4 min para ler
CESAR .
2024-12-10T19:20:25
Educação
NAVE: Transformando Educação e Preparando Jovens para a Economia Digital
Educação e tecnologia. Esses são alguns dos pilares que movem as atividades do Programa NAVE – Núcleo Avançado em Educação, uma parceria entre o Oi Futuro (instituto de inovação e criatividade para impacto social) e as Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro, com o CESAR como parceiro técnico na oferta de cursos técnicos.
O NAVE foi criado para qualificar jovens para a economia digital e criativa e formar cidadãos críticos e transformadores por meio do ensino médio em tempo integral e integrado à educação profissional e tecnológica. Ao concluir a formação, os jovens estão aptos para se inserir no mercado de trabalho e atuar de forma crítica na sociedade, interagindo com as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de inovação.
Formação técnica e educação inovadora
O CESAR foi responsável por projetar os cursos técnicos que compõem o programa NAVE. Aplicando metodologias ativas, como gamificação e aprendizado baseado em projetos (método PBL), as estratégias didáticas focam no protagonismo dos participantes, trazendo-os para importantes reflexões, práticas e desenvolvimento de competências e habilidades. Além do método PBL, a formação utiliza metodologias e abordagens como design thinking, Cultura Maker e colaboração em equipe.
Ao final de três anos, os alunos das escolas NAVE, que cursam programação e multimídia, recebem um certificado de Ensino Médio e Técnico.
Para atender a este modelo, o CESAR, atuando como parceiro técnico desde a implementação do programa, desenvolveu uma formação técnica com o objetivo de instruir os alunos do Ensino Médio no desenvolvimento de jogos e artefatos digitais, desde a concepção até sua efetiva implementação e uso em contextos diversificados.
Isso habilita os alunos para uma participação integral em projetos tecnológicos e facilita seu posicionamento profissional em uma sociedade cada vez mais potencializada por artefatos e ambientes computacionais.
O modelo de curso técnico integrado foi validado na prática com bastante sucesso. As participações e os resultados expressivos dos alunos em eventos importantes nas áreas de games e tecnologia (como o SBGAMES, o S2B Microsoft, Technovation, Global Game Jam, Campus Party, Anima Mundi e Olimpíada Brasileira de Informática) demonstram o diferencial dos alunos do NAVE.
Impacto do Programa NAVE pelo Brasil
Com 18 anos de atuação, o NAVE começou com a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife, e, após demonstrar eficácia do modelo de educação profissional e tecnológica em tempo integral, o Oi Futuro implementou o mesmo modelo de formação inovadora no Colégio Estadual José Leite Lopes, no Rio de Janeiro.
O programa formou mais de 3.800 estudantes e conta com cerca de 900 alunos, 65 professores em 2024. Ao longo dos anos, o NAVE conquistou mais de 148 prêmios e reconhecimentos, por exemplo, em 2023, a OPA (Olimpíada Pernambucana de Aplicativos) e ONDA (Olimpíada Nacional de Aplicativos) em que conquistaram, respectivamente, o segundo lugar estadual e terceiro lugar nacional entre as escolas públicas. Também serviu de referência para novas políticas públicas, como o exemplo da expansão das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em Pernambuco, e até iniciativas privadas.
Essa colaboração bem-sucedida entre o Poder Público e a iniciativa social privada (Oi Futuro e Governos de Pernambuco e Rio de Janeiro) também rendeu ao NAVE Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias) a nona colocação das escolas públicas de ensino médio no ranking do Ideb 2021 – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal avaliação externa do Governo Federal para medir a qualidade da educação pública brasileira.
Os alunos egressos continuam a se destacar profissional e academicamente, sendo 93% aprovados em universidades prestigiadas e em programas educacionais dentro e fora do país. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Oi Futuro em 2023, 86% dos jovens formados no NAVE estavam no mercado de trabalho e entre os ex-alunos da faixa de 25 a 39 anos, 42,7% deles já tinham renda individual acima de cinco salários mínimos.
O sucesso do programa é sustentado pelos pilares da educação integral, pelo compromisso com a constante inovação educacional e pela utilização pedagógica das novas tecnologias digitais.
Parcerias técnicas com instituições de conhecimento para educação inovadora e inclusão digital
A parceria técnica do CESAR com o Programa NAVE tem sido essencial para preparar jovens para a economia digital e criativa para o mercado de trabalho do futuro. Integrando metodologias ativas e um currículo inovador, os alunos das escolas NAVE em Pernambuco e Rio de Janeiro estão conquistando destaque em competições nacionais e internacionais, além de garantir vagas em universidades prestigiadas e no mercado de trabalho.