logo
EN
HomePortfólioCasesNegócios

7 min para ler


CESAR .


2023-03-23T23:19:58

Negócios


TALLOS: Impulsionando e escalando startups com tecnologia de ponta

O fato do CESAR ter acreditado em nós desde o início, construiu na gente um compromisso com o sucesso da TALLOS – Arthur Frota, CEO da TALLOS.

Com a contínua transformação digital no mercado, as empresas precisam de soluções inteligentes e modernas para otimizar os seus processos e serviços. Entre as diversas mudanças trazidas pela digitalização, surgiu a estratégia omnichannel, na qual as organizações ampliam seus canais de contato para uma melhor comunicação com o cliente.

Seguindo essa tendência e observando a necessidade do mercado, nasceu a TALLOSem 2017, com o objetivo de aproximar os negócios do mundo digital e ajudá-los a dar conta da demanda e organizar o seu atendimento.

A solução oferece a integração de vários canais sociais de comunicação em uma única plataforma, que é low code, composta por uma IA de rápida e fácil aprendizagem, capaz de entender a satisfação do cliente em tempo real e concretizar todo o processo conversacional.

Hoje a TALLOS é uma das maiores desenvolvedoras de soluções conversacionais do Brasil e a sua jornada de grande sucesso foi potencializada pelo CESAR através da estratégia de Venture Building.

A entrada no Ecossistema do Porto Digital

Fundada no ano de 2017 em Maracanaú, Ceará, a startup encontrou um cenário desafiador para o seu crescimento devido ao pouco acesso a investidores, outras startups e fomento. Assim, em 2019, ampliaram seus horizontes em busca de mais oportunidades de investimentos, mirando no ecossistema do Porto Digital (Pernambuco), o maior Hub de inovação do Nordeste, do qual o CESAR faz parte.

Já começamos sendo a maior startup de Maracanaú, porque não há startups em Maracanaú. Nosso objetivo era criar Inovação independente da condição social – inovamos em uma região industrial – em um cenário totalmente adverso, a pandemia – Arthur Frota.

Como o CESAR potencializa e escala startups?

Um dos braços de inovação do CESAR identifica modelos de negócios escaláveis e impulsiona startups por meio do Corporate Venture Building. Para essa estratégia, nossa atuação é diferenciada: investimos na modalidade de recursos econômicos, dedicando e disponibilizando à empresa o tempo, a infraestrutura, a mão de obra e a expertise necessários.

Além dessa atuação, o CESAR também conta com parcerias com investidores, assim, fazemos uma ponte para a obtenção de aporte financeiro/investimento de capital para concretizar, mais ainda, ao impulsionamento das startups.

O processo tradicionalmente se desdobra da seguinte maneira: o CESAR abre uma chamada ou participa de eventos de avaliação de planos de negócios. Ao selecionarmos as startups, realizamos um planejamento e diagnóstico, buscando identificar os desafios enfrentados, olhando para as possíveis lacunas em tecnologia, conhecimento de negócios, definição de metas e principais indicadores.

Ao identificarmos um problema, trazemos pessoas de casa, como consultores técnicos, especialistas em negócios e tecnologia para apoiar e solucionar gargalos. Também chamamos pessoas de fora para serem mentores, como profissionais que atuam na área e empreendedores mais consolidados, que vão auxiliar na compreensão e resolução dos desafios estratégicos.

No case da TALLOS, alguns dos gargalos e necessidades identificados foram:

  • Entrada e apoio no setup do ambiente TALLOS na Amazon Web Services (AWS);
  • Compreensão sobre custo do cliente, precificação e esforço de vendas;
  • Assessoria de tecnologia e negócios;

Assim, iniciou-se o macrociclo, período que tem como objetivo evoluir a startup, aumentar seu valor e possibilitar sua acquisition. O principal resultado desse momento inicial do impulsionamento é o preparo da empresa para entrar no mercado.

