6 min para ler
CESAR .
2024-08-29T17:56:16
Negócios
Turistech Bebook: otimizando o gerenciamento de receitas hoteleiras com Venture Building e Inteligência Artificial
A Bebook, turistech nordestina que oferece um revolucionário software para precificação dinâmica para hotéis, é uma das startups aceleradas pelo CESAR por meio de Venture Building. A solução é habilitada por inteligência artificial e integra diversos sistemas para extração, tratamento e processamento de dados, entregando soluções de gestão de receitas conhecidas como RM (Revenue Management) as a Service.
O software da Bebook é um assistente especialista, capaz de analisar e processar os dados de um hotel e do mercado, e aplicar revenue strategy para a precificação dinâmica ideal. Assim, a solução automatiza e otimiza a receita do negócio, democratizando o acesso de qualidade a essas ferramentas que ajudam o pequeno e médio empreendedor.
Parceria estratégica de aceleração tecnológica
A parceria teve início no WebSummit 2023 por meio de uma conexão com a LH Ventures (LHV), fundo de investimento focado em startups do Nordeste. No evento, o CESAR conheceu a Bebook, investida da LHV e candidata ideal para nossa frente de Venture Building dada a sua inovação tecnológica voltada para a hotelaria.
A necessidade da Bebook de amadurecer sua tecnologia em IA, tanto preditiva quanto generativa, alinhava-se perfeitamente com a capacidade do CESAR de fornecer recursos tecnológicos e científicos avançados, nascendo, assim, um projeto exclusivo de IA para Turistech de RM.
A atuação do CESAR como aceleradora se dá desde a sua fundação, acumulando 28 anos de experiência em inovação e contribuindo para a história de diversas startups. Com uma abordagem integrada de venture building, aceleração, coinvestimento e cocriação, oferecemos serviços personalizados que transformam soluções baseadas em tecnologia das startups, em negócios escaláveis e sustentáveis. Nossa expertise abrange a articulação de incentivos à inovação, investimento e a conexão com uma ampla rede de investidores e corporações parceiras.
Colaboração técnica: potencializando a IA da Bebook
A parceria com a Bebook envolveu o fornecimento de uma equipe robusta, incluindo cientistas de dados e engenheiros de software, complementada por quatro pesquisadores da academia, incluindo um PhD, todos colaborando para avançar a solução de IA da startup. O apoio não se limitou apenas à mão de obra qualificada, mas estendeu-se à pesquisa aplicada devido à conexão do CESAR com universidades.
O projeto beneficiou-se imensamente da profundidade científica, superando as expectativas iniciais. A IA desenvolvida foi avaliada com sucesso como uma das melhores do mercado latino-americano em seu nicho, oferecendo uma solução avançada e competitiva para gestão de receitas em hotelaria.
O projeto com o CESAR superou e muito minhas expectativas. Equipe extremamente profissional e qualificada desde o início, é um projeto grande com recurso financeiro dedicado que gera ansiedade para as entregas, mas ao final, as macro entregas começam a apresentar os resultados, é além da curva do que a proposta inicial prometia entregar. É um relacionamento extremamente profissional, qualificado e recíproco. Eu acredito que faz muito sentido essa proposta de valor que o Centro entrega para novas startups que estão inovando e buscando seu lugar no mercado.
– Chris Penna, CEO e Founder da Bebook
Superando barreiras: Os desafios técnicos e organizacionais da Bebook
Embora frutífera, a colaboração entre CESAR e Bebook enfrentou alguns desafios complexos, exigindo uma abordagem de design thinking para testar hipóteses e encontrar soluções viáveis.
O projeto exigiu uma pesquisa aprofundada em áreas como ciências de dados, engenharia de software e estratégias de RM, garantindo que a solução desenvolvida atendesse a padrões acadêmicos rigorosos. Além disso, desenvolver uma solução tecnológica que traduzisse as especificidades do mercado hoteleiro em funcionalidades de IA foi outro grande desafio, exigindo um entendimento detalhado do setor.
Para isso, fizemos uma etapa de entendimento do negócio que durou cerca de 3 meses e envolveu imersão, mapeamento de informações relevantes e integração de dados do negócio – onde entendemos onde estão, como capturar e como organizar as informações que impactam na definição de preço de estadias.
Por fim, além de pensar em soluções para os desafios técnicos e setoriais, a integração de processos administrativos adaptados e práticas de governança eficazes foi vital para a operação eficiente da startup.
Esses desafios foram fundamentais não só para o amadurecimento da Bebook, mas também para demonstrar a eficácia do CESAR como um parceiro estratégico capaz de transformar startups em líderes de mercado através da inovação e colaboração.
Ao conhecer o trabalho e o profundo conhecimento das pessoas envolvidas na Bebook no setor de hotelaria, enxergamos uma ótima oportunidade de aplicar toda a competência de P&D do CESAR para fazer pesquisa realmente aplicada, desenvolver algo extremamente inovador para os seus clientes e assim trazer competitividade a nível global para as soluções da Bebook. – Átila Bittencourt, head de novos negócios do CESAR
Planos e expectativas para a o futuro da parceria CESAR-Bebook
Em maio de 2024, a Bebook recebeu um aporte de R$ 1 milhão da gestora Bertha Capital. O capital será direcionado para a potencialização da inteligência artificial utilizada para a recomendação de tarifas e o aumento de ações de marketing para atrair mais clientes.
Atualmente, o projeto inicial de um ano está sendo renovado para continuar trazendo vantagens competitivas para a Bebook no cenário nacional e global. O CESAR mantém um alto grau de engajamento e produtividade, planejando a próxima fase do projeto para fortalecer ainda mais esta parceria frutífera.
O projeto está na sua fase final da produtização do que foi desenvolvido com testes extremamente animadores – resultados de 10% acima de todos os métodos tradicionais de RM, utilizando aplicações comuns de referência no mercado. O lançamento será em setembro de 2024 e, neste período de último trimestre, vamos perceber o impacto, o entendimento e acolhimento do setor, mas desde já estamos muito otimistas de que esse projeto será muito bem aceito pelo mercado em geral. – Christiano Penna, CEO e Founder da Bebook
Se a sua startup está em busca de uma Venture Builder com expertise em tecnologia e escalabilidade, ampla rede de
investimentos estratégicos e conexões com outras startups, empresas e grandes centros de pesquisa, entre em contato com o CESAR.
Nossa experiência e infraestrutura permitem uma aceleração significativa no desenvolvimento de tecnologias complexas e redução de riscos. Para isso, cadastre-se no DATES, nossa solução de matchmaking ágil e precisa que conecta startups promissoras às melhores oportunidades de negócios. Clique para se cadastrar.