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CESAR .


2023-02-27T23:20:21

Negócios


Bootcamp SBT 2: Geração de intraempreendedores e fortalecimento da Cultura de Inovação

“Uma das lições que mais aprendi no Bootcamp é sonhar o trabalho: sonhar, projetar, trabalhar e ele acontecer. Vou sempre levar essa lição comigo”.  – Walber Guimarães, Analista de Negócios Digitais do SBT e participante do Bootcamp.

A busca pela construção de uma Cultura de Inovação está em todos os setores – dos mais tradicionais aos mais modernos, como a indústria do entretenimento e audiovisual. Afinal, toda organização, independente do seu ramo, é formada por pessoas capazes de não apenas manter as operações a todo vapor, como também promover a inovação e o sucesso do negócio com novas ideias de produtos, serviços ou processos.

Ciente desse cenário e feliz com os resultados da primeira parceria entre as empresas, o SBT buscou novamente o CESAR para desenvolver a segunda edição do Bootcamp SBT. O programa  fomenta a Cultura de Inovação a partir da resolução de desafios reais da organização, engajando seus colaboradores em um processo de inovação e intraempreendedorismo desenvolvido pelo Centro de Inovação.

Ficamos muito satisfeitos com a primeira edição – a jornada não é um clique de um dia para o outro, é uma construção dia após dia. Por isso, continuamos a desenvolver essa cultura. E como percebemos bastante adesão e engajamento, despertamos o interesse e mais uma edição. – Fernando Pensado, Head de Inovação no SBT Lab.

Além de incentivar a cultura e o mindset inovador, o programa visou estimular o compartilhamento de conhecimento para as demais áreas do SBT, fomentando o desenvolvimento de inovadores corporativos, os chamados intraempreendedores, que inovam em suas atuações e processos, e inspiram outros dentro da organização.

“A companhia está em um processo de transformação digital, isso impacta várias frentes. Programas como o Bootcamp SBT fazem as pessoas se sentirem ouvidas e verem que suas ideias podem sair do papel e criar várias mudanças de forma construtiva e sustentável”, explica Fernando.

Desafios reais para dentro e para fora

Na primeira fase do programa, o CESAR e o SBT definiram os desafios a serem propostos aos colaboradores, buscando soluções não apenas externas – visando o mercado e parceiros, como também internas. Assim, a emissora tinha como objetivo receber propostas inovadoras de processos mais efetivos e oportunidades a serem exploradas pensando em espectadores, anunciantes, agentes e seus próprios colaboradores.

“Essa primeira fase na qual ouvimos e entendemos onde estão os desafios é crucial para o sucesso do projeto. Uma vez que a gente parte de desafios bem mapeados e realmente alinhados com a estratégia da organização, as ideias chegam melhores e mais estratégicas. O trabalho em conjunto com o SBT para chegarmos nos desafios foi incrível e responsável pelo sucesso das oportunidades de inovação que foram geradas” – Renata Sellaro, Gerente de Projetos do CESAR.

Fernando conta que o SBT levou uma agenda bastante ampla de desafios para o programa, desenvolvida a partir de uma conversa com a alta liderança, na qual discutiu-se quais eram os pontos importantes e principais diretrizes para atender às demandas reprimidas.

Com os desafios mapeados, o convite ficou por conta de uma personalidade bastante conhecida pelos colaboradores e pelo público:

Chamada à inovação e seleção das melhores ideias

Durante 4  semanas o Bootcamp teve como foco engajar a rede de participantes na oferta de soluções para submeter ao programa.  As propostas selecionadas formaram um portfólio de inovação bastante abrangente, contendo temáticas como Games, Agro, Inteligência Artificial, Machine Learning, Educação, Moda, Dados e Energia Sustentável. O resultado foi muito promissor:

Quando você incentiva, você dá um novo sentido para o colaborador, além da perpetuidade – é um pertencimento, você se sente mais parte da empresa. É muito nobre da parte da organização sentar para ouvir. Isso fomenta o melhor do colaborador, descobre o talento e qualidade que dentro da rotina do trabalho pode passar despercebido, além de ser extremamente benéfico para a empresa. – Walber Guimarães, Analista de Negócios Digitais do SBT.