Durante o período, a maior parte do time TALLOS permaneceu no Ceará sendo apoiado remotamente pelo CESAR, enquanto os fundadores fizeram visitas estratégicas a Recife,  buscando maior visibilidade, aprendizado e conexões.

O valor do capital intelectual

Ao longo da jornada, o CESAR realizou workshops e treinamentos que navegaram por todo o processo de negócio da TALLOS, apoiando na definição de estratégias importantes, modelagem do processo comercial, de pré-venda, análise de custos, valuation e venture capital. Além dos conteúdos ensinados, um grande destaque desse momento é a facilitação de networking por meio da conexão com outras empresas – clientes, que estavam na rede do CESAR.

Além disso, havia desafios técnicos que o time de desenvolvimento da TALLOS, à época formado por programadores iniciantes, precisava de orientação para solucionar, assim, a startup também contou com mentorias técnicas para a construção da solução, principalmente voltadas à migração da plataforma para a Cloud Amazon (AWS).

Esse apoio técnico foi chave para que a startup pudesse modelar a sua arquitetura e infraestrutura tecnológica de forma mais eficiente, visto que puderam contar com a expertise do CESAR para uma tomada de decisão mais assertiva e menos custosa.

A parceria com o CESAR foi muito estratégica. Sem o investimento nós não estaríamos contando essa história. A conexão com o ecossistema nos ajudou a enxergar um mundo de possibilidades, tanto a nível de tecnologias, quanto a nível de inovação, o que estava sendo feito e construído. Isso foi inspirador para a gente. Contar com o CESAR nos ajudou a enxergar que poderíamos construir algo grande, e essa união faria muito sentido para criarmos a maior empresa de conversation do país. – Arthur Frota.

Uma jornada marcada por grandes conquistas

Após o período em que foi impulsionada pelo CESAR, a TALLOS trilhou um caminho de grandes feitos. A startup fechou o ano de 2019 fazendo mais com menos, devido a ter alcançado a eficiência operacional e eficiência de custos, o que culminou num saldo positivo – a TALLOS utilizou apenas metade do valor do capital de giro durante a fase de investimentos.

Arthur Frota, CEO da TALLOS.

Uma vez impulsionada pelo maior Hub de inovação do Nordeste, a TALLOS também alcançou o feito com o maior hub da América Latina. Após ser selecionada pelo CUBO, do Itaú. Já em 2022, a startup passou a integrar o Scale-Up Endeavor, programa de aceleração das scale-ups com maior potencial de crescimento do Brasil.

E o sucesso foi além: visando alcançar o topo do mercado de conversation do Brasil – e, naturalmente, internacionalizar sua operação, a TALLOS foi comprada pela RD Station – empresa da  TOTVS, uma das maiores plataformas digitais do mundo. O exit da startup marca um número surpreendente: apenas 3 anos para ser adquirida e o contrato ainda prevê o pagamento de preço de compra complementar com base em um novo valuation futuro.

Hoje, a TALLOS se encontra ao lado da maior scaled up e da maior empresa de tecnologia da América Latina, pronta para fazer mais história. Artur destaca, ainda, que os fundadores da startup mantêm sua autonomia dentro da RD, e que a aquisição se deu em um modelo em que a compradora vai acelerar e crescer o negócio junto à TALLOS.

Mais do que o exit, me orgulho das pessoas que a gente impacta no dia a dia. São pessoas que se beneficiam com a nossa inovação para crescer, lucrar e se desenvolver. A melhor parte do empreendedorismo é impactar positivamente a sociedade. Hoje a TALLOS inspira outros negócios. – Arthur Frota.

O CESAR,  possui um braço de experimentação e empreendedorismo que estimula a criação de novos negócios com tecnologia de ponta, além de potencializar startups que necessitem evoluir aspectos de seu modelo de negócios. Se você é empreendedor e deseja ver sua startup ser impulsionada pelo CESAR, clique aqui para conhecer nossas atuações para novos negócios. 


corporate venture buildinginovação aberta