logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

6 min para ler


CESAR .


2023-05-16T00:00:00

Tecnologia


Healthtechs: como essas empresas impactam a sociedade?

A saúde é um dos setores mais importantes da sociedade e a tecnologia desempenha um papel cada vez mais significativo em torná-la mais acessível e eficiente. As healthtechs, startups de tecnologia focadas na saúde, estão na vanguarda dessa revolução, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a qualidade da assistência médica e democratizar o acesso aos serviços de saúde.

Neste post, vamos explorar o mundo das healthtechs, entender como elas estão transformando o setor de saúde, quais são suas áreas de desenvolvimento e muito mais. Se você está interessado em saber mais sobre essa tendência crescente e suas implicações para o futuro da saúde, aproveite nosso conteúdo!

O que é o conceito de healthtech?

Healthtechs

Healthtech vem do inglês e é a junção das palavras “health” e “tech”: saúde + tecnologia. O conceito está interligado com modelos de negócio que criam soluções inovadoras pautadas no cuidado médico, hospitalar e o restante da rede relacionada.

O objetivo das healthtechs é tornar a saúde mais acessível, eficiente e personalizada, utilizando tecnologias habilitadoras como inteligência artificial, big data, inteligência artificial, cibersegurança, wearables, telemedicina, entre outras.

Essas soluções podem ser voltadas tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde e podem abranger diversas áreas da saúde, como diagnóstico por imagem, saúde mental, gestão hospitalar, entre outras. Esse setor vem crescendo rapidamente nos últimos anos com grande potencial para transformar como cuidamos da saúde.

O que são empresas healthtechs?

As empresas healthtechs são voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e gestão de clínicas, hospitais, laboratórios e outros. Todas essas organizações foram desenvolvidas visando solucionar problemas existentes no setor da saúde através da inovação, um fator crucial para o trabalho dessas instituições.

Grande parte das vezes, essas organizações são startups, isto é, modelos de negócios com características distintas do mercado. Ou seja, são empresas inovadoras que possuem baixos custos de manutenção.

Quais são suas áreas de desenvolvimento de healthtech?

áreas de desenvolvimento de healthtechs

As healthtechs trabalham em soluções inovadoras para instituições médicas, como clínicas, laboratórios e hospitais, facilitando e modernizando o trabalho dos profissionais de saúde. Apesar disso, existem algumas áreas dentro do setor de saúde nas quais elas desenvolvem suas atividades. Confira:

– Gestão clínica e hospitalar

Uma gestão de qualidade faz toda a diferença no setor de saúde, afinal, a vida de muitas pessoas está envolvida e, em casos sérios, o tempo pode ser um fator crucial. As healthtechs desenvolvem soluções inovadoras que podem automatizar processos, agilizar o atendimento médico, administrar leitos e muito mais.

Vale ressaltar que, apesar de desenvolverem recursos para a gestão de instituições de saúde, as empresas healthtechs seguem as normas estabelecidas pelo governo brasileiro. É feita uma Avaliação de Tecnologias em Saúde que dá as diretrizes de implantação dos sistemas nas organizações.

– Softwares e sistemas de saúde

As Healthtechs desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de softwares e sistemas de saúde, ajudando a melhorar a eficiência, a precisão e a segurança do atendimento à saúde. Elas desenvolvem soluções para o registro eletrônico de saúde, agendamento e gerenciamento de consultas, monitoramento de pacientes em tempo real e muito mais.

– Prevenção e diagnósticos

A busca por novas tecnologias para a prevenção e diagnósticos de doenças ainda é uma necessidade muito grande. As soluções inovadoras desenvolvidas pelas healthtechs permitem que problemas de saúde sejam descobertos por meio de exames menos invasivos e com maior qualidade.

Atualmente, existem diversas empresas de tecnologia especializadas em ações preventivas focadas na melhoria de diagnósticos, soluções em telemedicina e outras. Por exemplo, essas empresas estão desenvolvendo soluções de teste genético mais acessíveis e convenientes, permitindo que mais pessoas tenham acesso a essa tecnologia.

– Tratamentos avançados

Diversas doenças exigem tratamentos complexos e agressivos. As healthtechs desenvolvem recursos que utilizam de tecnologias habilitadoras como o IoT (Internet of Things), Big Data, robótica e outras. Essas soluções tornam os procedimentos menos invasivos e com redução de efeitos colaterais.

Qual a importância das healthtechs para a sociedade atualmente?

Médica atendendo paciente

O setor de saúde passa por muitas dificuldades até hoje e, apesar de ser muito avançado em comparação com alguns anos atrás, ainda existem muitas brechas e oportunidades de melhoria. As healthtechs aproveitam essas aberturas e problemas existentes para melhorar ainda mais o sistema de saúde.

Por meio de suas criações, elas conseguem reduzir custos, tornar processos complexos mais acessíveis, aumentar a qualidade de atendimento, de tratamentos e diagnósticos. Dessa forma, a qualidade do setor de saúde aumenta muito, visto que diversos problemas são solucionados.

Panorama do mercado de healthtechs no Brasil e no mundo

As healthtechs estão em uma crescente. Segundo o estudo realizado pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, entre 2019 e 2022, o número de empresas desse modelo aumentou 16,11%. Além disso, a Organização Mundial de Saúde divulgou que os gastos desse setor representam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o mundo.

Conforme o relatório “Distrito HealthTech Report 2020”, durante a pandemia de Covid-19, esse setor se tornou protagonista e apresentou um aumento de 118% no número de healthtechs no Brasil.

E isso não foi à toa, essas organizações foram as responsáveis pelo desenvolvimento de diversas soluções inovadoras de assistência à saúde à distância, melhorias na realização de exames e mais. O crescimento desse setor durante esse período impulsionou a Transformação Digital, alterando formas de atendimento, melhorando processos e solucionando problemas que afetam milhares de vidas.

E a tendência é que o progresso do setor seja contínuo, pois segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a utilização da inovação na saúde é inacabável.

Case de Sucesso do CESAR: Salvus + CESAR

A startup Salvus convidou o CESAR para desenvolver uma solução de gestão de consumo de oxigênio seguro para os pacientes. O desafio era elaborar um dispositivo que possuísse a autonomia de um robô, que não dependesse das instalações onde estaria alocado e também fosse de fácil manuseio para a equipe de profissionais da saúde.

Foi assim que surgiu o ATAS O2, um aparelho que utiliza a tecnologia habilitadora da Internet das Coisas. Esse equipamento é responsável por monitorar, em tempo real, o consumo de oxigênio e seu estoque. As informações são enviadas para um sistema, e com isso, a instituição gerencia o processo de abastecimento dos tanques.

Esse é um ótimo exemplo de inovação voltada para o setor da saúde. Foi identificado um problema existente e, com o auxílio de uma tecnologia inovadora, criou-se uma solução que proporcionou melhorias para a área da saúde e transformou o mercado. Para entender mais sobre como aconteceu o processo de criação, abordagem e resultados do ATAS, confira o post completo!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Nós, do CESAR, podemos apoiar as healthtechs em suas jornadas rumo a transformação digital. Entre em contato conosco e fale com um consultor para desenvolver um projeto para a sua empresa de saúde!


healthcare