Uma jornada com a condução técnica do CESAR

Após a seleção das 10 ideias e equipes, os participantes iniciaram sua jornada de conhecimento com o CESAR, sendo apresentados a metodologias conceituadas que unem design, agilidade, negócios, inovação, empreendedorismo e tecnologia, em uma imersão de práticas inovadoras

O programa contou com mentorias, workshops e atividades que envolveram conceitos de design thinking, lean startup, gestão ágil, validação, product lifecycle e pitch, para preparar os participantes para a proposição de soluções mais assertivas para os desafios.

Para Walber, a condução do CESAR foi bastante proveitosa, ele destaca que o centro “tem uma propriedade e experiência muito grande em passar tudo que ensina. A gente testa isso na hora que temos uma dúvida e eles respondem com uma clareza e certeza que passa confiança. Isso nos dá uma segurança de arriscar – é um sentimento de que podemos pular porque  CESAR vai segurar a gente. Podemos ir com a dúvida, mas com a certeza que eles têm a propriedade e experiência de fazer acontecer”.

Esse intervalo de lapidação das ideias até o Demoday – momento em que as equipes apresentam suas propostas para uma banca avaliadora  – é repleto de benefícios:

  • Os colaboradores ganham conhecimentos que levam para a vida toda e podem ser aplicados dentro e fora da organização.
  • As equipes são formadas por pessoas de diferentes áreas – contribuindo para a quebra dos silos e gera maior diversidade e inovação.
  • A autonomia de desenvolver a ideia proposta fomenta mais determinação e sentimento de valorização dos colaboradores.

Participante do Bootcamp SBT 2 realizando o pitch da sua proposta durante o Demoday.

Sobre ter o Centro de Inovação como parceiro técnico, Fernando ressalta: “o CESAR foi fundamental. Sem ele, não teríamos executado o programa com os resultados que alcançamos. Ele tem se provado um parceiro ao longo do tempo com diversas ideias e trocas. A gente vê um framework muito desenhado, que funciona muito bem, uma equipe engajada, atenta e parceira. A gente realmente tem muito orgulho de poder trabalhar com o CESAR .“

Demoday – ideias que ecoam no futuro da organização

Ao final da experiência, as equipes se reuniram para compartilhar com toda a organização – e a banca avaliadora, o resultado das semanas de colaboração e muito trabalho. Os jurados do SBT utilizaram critérios de coerência, ineditismo, inovação, potencial de implementação e escalabilidade para definir os três primeiros lugares.

Mesmo em um ano atípico, essa edição subiu o nível das ideias propostas, elas foram ainda mais robustas, consistentes, e por mais que tenhamos selecionado 3 vencedoras, nossa ideia é trabalhar todas as 10 que foram selecionadas. – Fernando Pensado.

Bootcamp – Cultura de Inovação para potencializar oportunidades

O Bootcamp do CESAR reforça a ideia de que a inovação está na mão de todo mundo e todos podem construir grandes coisas. Os colaboradores conhecem ferramentas que facilitam o seu dia a dia do trabalho, ganham mais autonomia e enxergam, mais claramente, a possibilidade e impacto de terem suas ideias executadas.

“O bootcamp é o programa ideal para as empresas que estão iniciando o seu processo de inovação. Essa iniciativa envolve todos os setores e colaboradores da organização,  reforçando intensamente o sentimento de pertencimento das pessoas. O SBT é um dos maiores  exemplos disso: o sucesso foi tão grande que realizaram o programa pela segunda vez”, conta Haron Molina, Gerente de Negócios do CESAR.

Renata Sellaro e Amanda Lopes, Gerente de Projetos e Designer do CESAR, no estúdio de videocasts do SBT, nascido de uma ideia da primeira edição do Bootcamp.

Além dos ganhos para os colaboradores, a alta direção da emissora coletou insights valiosos e, simultaneamente, reforçou o seu posicionamento como uma organização que valoriza o colaborador e transmite a mensagem de que ele pode, sim, fazer a diferença.

“É um programa que é um must have – principalmente em empresas mais tradicionais e que estão nessa jornada de transformação digital e inovação – distribuir essa cultura e vozes para o grupo todo, eu não vejo nenhum programa mais efetivo que um bootcamp, que consegue mobilizar todo mundo e transformar a companhia de certa forma”. – Fernando Pensado.

Confira no vídeo a seguir a visão do SBT sobre  a importância de fomentar a Cultura de Inovação na organizão e quais foram os principais frutos colhidos com o Bootcamp:

O Bootcamp também pode ser personalizado e adaptado para a realidade e os desafios da sua empresa.  Entenda como cocriar a sua iniciativa em parceria com o CESAR, fale com um consultor.


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