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CESAR .


2024-10-08T18:29:32

Negócios


Volkswagen e EyeFlow: Inovação em caminhões para mobilidade inteligente e segurança no trânsito

mobilidade inteligente

A revolução da mobilidade urbana está em pleno curso, marcada pela rápida transição para veículos elétricos e pela introdução de tecnologias autônomas. Este cenário promissor, no entanto, traz consigo desafios complexos, especialmente no que diz respeito à integração harmônica dessas inovações no cenário urbano já existente. 

A necessidade de veículos que não apenas coexistam, mas também se comuniquem efetivamente com o ambiente ao seu redor, nunca foi tão crítica. É neste contexto que se destaca o projeto de pesquisa fomentado pela Embrapii e desenvolvido entre o CESAR, a EyeFlow, startup inovadora focada em soluções de visão computacional, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, líder no segmento de veículos comerciais na América Latina, com um forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. 

Juntos, esses atores buscam enfrentar uma questão fundamental da nova mobilidade: Como as interfaces ubíquas para caminhões autônomos elétricos podem promover uma mobilidade urbana amigável, com mais segurança e eficiência no trânsito?

Interfaces externas inovadoras para cidades mais inteligentes e inclusivas

O principal desafio enfrentado pelo CESAR e seus parceiros era compreender como caminhões elétricos e semi autônomos podem melhorar a comunicação com o entorno, contribuindo para um trânsito mais fluido, seguro e eficiente por meio de interfaces distribuídas (ubíquas).

Este desafio se desdobra em várias questões complexas. Primeiramente, a diversidade de participantes no trânsito urbano – que inclui desde pedestres e ciclistas até motoristas de veículos de passeio e outros veículos pesados – ponto que requer que qualquer solução seja universalmente compreensível, acessível e inclusiva. 

Adicionalmente, a velocidade rápida das mudanças tecnológicas no setor automotivo significa que quaisquer interfaces desenvolvidas precisam não apenas atender às necessidades atuais mas também ser adaptáveis a futuras inovações em mobilidade.

Além disso, a implementação de tecnologias de comunicação veicular, como V2V e V2X (vehicle to vehicle e vehicle to everything), embora promissoras, apresenta desafios técnicos significativos, incluindo a necessidade de interoperabilidade entre diferentes marcas e modelos de veículos, bem como entre os veículos e a infraestrutura urbana existente.

Outro aspecto desafiador é garantir que as soluções desenvolvidas não aumentem a carga cognitiva dos usuários do trânsito, mas que, pelo contrário, facilitem intuitivamente a interpretação e a previsão das ações dos veículos, melhorando a segurança e reduzindo os riscos de acidentes.

Pesquisa como ponto de partida da inovação tecnológica e da mobilidade urbana do futuro

Em sua fase inicial, o projeto se concentra na etapa de pesquisa do ciclo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), navegando pelo “P” com um nível inicial de Maturidade Tecnológica (TRL). Esta fase é crucial, pois estabelece as bases para futuras etapas de desenvolvimento e implementação. 

Até o momento, o projeto já navegou pelas seguintes etapas:

  1. Benchmarking e pesquisa do estado da arte: os pesquisadores empreenderam uma extensa revisão do que já existe em termos de interfaces externas em veículos, não limitando seu escopo apenas a caminhões. Isso permitiu uma compreensão maior das tecnologias atuais e das lacunas que poderiam ser preenchidas por inovações futuras.

  2. Coleta de percepções: Para entender melhor como os veículos, especialmente os caminhões, são percebidos no contexto do trânsito urbano, houve uma coleta sobre as dores, receios e perspectivas dos usuários da via, incluindo pedestres, ciclistas e motoristas.

  3. Criação de cenários: A partir dos dados coletados, a pesquisa partiu para a criação de cenários detalhados, visualizando como os caminhões poderiam interagir de maneira mais amigável e segura com o ambiente ao seu redor. Esses cenários ajudam a ilustrar possíveis aplicações e servem como um guia para a fase de prototipagem conceitual.

  4. Prototipagem conceitual: Com os cenários como base, a equipe passou a desenvolver protótipos conceituais das interfaces. Essa etapa, ainda teórica, foca em modelar como as soluções propostas poderiam funcionar na prática, preparando o terreno para futuras fases de desenvolvimento técnico.

  5. Validação conceitual com especialistas: Esses protótipos conceituais e cenários são então apresentados a especialistas no campo para avaliação e feedback. Esse processo de validação busca assegurar que as soluções propostas estejam alinhadas com as necessidades reais e possam efetivamente contribuir para uma mobilidade urbana.

Além da pesquisa, o CESAR utilizou Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio na ideação e na interpretação dos dados, marcando uma abordagem inovadora que potencializa a eficácia do projeto.

Atualmente, o projeto se encontra em um estágio de avaliação, com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EyeFlow examinando sua viabilidade para avançar para uma fase de pesquisa mais aprofundada. Neste momento, estamos operando no nível de Maturidade Tecnológica 4 (TRL 4), com o objetivo de progredir para o TRL 6. Este avanço marcará a transição do projeto para a fase de desenvolvimento, permitindo-nos implementar os conceitos em um ambiente digital e experimentar com protótipos de alta fidelidade. 

A intenção é simular as interfaces externas propostas em condições que mimetizam a realidade, facilitando uma avaliação detalhada de sua funcionalidade, usabilidade e impacto na segurança e comunicação no trânsito urbano. Essa etapa é fundamental para assegurar que as soluções inovadoras propostas atendam efetivamente às necessidades e desafios identificados durante a fase de pesquisa e sejam, de fato, implementáveis no mundo externo.

Programas como o MOVER são voltados para incentivar a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no setor automotivo, fomentando soluções que apoiam a mobilidade mais inteligente e eficiente. Para saber mais sobre esse programa, suas oportunidades e incentivos, baixe nosso ebook.

Avançando juntos rumo à inovação em Mobilidade Urbana

A colaboração bem-sucedida entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a startup EyeFlow e o CESAR, como centro de inovação, contando como financiamento da Embrapii, demonstra o potencial de parcerias estratégicas para o avanço tecnológico e a sustentabilidade no ecossistema de mobilidade urbana. 

Este case reafirma a posição do CESAR como um catalisador de inovações no setor de tecnologia e design, com uma longa trajetória em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) focada em soluções tecnológicas avançadas. 

O CESAR é um mega parceiro quando falamos em design de serviços, tecnologia e experiência. Vimos que o Centro contribui muito, e além desse projeto, estamos escrevendo juntos cerca de 3 novos que, sendo aprovados, representam mais de 100 milhões de investimento. Isso mostra o tamanho da confiança e o conforto que temos em trabalhar com o CESAR. – Valter Ferreira, Estratégia Corporativa e Inovação na Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Especializado em transformar desafios complexos em oportunidades de inovação, e credenciado por fontes de fomento como Embrapii e o MOVER, o CESAR opera no epicentro do desenvolvimento de soluções para mobilidade inteligente, promovendo a integração entre tecnologia, pessoas, veículos e o ambiente urbano. 

Se a sua empresa está em busca de se conectar a um parceiro para elevar seus projetos de mobilidade com soluções inovadoras end-to-end, apoiadas por fontes de fomento, conte com o CESAR. Juntos, podemos moldar o futuro da mobilidade urbana. Entre em contato com um consultor e descubra como podemos transformar o amanhã, hoje.


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