4 min para ler
CESAR .
2022-02-14T00:13:58
Negócios
CESAR e SBT: bootcamp reforça estímulo à inovação
Adotar uma cultura de inovação já deixou de ser alternativa para as empresas e, hoje, é mais que essencial. Nesse contexto, o SBT, a partir de um bootcamp em parceria com o CESAR, abriu as portas da organização para os colaboradores sugerirem e explorarem ideias de projetos alinhados aos principais desafios da empresa.
Por meio de workshops, mentorias técnicas, networking e validação, o bootcamp do SBT Lab buscou desenvolver soluções inovadoras capazes de resolver tanto demandas internas quanto externas da empresa. Durante quatro semanas, colaboradores selecionados participaram de uma jornada de acompanhamento, conteúdos e atividades práticas conduzidas pelo time do CESAR.
A metodologia do CESAR aplicada durante a jornada do bootcamp, iniciou com o mapeamento de oportunidades de inovação dentro do SBT.
“Nosso objetivo foi criar uma cultura de inovação a partir de resolução de problemas reais trabalhados em um programa de inovação e empreendedorismo, inspirado no processo de inovação utilizado pelo CESAR com seus clientes e parceiros. Com temas relacionados à inovação, startups e exploração, o programa tem por objetivo contextualizar os colaboradores do SBT nas práticas inovadoras, aplicando em desafios pré-estabelecidos e reais da organização, para o desenvolvimento dos projetos.”, diz Renata Sellaro, coordenadora no CESAR Labs.
Seleção de projetos
O primeiro passo para realização do bootcamp foi encontrar as possibilidades de inovação no SBT. Para isso, a empresa apontou os principais desafios que precisavam ser superados. O programa foi voltado para os próprios colaboradores da empresa, ou seja, pessoas que lidam diretamente com tais problemas.
O grande objetivo do bootcamp, era que equipe interna do SBT se tornasse apta a resolver não só os desafios identificados, mas a aplicar todas as técnicas e metodologias trabalhadas durante as quatro semanas de evento.
Os desafios foram categorizados em internos e externos. Os primeiros foram associados às dores da organização sob a ótica dos colaboradores — Já os desafios externos se relacionavam a possibilidades de melhorias, como novos modelos de negócios, acompanhamento das tendências de consumo do público alvo ou até mesmo exploração de forças existentes para criar novos produtos e serviços.
Ao todo, o bootcamp SBT Lab recebeu mais de 170 ideias. Após a avaliação de critérios como perfil e disponibilidade, grau de viabilidade, coerência, escalabilidade, ineditismo e inovação, dez projetos que envolveram mais de 50 colaboradores foram selecionados.
“Eu tô aqui há treze anos e esse projeto trouxe uma energia como se fosse o primeiro dia do meu trabalho” – Rebeca Braidotti, Analista de DHO no SBT
O fim do programa foi marcado pelo Demoday, com apresentação dos projetos que foram desenvolvidos no programa. Os muitos desafios vividos pelo SBT e seus colaboradores se refletem na diversidade de ideias apresentadas e selecionadas.
Bootcamp na prática
Durante o Bootcamp, os participantes puderam aprender como design thinking, lean startup, gestão ágil, validação, product lifecycle e pitch podem ser usados na solução de problemas. Ao todo, foram quatro workshops divididos nas temáticas de modelagem de negócios, validação, visão da solução e pitch. Os participantes também contaram com mentorias técnicas semanais realizadas por profissionais do CESAR.
O bootcamp ressaltou o trabalho em equipe, potencializou a cultura de inovação dentro da empresa e proporcionou a transformação de ideias em soluções que atendessem às demandas do SBT.
“Entrar em contato com tantas metodologias para inovação em tão pouco tempo é um baita aquecimento para os tempos atuais. Apesar de ser tão rápido, imagino que todo participante levará esse novo mindset para seu dia a dia. Criar um ambiente em que as ideias possam fluir, sejam estruturadas e implementadas é um sonho”, diz Rodrigo Hornhardt, participante do bootcamp e colaborador do setor de jornalismo do SBT.