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CESAR .


2023-04-05T00:00:00

Educação


Como criar um plano de Educação Corporativa: O caminho para desenvolver talentos nas empresas

Atrair, desenvolver, impactar. Desafios globais para as empresas quando se fala sobre captação e retenção de talentos em tempos de transformação acelerada, mercados em crise e, especialmente na área de tecnologia, escassez de qualificações. Em 2022, o setor de TI no Brasil teve alta de quase 23% em relação ao ano anterior. Até 2025, estima a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), as companhias do ramo vão demandar quase 800 mil profissionais num país onde, segundo o mesmo estudo, são formados apenas 53 mil por ano. Onde está a solução? Nas palavras de Silvio Meira, podemos encontrar um norte. “Toda boa empresa é uma boa escola”, diz o fundador do CESAR e professor extraordinário da CESAR School. Isso tem nome: Educação Corporativa.

Institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, com um projeto de formação para novas competências vinculadas às estratégias empresariais, é o objetivo da Educação Corporativa, essencial para garantir uma equipe qualificada e atualizada. A prática é cada vez mais requerida, pois além de servir como um guarda-chuva estratégico para a companhia e um motor de desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentiva o crescimento profissional e pessoal.

“Implementar ou fortalecer um programa de Educação Corporativa é vetor de mudanças, pois evidencia apoio às pessoas no desenvolvimento de suas competências para além de treinamento e capacitação”, explica Carla Alexandre, coordenadora de projetos em Educação Corporativa no CESAR.

Dentro do plano de Educação Corporativa, os colaboradores são formados a partir de um sistema pautado pelas competências estratégicas da empresa, desdobradas nas habilidades esperadas para eles. Ou seja, é uma prática coordenada de gestão de pessoas e de conhecimento, tendo foco na orientação planejada de longo prazo de uma organização. O processo formativo, em vez de estruturar conteúdos, foca nas capacidades a serem trabalhadas nos colaboradores, pensadas para fortalecer os laços e a cultura organizacional.

A Educação Corporativa também é uma importante ferramenta de preparação dos colaboradores para acompanhar as rápidas mudanças impostas por novas tecnologias e por uma sociedade cada vez mais digital. Trata-se de um grande diferencial competitivo.

Transformar o mundo através das pessoas

No plano de Educação Corporativa, também é importante explorar as chamadas soft skills. De acordo com o relatório Future of Jobs, do World Economic Forum (WEF), criatividade, inteligência emocional, adaptabilidade, atitude empreendedora e pensamento abdutivo são listadas entre as principais competências do futuro. E para além das skills, é preciso trabalhar o upskilling e reskilling, ou seja, requalificação para melhorar ou substituir a habilidade atual por outra de maior valor para a organização ou o mercado.

“A educação é uma forma de inovar, de transformar o mundo através das pessoas e, por isso, formar melhores profissionais dentro de uma empresa deve ser uma preocupação constante”, afirma Karla Godoy, COO do CESAR e executiva à frente do time de Gente e Gestão.

Seis importantes etapas para a criação de um plano efetivo de Educação Corporativa
Seis etapas para criar plano de Educação Corporativa

O passo a passo para a criação

Para criar um plano de Educação Corporativa efetivo, é necessário seguir alguns passos importantes:

1. Identifique as necessidades de aprendizagem

Para realizar uma análise das competências necessárias para o sucesso dos colaboradores em suas funções, é preciso identificar as lacunas de conhecimento que impedem o desenvolvimento profissional. Isso pode ser feito através de pesquisas de opinião, avaliações de desempenho, entrevistas individuais ou em grupo, entre outras ferramentas.

Precisa de ajuda neste diagnóstico? Nosso time de especialistas em Educação Corporativa pode apoiar a sua empresa nessa análise e diagnóstico das reais necessidades de capacitação e aprendizagem da sua empresa. Fale com um consultor do CESAR!
2. Defina objetivos claros

Com base nas necessidades de aprendizagem, é importante estabelecer objetivos claros para cada ação de desenvolvimento de competências. Esses objetivos devem ser realistas, específicos e mensuráveis, e será a partir deles que sua empresa deve criar suas métricas de acompanhamento para verificar o quanto as ações de Educação Corporativa estão sendo efetivas.

3. Escolha as metodologias de ensino

Com objetivos definidos, é hora de escolher as metodologias para desenvolver as competências identificadas. Podem incluir aulas presenciais, treinamentos online, mentoring, coaching, e-learning, entre outras formas de melhor adaptação às necessidades da empresa e dos colaboradores.

4. Crie um cronograma

É importante definir um cronograma detalhado, com as datas e prazos para cada atividade de aprendizagem, bem como os recursos necessários para cada uma delas.

5. Selecione os recursos

Materiais didáticos, instrutores, softwares e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento das competências identificadas.

6. Monitore os resultados e avalie o desempenho

Após as atividades de aprendizagem, é importante implementar um sistema de avaliação do desempenho e acompanhamento das métricas definidas, para apurar o retorno do investimento, efetividade das ações e identificar possíveis necessidades de ajustes.

Isso pode incluir a realização de pesquisas de opinião, avaliações de desempenho, acompanhamento de dashboard com as métricas de sucesso do plano, feedback dos colaboradores e outros mecanismos de acompanhamento.

Educação Corporativa para reduzir o turnover e os gaps de formação

Organizações com desafios para captar talentos precisam de agilidade para aumentar a senioridade desses profissionais e reduzir a rotatividade. O Brasil é considerado o país com o maior índice de turnover no mundo, segundo pesquisa da Robert Half (2021), com taxa superior ao dobro da média mundial.

A concorrência assimétrica trazida pela transformação digital é outro fator de dificuldade, no qual organizações maduras de setores mais tradicionais competem por talentos com startups e outras empresas digitais, nacionais e internacionais, que oferecem benefícios e salários atrativos.

Empresas sem posicionamento como escola perdem potencial capital humano em meio a um mercado hiper competitivo em um cenário atual de apagão da mão de obra qualificada. Em estudo da McKinsey & Company (2020), 87% dos entrevistados responderam que suas organizações já enfrentam ou enfrentarão nos próximos cinco anos gaps de formação em algumas competências no quadro de colaboradores.

Neste contexto, fica evidente que a melhor forma de enfrentar o desafio do desalinhamento entre o
perfil profissional que as empresas na nova era digital precisa, e a qualificação da mão de obra disponível, é a educação. As empresas precisam ser protagonistas na formação do profissional que elas tanto precisam, e a Educação Corporativa atua para promover esse elo entre o perfil esperado pelas organizações e a qualificação dos profissionais disponíveis para ocupar estas vagas.

Tanto em relação a questões técnicas (hard skills), quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais e comportamentais (soft skills), o CESAR pode desenhar e desenvolver o programa de Educação Corporativa personalizado para a sua empresa.

Para saber mais, preparamos um Guia com mais informações para você se aprofundar nesta temática, e disponibilizamos consultores para tirar dúvidas e ajudar você e a sua empresa a encontrar o melhor modelo de Educação Corporativa para seus objetivos estratégicos. Fale com um consultor do CESAR!


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