4 min para ler
CESAR .
2023-10-26T20:02:33
Tecnologia
Transformando a saúde no Brasil: A revolução da oxigenoterapia com o Salvus ATAS O2
Importante inovação na área de saúde, centrada na medição precisa e monitoramento do consumo de oxigênio medicinal, o Salvus ATAS O2 é capaz de garantir benefícios clínicos, financeiros e logísticos para todos os atores envolvidos na oxigenoterapia: estabelecimento, profissional, paciente e familiares. O produto foi desenvolvido em conjunto pela empresa Salvus e pelo CESAR, no âmbito da linha de fomento Piloto IoT (Internet das Coisas), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O projeto contou ainda com financiamento da Embrapii e do Sebrae, apoio técnico e econômico da WND | Sigfox Brasil e do NUTES (Núcleo de Telessaúde da UFPE) e suporte de diversas instituições e centenas de pessoas comprometidas com a inovação e transformação da saúde no Brasil.
Inicialmente, a Salvus desenvolveu um protótipo da solução de monitoramento remoto online do oxigênio medicinal, capaz de registrar e exibir o uso do gás em tempo real, batizada de ATAS O2. Posteriormente, em parceria com o CESAR, evoluiu o nível de maturidade da solução, passando por diversas fases até a disponibilização ao mercado. O produto tem um sensor de fluxo avançado para monitorar o fluxo de oxigênio de forma precisa e contínua. A bateria de longa duração e conectividade própria por meio de tecnologias LP Wan, como Sigfox e CATM, garantem operação constante e confiável.
Além disso, a solução inclui uma plataforma inteligente para monitoramento em tempo real do paciente, permitindo um acompanhamento imediato capaz de minimizar impactos clínicos e agilizar os processos de cuidado. O ATAS O2 rastreia a necessidade de recarga, eliminando a dependência da equipe e melhorando a eficiência operacional.
O Contexto Desafiador das Doenças Respiratórias Crônicas
As Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) representam 8% da taxa de mortalidade global, sendo a terceira causa de morte no mundo no conjunto de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). No Brasil, só considerando a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma das DRCs mais comuns, foram registrados 31.291 óbitos em 2020, segundo o DataSUS, com custo estimado em R$ 1,5 bilhão por ano ao sistema de saúde pública. O cenário foi severamente agravado pela crise de Covid-19, especialmente considerando as cerca de 86 milhões de pessoas do grupo de risco.
As diretrizes para administração da oxigenoterapia apontam para a personalização do tratamento. A triagem, planejamento e execução dos processos levam em conta cada vez mais o contexto do paciente – não apenas patológico, mas também à forma como o oxigênio é administrado, o tipo de interface, e também à rotina do paciente.
O uso da solução ATAS O2 para monitoramento remoto da oxigenoterapia, em pesquisa realizada em um hospital público, resultou em economias significativas e melhorias na prática clínica. A solução permitiu otimizar o uso do oxigênio de forma individualizada, minimizando complicações, reduzindo custos de internamento e acelerando o processo de desmame.
O apoio e as conquistas do projeto
A colaboração com o BNDES permitiu avanços notáveis no projeto, incluindo a realização de pilotos em serviços ambulatoriais e pré-hospitalares, bem como parcerias internacionais, como a conquista do prêmio internacional e uma colaboração com a agência canadense MITACS.
O BNDES identificou a saúde como uma das principais áreas de investimento para o avanço da IoT no Brasil, junto com manufatura, agricultura e cidades inteligentes. Os objetivos estratégicos incluem tratamento de doenças crônicas, promoção da saúde, eficiência na gestão e estímulo à inovação.
O projeto inovador do consórcio CESAR e Salvus marca um avanço significativo na gestão do oxigênio medicinal no Brasil, tanto em hospitais quanto no ambiente domiciliar. Apesar dos desafios, especialmente relacionados à necessidade de políticas públicas diversificadas, é possível implementar inovações IoT em estabelecimentos de saúde, especialmente em hospitais privados. O ATAS 02 sinaliza um futuro promissor onde a tecnologia e a eficiência se combinam para benefício coletivo.