6 min para ler
CESAR .
2023-05-02T00:00:00
Negócios
Como o Technical Due Diligence do CESAR traz segurança para fusão e aquisição de startups
Há mais de duas décadas o CESAR vem formando pessoas, impulsionando organizações e potencializando estratégias digitais. Atuamos em todo o ciclo de inovação, desde pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócios, até o desenvolvimento de soluções robustas e escaláveis.
Nosso jeito de inovar possui 3 pilares fundamentais, que são: Identificar, potencializar e concretizar. São pilares práticos, frutos de uma aplicação intensa, com foco na solução de problemas. E nossa mais recente resolução se chama Technical Due Diligence (TDD) CESAR.
Mas, afinal, o que é uma Technical Due Diligence?
A Technical Due Diligence, ou diligência técnica, é uma ferramenta essencial para a mensuração e controle de potenciais riscos, e permite a possibilidade de identificação de oportunidades quando o assunto é estratégia de fusão e aquisição.
É uma ação fundamental quando queremos uma maior garantia nos processos de intenção de investimentos em negócios de base tecnológica. Quando falamos de empresas ou startups com ativos tecnológicos, precisamos considerar a existência de falhas técnicas ou por exemplo vulnerabilidades ainda não mapeadas.
Esse processo de avaliação técnica nem sempre é um passo simples para investidores e corporações, já que os possíveis problemas de performance, arquitetura, estrutura, dados e segurança da informação, devem ser avaliados de dentro para fora, por uma base de especialistas, que vão gerar visões precisas dos riscos e vantagens existentes em cada uma dessas áreas.
Por meio de uma apresentação técnica e clara, uma diligência técnica concede um uma certa segurança aos investidores, ao nortear o processo decisivo de fechamento de negócio, seja essa decisão positiva ou não, já que realiza um processo integrativo sobre as funcionalidades técnicas, e também acerca do nível de maturidade operacional do negócio.
Como é a Technical Due Diligence (TDD) do CESAR?
Quando pensamos em inovação, entendemos que o risco é um elemento natural por conta do seu caráter disruptivo, porém, isso não quer dizer que devemos deixar de lado uma análise de viabilidade e assertividade na hora de desenvolver um projeto ou concretizar uma transação.
O CESAR atua nas mais diversas áreas da inovação, incluindo estratégias de Open Innovation, por isso, também contamos com o serviço de Diligência Técnica. Nosso objetivo é apoiar investidores e corporações para que escalem, de forma assertiva, os seus investimentos em startups, com a segurança de uma análise precisa e fundamentada do negócio.
A TDD do CESAR é uma avaliação da maturidade tecnológica de startups, em que geramos um diagnóstico robusto, que vai auxiliar investidores ou, corporações na tomada de decisão para sua futura fusão, aquisição ou investimento. Além disso tudo fornecemos um roadmap com recomendações e plano de crescimento.
Essas informações são essenciais para investidores ou empresas entenderem a estrutura da solução e como o capital pode ser investido para o suporte do negócio. Por outro lado, as startups avaliadas podem usar o roadmap como um guia para continuar aprimorando a tecnologia, o negócio e as pessoas.
O seu investimento tecnológico precisa conhecer a Diligência Técnica do CESAR
Realizar as diligências jurídicas e de assessoria, são iniciativas importantes e fundamentais, mas a diligência técnica do negócio pode ser considerada a mais importante de todas, já que esse estudo minucioso vai traduzir toda a parte técnica do seu futuro investimento em um escopo de fácil compreensão. Um diagnóstico técnico ajuda você a entender o funcionamento interno de um negócio, sem precisar ser um especialista em tecnologia.
A TDD do CESAR, atua com uma metodologia proprietária, que reúne os mais capacitados especialistas do mercado que têm mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação, para integrar essa diligência técnica. Nós realizamos um raio-x técnico do seu potencial investimento, mapeamos os pontos primordiais, e fazemos uma definição clara, rápida e objetiva da maturidade desse negócio.
O processo de investir ou realizar um M&A de uma startup, é sempre uma etapa que exige encarar riscos, mas é neste momento que a diligência Técnica do CESAR pode atuar em seu favor, ao minimizar os riscos desse processo, alcançando o entendimento sobre obstáculos técnicos determinantes do fracasso ou o sucesso de qualquer negócio de base tecnológica.
Quais são os pilares da TDD do CESAR?
O diagnóstico rápido e preciso da TDD vem com recomendações-chave para a evolução sustentável da parte tecnológica da solução. O método é focado, nos seguintes pilares:
- Arquitetura;
- Infraestrutura;
- Pessoas;
- Processos;
- Propriedade Intelectual;
- Roadmap;
- Design e UX;
- Dados;
Cada um desses pilares possui uma gama de parâmetros a serem pontuados e estudados. Focamos nossos esforços em entregar o mapeamento mais robusto do mercado para você ter a maior quantidade de respostas, com o menor tempo possível. Conheça um pouco do diferencial CESAR:
Arquitetura
Dentro do processo de arquitetura, nós avaliamos os seguintes atributos:
Padrões de Projeto, Escalabilidade, Disponibilidade, Performance, Integrabilidade, Confiabilidade, Segurança, Manutenção, Linguagem de Programação.
Infraestrutura
Na infraestrutura é necessário avaliar as Tecnologias, Banco de Dados, Ferramentas, Cloud e Segurança.
Pessoas
As pessoas que fazem parte de uma equipe também são pontos avaliativos para o bom desempenho do seu futuro investimento, e nessa etapa nós avaliamos C-Level, a Equipe de Tecnologia e a Equipe de Design e UX.
Processos
O processo é avaliado nos aspectos de Inception, Suporte, DevOps, Desenvolvimento, Recrutamento, Operação, Experimentação e Testes.
Propriedade intelectual
Nessa etapa nós garantimos a avaliação do uso de Ferramentas de Terceiros, como também as Licenças de Uso.
Roadmap
O roadmap é o futuro mapa de melhorias do seu investimento, e nele damos foco em avaliar o crescimento do time, segurança, LGPD, Evolução Arquitetural e Funcionalidade.
Design e UX
Essa dimensão avaliativa realiza pesquisas de Imersão, Validação de produtos, Hand off, Interação e Usabilidade, Padronização de Interface, Acessibilidade
Dados
Aqui averiguamos Big Data, ETL, BI e Governança.
A equipe do CESAR vai estudar, conhecer e avaliar toda a estrutura interna, mapear todas essas informações, identificar gaps estruturais, ou organizacionais, e vai traçar um escopo preciso, que será decisivo na sua decisão de M&A ou investimento.
Análise e Inovação com o CESAR
Nosso centro de inovação já impactou mais de 30 startups no mercado, atuando como ponto decisivo para os seus impulsionamentos por meio da Technical Due Diligence.
“A gente sabia que existiam alguns pontos que precisavam de atenção, mas o diagnóstico trouxe apontamentos e recomendações relevantes, que não tínhamos pensado antes.” – Marcello Fronari, CTO da startup Circular Brain
Há mais de 20 anos focamos nossos esforços em implementar inovações e impulsionar organizações, que estão dispostas a potencializar suas estratégias digitais. E a TDD (Technical Due Diligence) do CESAR vem para minimizar os seus riscos ao realizar investimentos.
Quer conhecer mais sobre a Diligência Técnica do CESAR, para viabilizar seus investimentos tecnológicos? Basta falar com um de nossos consultores, e agendar uma demonstração clicando aqui.