7 min para ler
CESAR .
2024-05-09T14:43:21
Educação
Parcerias estratégicas na educação digital: como Institutos podem se beneficiar
É notório que a educação tem passado por uma significativa transformação digital, impulsionada pela rápida evolução tecnológica e pela necessidade de preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado. Assim, a integração que uma escola precisa para fornecer aulas virtuais, com vídeos e matérias completos e de fácil acesso, se inclui nesse momento de preparo.
Nesse contexto, a busca por parcerias e estratégias educacionais que priorizam a inovação tornou-se uma prioridade para as escolas. Afinal, a integração de ferramentas e recursos digitais no ambiente educacional tem se mostrado não apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade para promover uma aprendizagem mais dinâmica, colaborativa e adaptável às demandas contemporâneas.
Com isso em vista, trouxemos a importância dessas parcerias e estratégias educacionais centradas na inovação, como meios de potencializar a qualidade e relevância da educação. Continue conosco e obtenha insights valiosos sobre o tema.
Cenário atual da área da educação e o meio digital
No Brasil, o panorama atual enfrenta desafios consideráveis, reflexo da complexidade e das discrepâncias presentes no país. Uma das questões primordiais é a desigualdade no acesso à educação de qualidade e da familiaridade com o meio digital.
Apesar dos progressos registrados nas últimas décadas, como mais pessoas tendo acesso à educação e a escolas, ainda persistem marcantes discrepâncias regionais e socioeconômicas que afetam diretamente o setor educacional. Enquanto algumas áreas desfrutam de infraestrutura adequada, docentes bem preparados e recursos disponíveis, outras enfrentam faltas significativas.
Por exemplo, em 2022, segundo dados da pesquisa TIC Educação, somente 14% das escolas públicas usavam plataformas virtuais, em comparação com 64% das escolas privadas, destacando uma disparidade significativa entre os sistemas.
Outro fator atual relevante é sobre o ensino remoto. O Ensino à Distância (EaD) surgiu e cresceu como uma alternativa, porém evidenciou a disparidade digital. Os indicadores de desempenho educacional ainda são alarmantes no país, destacando a urgência de investimentos e medidas eficazes para aprimorar essa realidade.
Além de faltar investimentos, também evidenciamos a falta de preparo de alguns professores com o manuseio de ferramentas digitais. Ainda com a pesquisa da TIC Educação, ainda em 2019, destacou-se a escassa preparação dos professores em tecnologia digital, com apenas 33% recebendo formação para utilizar computadores e internet em atividades escolares.
Importância das parcerias estratégicas para o avanço da educação
As parcerias estratégicas com instituições especializadas podem resultar no desenvolvimento de projetos personalizados para determinado público e objetivo. Assim, desempenha um papel crucial no avanço da educação e oferece benefícios essenciais para escolas e educadores.
Os projetos educacionais podem ser adaptados às necessidades específicas de cada ambiente escolar, turma ou aluno. Essa personalização é fundamental para atender às diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e interesses dos estudantes, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
Outro ponto importante é a introdução de inovação e tecnologia no âmbito educacional. Como a integração de tecnologias de ponta, de dispositivos digitais, aplicativos educacionais e plataformas de aprendizagem online, enriquecendo a experiência de ensino e aprendizagem.
Confira também sobre a PBL: a parceria entre escola, empresa e aluno na solução de desafios reais desde o primeiro dia de aula.
3 meios que os Institutos podem se beneficiar com projetos inovadores
As colaborações para os Institutos oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores e métodos do próprio local de ensino. Dessa maneira, com uma parceria estratégica, é possível que o local de ensino consiga evoluir e desenvolver ferramentas, como:
1. Educação digital
A educação digital, engloba uma variedade de práticas e tecnologias voltadas para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o letramento digital emerge como uma habilidade fundamental, capacitando alunos e educadores a utilizar de forma crítica e produtiva as ferramentas digitais disponíveis.
