4 min para ler
CESAR .
2022-03-08T00:00:00
Educação
BRF participa do CESAR Summer Job com desafio proposto pelo Hub de inovação da empresa
Programa do CESAR completa dez anos com o objetivo contribuir para que empresas parceiras busquem a solução para desafios de negócios através da inovação
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, participou pela primeira vez do Summer Job, programa criado pelo CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações, com objetivo de oferecer experiência prática a alunos de graduação, identificando talentos e proporcionando a eles o ambiente de experimentação rápida para empresas patrocinadoras. O desafio proposto pelo time do BrfHub, canal de conexão da Companhia com o ecossistema de inovação aberta do Brasil e do mundo, foi construir um modelo de sistematização, estruturação e automação de dados corporativos para facilitar a geração de insights durante o processo de criação de conceito de novos produtos.
“Participar do desafio CESAR Summer Job é uma oportunidade de estreitar relacionamento com um dos maiores hubs de inovação do país, além de ampliar o contato com estudantes e universidades. Uma das premissas do BrfHub é o de descobrir novos agentes de transformação para contribuir com os desafios da empresa, fomentando pesquisas e buscando novos conceitos que possam atender as demandas de transformação da indústria de alimentação nos próximos anos”, explica Demetrio Teodorov, gerente executivo de Inovação e Novos Negócios da BRF.
Realizado de forma 100% remota, cinco estudantes, dos 25 selecionados, atuaram no projeto específico da BRF: Antônio Fernando, aluno de engenharia de software da Universidade Federal do Ceará; Bernardo Hoffmann, da engenharia de computação no ITA; Lucas Fernandes, de ciência da computação na CESAR School; Thamíres Donato, da administração pública na FGV; e Marina Martins do curso de design da Universidade Federal de Campina Grande. Eles trabalharam junto a um time de mentores formado por profissionais do CESAR e, ao final, foi entregue um protótipo de produto mínimo viável (MVP) com base no conceito desenvolvido durante o programa.
Completando dez anos, o CESAR Summer Job auxilia empresas e patrocinadores a resolverem desafios em seus negócios. O programa conta com estudantes que fazem avaliações, criam hipóteses e testes, até efetivamente trazerem uma sugestão inovadora para solucionar a questão. Ao todo, foram mais de mil inscritos de universidades do Brasil inteiro, que passaram por etapas como o envio de um vídeo contando o motivo pelo qual deveriam participar do programa, além da resolução de um desafio criado em uma plataforma de inovação e empreendedorismo.
Ao longo dessa década em ação, o projeto já contou com mais de 500 estudantes, incluindo participantes de todos os estados brasileiros e de oito países, além de 50 empresas patrocinadoras. “O programa é uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem competências importantes e ganharem experiência no mercado de trabalho. Eles são envolvidos em projetos com dificuldades reais e poucos momentos são tão oportunos para o estudante aprender quanto neste tipo de situação”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR. “Para as empresas também é algo muito positivo: eles contam com resultados rápidos e, através da integração de equipes do CESAR e das companhias, é possível estimular um pensamento diferenciado na resolução do problema”, comenta.
Ponte de inovação
O BRF Hub é uma iniciativa de Open Innovation da BRF, criado em 2019 para fomentar conexão com ecossistemas de startups, captação de inovações tecnológicas de base científica em parceria com universidades e instituições de ensino. Desde o lançamento, o BrfHub já engajou mais de 30 instituições de ensino superior e teve 280 diferentes tecnologias estudadas. Dentre as prioridades até 2023, a BRF quer estreitar ainda mais os laços com startups e ampliar em 10% a receita oriunda de inovações no mercado doméstico.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.