5 min para ler
CESAR .
2023-06-26T00:00:00
Tecnologia
Conheça os principais desafios da cibersegurança em 2023
O compartilhamento de dados entre pessoas e instituições vem se tornando um assunto muito comentado ultimamente, visto que várias empresas fazem uso dessas informações em suas estratégias de negócios para atrair cada vez mais clientes.
Todo essa distribuição é assegurada pelas tecnologias, que seguem um conjunto de regras para permitir a segurança na integração de dados entre os usuários e os empreendimentos. Desse modo, é possível gerar mais competitividade por meio de mais conhecimento sobre o público.
Entretanto, quando se trata de compartilhamento de dados, o assunto cibersegurança sempre vem à tona, visto que é um dos fatores mais importantes aos olhos das instituições e dos cidadãos. Pensando nisso, separamos alguns tópicos para explicar qual a importância da cibersegurança e seus desafios em 2023. Confira!
Conheça os 5 principais desafios da cibersegurança em 2023!
Por mais que a cibersegurança esteja sempre evoluindo e ganhando novos patamares de proteção, como a criptografia, gerenciamento de dados e autenticação de dois ou mais fatores, ainda é comum existir alguns desafios. Confira as 5 principais dificuldades da cibersegurança:
1. Ataques à IoT
Conforme a IOT (Internet das Coisas) aumenta na rede, mais chances de violações e ataques cibernéticos existem. Além disso, é muito difícil de entender e verificar de onde pode vir uma violação de um dispositivo IoT, principalmente com os problemas que se proliferam como o ransomware, que discorremos no próximo tópico.
2. Ransomware
Um dos principais problemas referentes à cibersegurança é e continuará sendo por muito tempo os ataques de ransomware. Trata-se de um resgate, como é a tradução de ransom.
Essa ameaça se trata de um hacker que acessa o dispositivo e após acessá-lo novamente, será exigido um “resgate” para desbloqueá-lo. Geralmente, esse resgate se trata de dinheiro enviado para os criminosos.
Segundo uma pesquisa do SonicWall Cyber Threat Report, em 2022, aumentou cerca de 98% dos ransomwares em todo o mundo, ameaçando cada vez mais usuários.
3. Ataques aos Blockchains
O blockchain, uma tecnologia vista como a próxima revolução financeira, é um ambiente virtual que vem atraindo cada vez mais a atenção dos cibercriminosos, que visam identificar falhas no sistema, quebrar criptografias e tentar violar as defesas dos Blockchains para fazer transações mal-intencionadas entre as contas.
4. Escassez de talentos
Como houve um aumento grande de cibercriminosos com mais recursos e tecnologias para realizar diversos processos. Nas empresas, a falta de profissionais capacitados para lidar com esse problema também é um alerta, visto que os sistemas podem ficar suscetíveis a possíveis ameaças.
Dessa maneira, as empresas buscam ainda mais por profissionais para lidar com esse problema, seja para a contratação interna ou de empresas capacitadas para lidar com essa escassez de talentos.
E se você deseja que sua equipe se desenvolva e adquira mais conhecimento nessa área, nós temos um programa de Cibersegurança exclusivo para parcerias com empresas que desejam aumentar a sua segurança nas comunicações digitais. Ele é dividido em 3 cursos aprofundados sobre o assunto. Acesse e confira mais a respeito!
5. Falta de investimento
Por último, temos a falta de investimento em políticas de conscientização sobre o que é e como lidar com a cibersegurança. Ou seja, muitas vezes, ocorrem ciberataques por mera falta de conhecimento a respeito do tema.
Assim, investir em capacitações com os funcionários já é o ponto de partida para mais eficácia e diminuiria os índices de comprometimentos de dados e vazamento de informações por meio desses ataques, que muitas vezes vêm disfarçados em e-mails e códigos de verificações disparados para as redes internas das corporações.
Aproveite e confira também: Tecnologias da Indústria 4.0: tudo que você precisa saber sobre cibersegurança!
Qual é a importância da cibersegurança atualmente?
A cibersegurança é o que garante que todos os dados armazenados e mantidos onlines estejam seguros, protegidos de qualquer malware, um software malicioso que visa danificar e roubar informações.
Isto é, devido à cibersegurança que suas informações ficam seguras, desde que onde você armazene seja um site/aplicativo confiável e dentro das configurações necessárias para isso.
Como o CESAR pode evoluir a cibersegurança da sua empresa?
Sabe as empresas que podem te ajudar a proteger sua rede e danos? O CESAR é uma delas! Com a
gente, você terá mais segurança em todos seus setores, seja em programas ou sites. Temos uma equipe totalmente qualificada, com conhecimento e certificações na área.
Portanto, existem sérios desafios a serem enfrentados para lidar com a proteção de dados e os problemas com ciberataques. Entretanto, com funcionários e parceiros que saibam lidar e tenham uma equipe qualificada para lidar com a segurança, esse problema pode ser reduzido.
Dessa maneira, é essencial que as instituições busquem mais melhorias para garantir a segurança de dados internos, permitindo que os usuários tenham mais tranquilidade diante de cadastros que exigem informações pessoais.
Quer entender mais sobre esse tema? Preparamos um material completo sobre a Cybersecurity e Privacidade, com todos os desafios e as oportunidades que encontramos nessa área. Acesse e baixe nosso e-book.