Essas parcerias proporcionam acesso a recursos e conhecimentos especializados que são essenciais para o desenvolvimento e implementação de iniciativas de educação digital.
Por exemplo, com essa parceria, é possível desenvolver novos métodos para trazer o conteúdo digital, analisar dados educacionais e ter integração de tecnologias em todo o sistema. Tudo isso deve ser pensando em conjunto e elaborado para que o projeto tenha um aspecto inovador e se diferencie, enriquecendo significativamente os projetos educacionais.
2. Letramento digital
As parcerias para projetos de letramento digital são essenciais para promover a alfabetização tecnológica entre os alunos. Essas colaborações oferecem acesso a:
- Recursos especializados;
- Integram o letramento digital no currículo escolar;
- Reduzem disparidades de acesso e habilidades;
- Capacitam educadores;
- Promovem uma cultura de responsabilidade digital.
Ao trabalhar em conjunto com educadores, as organizações parceiras é possível colaborar na criação de atividades e projetos interdisciplinares que incorporem o uso de tecnologias digitais para promover a aprendizagem em diversas áreas, desde ciências e matemática até artes e humanidades.
Dessa maneira, o benefício dessas parcerias é a oportunidade de promover a inclusão digital e reduzir as disparidades de acesso e habilidades tecnológicas entre os alunos.
3. Formação para profissões do futuro
As colaborações também permitem a elaboração de formações para o aprimoramento do futuro profissional. Profissionais que possuem um sólido letramento digital são mais capazes de se adaptar a novas tecnologias e ambientes de trabalho, resolver problemas de forma criativa e tomar decisões informadas em um contexto digital.
Quais são os ganhos que essas formações trazem?
Ao capacitar os alunos com habilidades tecnológicas, competências digitais e habilidades socioemocionais necessárias para prosperar em um ambiente de trabalho em constante evolução, essas áreas da educação garantem que os profissionais do futuro estejam bem preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mundo cada vez mais digital.
Como o CESAR pode auxiliar a área da educação em projetos?
O CESAR é uma instituição reconhecida por sua expertise em inovação e tecnologia. Na área da educação, desempenhamos um papel crucial em diversos projetos, principalmente na atuação para a educação corporativa para empresas e formação inovadora com foco em habilidades digitais para institutos e fundações.
Por exemplo, BRK Ambiental identificou a necessidade de aprimorar o conhecimento do seu time no meio on-line. Para isso, contataram o CESAR e, em conjunto, desenvolveram a “Jornada da Inovação”, um programa de Educação Corporativa focado em design, cultura ágil e tecnologia.
O programa, personalizado para a empresa, incluiu três trilhas específicas e foi dividido em 10 módulos ao longo de 3 meses. Durante o curso, os profissionais conseguiram aprimorar seu conhecimento e ficaram mais atualizados sobre os processos tecnológicos. Dessa maneira, o projeto fortaleceu a estratégia de Educação Corporativa e o desenvolvimento de talentos na organização.
Um exemplo voltado para formação e letramento digital foi a parceria com a Associação Conexão Social. Essa iniciativa teve como propósito de inserir jovens e idosos do município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata pernambucana, no mapa digital. Para os adolescentes, o foco era apresentar possibilidades de carreira além das que eles visualizam nos exemplos da região. Já para os idosos, a inclusão socioprodutiva ao emancipá-los através da tecnologia, ensinando-os a fazer coisas do cotidiano como pagar contas, entender sobre fake news e cidadania digital.
Ao se unir ao CESAR, sua organização terá um parceiro estratégico para o desenho e execução de projetos educacionais para projetos educacionais, auxiliando na identificação de desafios, desenvolvimento de estratégias de implementação de tecnologias digitais e avaliação do impacto das intervenções educacionais.
Além disso, também promovem programas de capacitação e treinamento para professores e educadores, capacitando-os no uso eficaz das tecnologias digitais em sala de aula e na aplicação de metodologias inovadoras de ensino.