logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

3 min para ler


CESAR .


2023-09-15T20:26:31

Tecnologia


O poder da relação entre Design e Inteligência Artificial na Era da Inovação

Oportunidades singulares se lançam nesta era de constante evolução, impulsionada pelas tecnologias emergentes de Inteligência Artificial. E também desafios. Tal qual transformações tecnológicas passadas, como a Revolução Industrial e o advento da internet, o mundo enfrenta grandes impactos na forma como vivemos e trabalhamos. Neste cenário, o design emerge como elemento fundamental na moldagem das novas tecnologias.

O design influencia a evolução da Inteligência Artificial e, simultaneamente, a IA infunde inovação no campo do design. Com papel crucial na otimização e humanização das tecnologias nas diferentes épocas, o design também é protagonista na era da IA. Para estruturar esta relação de simbiose, H. D. Mabuse e Willian Grillo, consultores de Design do CESAR e professores da CESAR School, mergulharam no tema para escrever o white paper intitulado Interação de Design com Inteligência Artificial: Uma introdução.

O artigo técnico está estruturado em duas seções. A primeira é introdutória, com considerações fundamentais para as ideias expandidas na sequência. A segunda parte descreve os vários modelos de interação entre Inteligência Artificial e design para possibilitar escolhas mais informadas para projetos de IA. “Confiamos que este documento sirva tanto como uma introdução quanto uma exploração esclarecedora do nosso compromisso em promover um futuro em que a IA e o design se entrelacem com os negócios para estimular inovações significativas”, assinala o texto.

Os modelos de interação entre humanos e sistemas de Inteligência Artificial descrevem como as pessoas trabalham junto com a IA em decisões, resolução de problemas e tarefas. Human-in-the-loop, on-the-loop ou out-of-the-loop (HITL, HOTL ou HOOTL), Interação de Iniciativa Mista (MII) e Equipe Humano-IA (HAT)… existe um vasto leque de complexidade possível na cooperação mútua, desde processos 100% manuais, onde a IA apenas sugere recomendações, até operações de IA totalmente autônomas.

A Inteligência Artificial tem o potencial de melhorar a produtividade e a eficiência, mas também levanta preocupações sobre empregos, privacidade e segurança. Oportunidades e desafios que suscitam a convergência entre Inteligência Social, Artificial e Natural e têm, no design, o tecido conectivo para uni-las.

A jornada dos autores do artigo pelos modelos de interação, além de exemplos de aplicabilidade e estratégias para cada dinâmica, visa inspirar designers, empresários e tecnólogos a considerar novas maneiras de integrar o design e a IA para aprimorar a sustentabilidade social, ambiental e econômica de suas inovações.

“Nossa esperança é que essas ideias alimentem futuras iniciativas e levem ao desenvolvimento de tecnologias de IA mais equilibradas, sustentáveis, lucrativas e centradas no ser humano, contribuindo para o bem-estar coletivo de toda a vida em nosso planeta”, conclui o documento.

Para ler o white paper completo, clique aqui


designiainovação