciso criar ambientes de trabalho e rotinas que propiciem a inovação corporativa.

A multinacional Decathlon, líder mundial no segmento de materiais esportivos, é um exemplo de empresa que fomenta a Cultura de Inovação em seus processos, tanto que promove um concurso de inovação interno, onde os colaboradores têm a oportunidade de apresentar ideias de novos produtos e os melhores são colocados na linha produção para serem lançados no mercado.

Desse modo, é possível perceber o quanto disponibilizar recursos e oportunidades para os colaboradores apresentarem projetos pode ser benéfico e lucrativo para o negócio, afinal, quem trabalha diretamente com os produtos e serviços da organização está mais propício a ter insights que podem resultar em soluções inovadoras em um nicho específico.

Além disso, fomentar a troca de conhecimento e o aprendizado é essencial para que a Cultura de Inovação aconteça no dia a dia, visto que esse câmbio de informações agrega bastante para geração de ideias entre os colaboradores.

Aproveite e confira também: Cultura de Aprendizagem: por que você precisa começar a desenvolvê-la?

Tipos de iniciativas para implementar a Cultura de Inovação

Para fomentar a Cultura de Inovação dentro de uma organização, existem algumas ações que podem surtir um resultado positivo em períodos de curto médio e longo prazo, desde que as ações sejam planejadas com os recursos necessários. Confira alguns projetos que podem promover essa cultura nos colaboradores:

– Bootcamp

O bootcamp é composto por sessões de semanas ou até meses e acontece dentro de uma estrutura projetada para promover o crescimento contínuo dos negócios. Dessa forma, mentores, líderes de setor, empreendedores e colaboradores compartilham dessa experiência para promover inovações em processos ou produtos.

Um bootcamp pode ser realizado em incubadoras, espaços de coworking, espaços criativos fora da empresa, mas também pode acontecer nas próprias dependências da companhia, basta que exista um planejamento e organização para fazer acontecer.

– Hackathon

Um hackathon é evento em formato de maratona, com a durabilidade média de 48 horas a 1 semana,
e o objetivo de um é criar promover uma inovação até o final do prazo estipulado. Os hackathons tendem a ter um foco específico, que pode incluir uma linguagem de programação utilizada, um sistema operacional, um aplicativo, uma API ou o assunto e o grupo demográfico dos programadores.

Assim como o bootcamp, também é uma ótima iniciativa de fomentar a Cultura de Inovação em uma empresa ou até mesmo na comunidade.

– Educação Corporativa

A educação corporativa refere-se a um sistema de atividades de desenvolvimento profissional dos funcionários, que irão adquirir conhecimentos em sua área de atuação e os colocarão em prática no dia a dia da empresa. Essa também é uma atitude alinhada com a promoção da Cultura de Inovação corporativa.

Ela pode ser ofertada por meio de treinamentos formais fornecido internamente na empresa ou por
meio de parcerias com instituições que se tornam responsáveis por conduzir a evolução dos colaboradores. Como o objetivo do treinamento corporativo é fornecer habilidades e conhecimentos aos funcionários, para ele ser bem-sucedido, os empregadores precisam alinhar as metas com os objetivos do negócio.

Quer saber como impulsionar colaboradores que aceleram a inovação no seu negócio? Baixe o Guia do CESAR para identificar e desenvolver intraempreendedores!

Inovação aberta: um caminho para ampliar os horizontes!

Mais um caminho importante para atingir a cultura inovadora é a inovação aberta, um método de geração de ideias e soluções que amplia os participantes de um processo inovador.

Inovação aberta, ou open innovation, é um modelo de desenvolvimento de projetos que conta com a colaboração de equipes ou profissionais de diferentes organizações. Desse modo, pode ser uma parceria firmada entre empresas, startups, órgãos públicos e pesquisadores de universidades.

Ou seja, vários atores da sociedade unem-se para gerar algo inovador tanto para as corporações como para a comunidade. Esse modelo de desenvolvimento de negócio já é uma realidade em muitas entidades corporativas do Brasil e do mundo.

Dentre os benefícios desse modelo de inovação, estão a troca profunda de conhecimentos e a possibilidade de junção de ideias para a criação de algo realmente inovador no mercado são os principais aspectos que precisamos destacar.

No entanto, para que isso seja possível, os diretores da empresa precisam ter uma mentalidade aberta para abrir suas portas, ouvir insights externos, compartilhar objetivos com terceiros e, assim, desenvolver novos projetos e aumentar o capital do negócio.

Para garantir que o projeto criado pertença a empresa, o setor jurídico precisa cuidar dos aspectos legais e firmar um contrato com todos os envolvidos, tratando da propriedade intelectual e cláusulas de confidencialidade.

Caso exista um acordo entre diferentes instituições, vale definir qual é a porcentagem que cada uma delas manterá do projeto, assim como serão divididos lucros provindos dos resultados dos produtos criados com a inovação.

Para saber mais sobre os formatos de inovação aberta, baixe nosso infográfico sobre o tema gratuitamente.

Benefícios da inovação aberta

De forma resumida, as principais vantagens de investir nesse modelo de inovação são:

  • Diminuição do tempo e custo nos projetos da organização;
  • Acesso ao capital intelectual, soluções, ideias, patentes, produtos e tecnologias de outras instituições;
  • Possibilidade de atuação em novos mercados;
  • Aumento da base de conhecimento e propriedade intelectual;
  • Promoção de um network enriquecedor para todos os envolvidos;
  • Possibilidade de criação de produtos ou soluções de sucesso.

Sem dúvidas, a inovação aberta é um dos melhores caminhos para fomentar a Cultura de Inovação dentro das organizações, uma vez que promove o intercâmbio de ideias, aumenta a base de conhecimento e gera a oportunidade de reduzir os custos e prazos em todas as etapas, aumentando as chances de concretização do projeto de forma mais ágil e assertiva.

Case de sucesso de Cultura de Inovação: CESAR & Banco do Brasil

O Banco do Brasil se uniu ao CESAR para efetivação do projeto do Bootcamp Leader X, o qual surgiu da necessidade em dar continuidade a uma jornada de ideação dos colaboradores em todo o país. Mais de 2000 funcionários participaram da jornada e se classificaram 50 finalistas, os quais se destacaram nas atividades propostas e absorveram melhor os conteúdos do projeto Leader X.

Foram horas de mentorias, troca de experiências e muito trabalho até o tão esperado encontro presencial, onde a imersão se intensificou e os resultados foram super satisfatórios. Todos que puderam estar no CESAR, em Recife, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e se conectaram com os mentores e profissionais presencialmente, além de contarem com a presença do membros da Diretoria do centro de inovações.

Sem dúvidas, foi um encontro especial de muita troca de conhecimento e conexão entre as pessoas. “Divertido, inspirador e gratificante” foi uma frase usada para definir a experiência, dita pelo Gerente Geral de Unidade de Negócios do Banco do Brasil, Felippe Bond. Caso queira conferir o relato na íntegra, acesse esse case no blog.

E então, o que achou dos caminhos e possibilidades para mudança de mindset e implementação da Cultura de Inovação? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.

O CESAR cocria iniciativas de intraempreendedorismo com grandes organizações, como o Bootcamp realizado com o SBT. Podemos ser o parceiro ideal da na execução de um programa personalizado e adaptado para a realidade e os desafios da sua empresa. Entenda como cocriar a sua Jornada do Intraempreendedor em parceria com o CESAR. Aproveite e fale com um consultor!


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