logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosDesign

5 min para ler


CESAR .


2024-11-13T17:36:25

Design


REC’n’Play: insights da nossa programação no festival de inovação e tecnologia

Com mais de 40 atividades, entre paineis, debates e oficinas, o CESAR marcou presença em mais uma edição de sucesso do REC’n’Play. Ao longo do calendário intenso do festival – que já é um dos maiores de inovação no Brasil – levamos colaboradores, parceiros e estudantes para compartilhar conhecimentos com o público, além de trocar insights valiosos com especialistas em diversas áreas da tecnologia. 

Se você perdeu uma parte da nossa programação ou gostaria de relembrar alguns dos conteúdos compartilhados, resumimos os destaques de cada dia. Falamos sobre cibersegurança, carreiras do futuro, inclusão, sustentabilidade, inteligência artificial, diversidade, big techs, design-driven, educação e liderança. Também assumimos a curadoria da Arena de Robôs, envolvemos startups parceiras nas dinâmicas da Arena de Negócios e participamos da Arena IA. 

Apresentamos o Braço Robótico desenvolvido em Manaus (AM), que automatiza a interação com multimídias veiculares para fins de teste, e o Batom Inteligente, realizado em parceria com o Grupo Boticário para inclusão de pessoas com deficiência motora e visual. Protótipos dos dois projetos puderam ser conhecidos de perto durante o evento, com explicações de desenvolvedores representantes das iniciativas. 

Entre os pontos altos desta edição, está a concessão do primeiro título de Doutor Honoris Causa em Engenharia de Software pela CESAR School. O reconhecimento foi concedido a André Fatala, CTO da Magalu, com presença da empresária Luiza Helena Trajano e do CEO Fred Trajano. Além da solenidade, aprofundamos debates e levamos para vários espaços do REC’n’Play painéis sobre temas direcionados ao futuro da inovação.

Confira mais detalhes da programação que preparamos para o REC’n’Play

Confira alguns dos insights despertados nos painéis e debates realizados nos quatro dias de festival:

> A Inteligência Artificial pode contribuir para um mundo mais sustentável

A inteligência artificial tem emergido como potencial aliada para um futuro sustentável e pode ser utilizada desde a melhoria da eficiência energética até a redução da emissão de gases poluentes, por exemplo. Entre as estratégias debatidas no decorrer do painel “AI for Good: Inteligência Artificial para um mundo sustentável”, reforçamos a importância de envolver especialistas em tecnologia nos processos de desenvolvimento, porque eles podem atuar na busca por estratégias que possam automatizar processos e tornar os resultados mais ágeis. 

> Lideranças estratégicas inspiram pessoas e transformam organizações

Inspirar liderados, inovar na forma de conduzir times e transformar trajetórias profissionais são três ações que diferenciam uma liderança estratégica daquela conduzida sem planejamento. Durante o debate “Liderança estratégica: como inspirar, inovar e transformar organizações”, o papel dos líderes foi definido como elemento central para um maior equilíbrio entre a coordenação das tarefas administrativas ou burocráticas – aquelas que fazem as demandas fluírem – e o acompanhamento aproximado das expectativas de cada colaborador para que haja um engajamento crescente. 

> A cultura design-driven ajuda empresas na resolução de problemas complexos

Qual é o impacto da cultura e das práticas de design nas grandes organizações? A resposta foi discutida no painel “Design-driven: o impacto da cultura e das práticas de design em grandes organizações”. Ao longo do encontro, os participantes concluíram que o design tem papel estratégico nas empresas, com potencial para orientar decisões e resolver desafios complexos. Na essência, afinal, o processo principal desse campo é a resolução de problemas diversos a partir de elementos visuais. 

> A segurança cibernética global requer cada vez mais atenção

Com foco na temática da cibersegurança, o painel reforçou a importância de formar profissionais especializados na área para criar uma rede colaborativa no combate ao cibercrime. Integrantes do Centro Integrado de Segurança e Sistemas Avançados (CISSA) destacaram a necessidade de interação entre inteligência artificial (IA) e computação quântica em setores estratégicos, como financeiro, saúde e direito. Na criação de um ecossistema de inovação seguro, a colaboração com instituições de pesquisa, startups e empresas aponta para soluções eficazes e práticas. Nesse contexto, a inclusão dos usuários menos familiarizados com o digital também fortalece o combate a fraudes e golpes.

> Para uma inovação de ponta a ponta eficiente, as necessidades do cliente precisam ser o foco da empresa 

Com a inovação de ponta-a-ponta como ponto de partida, líderes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal discutiram caminhos em direção a uma transformação digital consistente. Os especialistas apontaram a abordagem holística, com envolvimento de setores diversos e complementares, como passo  fundamental para alcançar resultados duradouros. Dos elementos envolvidos no processo, as necessidades do cliente devem estar entre os principais focos da empresa. 

> Profissionais do futuro precisam buscar aprendizado contínuo

O painel “Profissionais do futuro: como as tendências tecnológicas estão moldando o mercado de trabalho” despertou debates em torno das habilidades exigidas pelas novas oportunidades de inovação e quais impactos a tecnologia pode trazer para esse processo de mudança. Aos que buscam se preparar para a transformação tecnológica – e carreiras que talvez ainda nem existam – é estratégico se aproximar de áreas inovadoras e estar em aprendizado contínuo.

 

Para conferir outros destaques do que os especialistas do CESAR e convidados compartilharam durante o REC’n’Play, confira nossas redes sociais. Preparamos uma cobertura completa dos quatro dias de programação e você pode acessar no Instagram e LinkedIn.


eventoinovaçãoInsightsrecnplaytecnologia