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CESAR .
2024-12-02T16:00:13
Educação
Programa FAST: Educação tecnológica e inclusão apoiada por parcerias público-privadas
O FAST, Formação Acelerada em Soluções de Techdesign, é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela CESAR School em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Softex, que busca promover a inclusão e diversidade no ecossistema tecnológico ao formar pessoas em habilidades e competências digitais.
Esse projeto é uma formação tecnológica gratuita que busca promover inclusão de grupos minoritários e conta com uma proposta de ensino que alinha trilhas educacionais com as demandas do mercado, atendendo, assim, necessidades de perfis tradicionalmente sub-representados e contemplados no setor tecnológico.
O FAST visa descentralizar oportunidades e impactar positivamente uma vasta gama de participantes, incluindo pessoas pretas, mulheres, pessoas trans e não binárias, com diferentes perfis socioeconômicos. O programa busca candidatos de todo o país, interessados em transformar suas realidades e carreiras por meio da educação tecnológica.
Gratuidade e suporte institucional: Pilares do sucesso do FAST
O programa FAST se destaca não apenas por seu compromisso em promover a inclusão e a diversidade no ecossistema tecnológico, mas também por ser uma formação gratuita. O Projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, e também conta com apoio estratégico da Softex.
A importância do papel dessas organizações transcende o aspecto financeiro; elas são colaboradoras ativas no acompanhamento do projeto, garantindo que o FAST não só atenda às demandas do mercado de tecnologia, mas também promova a equidade no acesso à educação de qualidade.
O fomento financeiro e o suporte institucional permitem ao FAST oferecer uma formação tecnológica de ponta sem custo para os participantes, removendo barreiras econômicas que muitas vezes impedem indivíduos talentosos, com poucas oportunidades, de avançar em carreiras tecnológicas.
Diferentes jornadas rumo ao mesmo destino: sucesso profissional
Existem duas trilhas dentro do programa: o FAST Transição, para aqueles que desejam mudar de carreira, e o FAST Aceleração, voltado para profissionais que buscam acelerar suas carreiras profissionais. As duas jornadas formativas são desenhadas para fornecer conhecimento prático e teórico, com ênfase no desenvolvimento de habilidades demandadas pelo mercado.
Cada programa disciplinar possui sua carga horária, cronograma e ementa, considerando que uma turma é voltada para quem já possui conhecimento na área, e outra para quem está partindo do início. Contudo, tanto o FAST Aceleração, quanto o Transição, são um convite ao aprendizado, networking e inspiração através de pessoas que já estão no mercado.
Metodologia CESAR e conteúdo compatível com o mercado
O Projeto FAST é estrategicamente estruturado para oferecer uma experiência de aprendizado acelerada e prática, capacitando os participantes com habilidades técnicas e comportamentais alinhadas às exigências atuais e futuras do mercado de tecnologia.
A metodologia de ensino adotada, o Problem-Based Learning (PBL), incentiva as pessoas estudantes a aprenderem por meio da execução de projetos reais, combinando teoria e prática de maneira eficaz para garantir que os alunos não apenas aprendam, mas também apliquem seus conhecimentos em situações e demandas do mundo real.
Além do PBL, o programa emprega outras metodologias ativas como estudo de caso e aprendizado cooperativo. Essas abordagens promovem a participação ativa dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a solução de problemas e o trabalho em equipe.
Um grande diferencial do programa também está na trilha “Transição”: desde a primeira aula, as pessoas participantes são incentivadas a trabalhar em seus portfólios. Isso não só ajuda a consolidar o aprendizado, mas também fornece aos alunos um recurso valioso para demonstrar suas habilidades aos futuros empregadores.
Habilidades e competências do mercado de TIC
O projeto abrange uma ampla gama de competências técnicas, desde a visualização e análise de dados até a engenharia de dados e o desenvolvimento de software. Essa formação é essencial para preparar as pessoas estudantes para carreiras em diversas áreas da tecnologia.
Reconhecendo a importância das competências interpessoais no ambiente de trabalho moderno, o FAST também incorpora treinamento em habilidades comportamentais, como inteligência emocional, comunicação eficaz e autonomia. Isso garante que as pessoas participantes não apenas se destaquem tecnicamente, mas também sejam colaboradores valiosos e adaptáveis em qualquer equipe.
E para atender a diferentes estilos de aprendizagem, o projeto utiliza uma mistura de vídeos, textos e materiais interativos, além do suporte de monitores. Essa variedade de recursos de aprendizagem ajuda a manter as pessoas estudantes engajadas e facilita a compreensão dos conceitos abordados.
Por fim, além da formação técnica e comportamental, o FAST encoraja a criação de redes de contatos profissionais entre os (as) participantes. Através de projetos em grupo e atividades de networking, as pessoas têm a oportunidade de se conectar com colegas e profissionais da indústria, ampliando suas perspectivas de carreira.
Impacto positivo na formação dos novos talentos
Já na sua primeira edição, o FAST demonstrou impacto e resultados significativos. O projeto teve mais de 14 mil inscrições em todo o Brasil, incluindo uma grande representação de pessoas pretas, mulheres, trans e não-binárias. Ao final, foram 794 pessoas certificadas e uma diversidade notável entre os participantes, contribuindo para a inclusão e diversificação no mercado de tecnologia.
“Fico muito feliz e lisonjeada de poder fazer parte de um projeto que tem como objetivo principal tornar o ecossistema de tecnologia mais plural, inclusivo e diverso. Como uma pessoa que trabalha e acredita no poder da educação é recompensador ver tantas pessoas tendo oportunidades de transformar as suas realidades através do conhecimento.
Não podemos falar de futuro do trabalho, sem ofertas de educação do presente, que sejam comprometidas com as diferentes realidades que existem e engajadas em instigar novos futuros possíveis.” – Carolina Castro Coordenadora de Projetos Educacionais da CESAR School.
O projetoFAST destaca-se como um exemplo de como a educação tecnológica inclusiva e de qualidade pode transformar indivíduos e, por extensão, o mercado. Além disso, também demonstra como parcerias estratégicas entre o setor público e privado podem facilitar iniciativas de grande impacto social e econômico.
Ao investir em educação tecnológica inclusiva e gratuita, essas organizações não estão apenas desenvolvendo indivíduos; estão também investindo no futuro do setor tecnológico, assegurando que ele seja mais representativo da sociedade como um todo.
Conheça mais sobre o FAST: