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CESAR .


2023-09-09T00:00:00

Tecnologia


MVP: o que é, vantagens e como aplicar para o seu produto?

Sabe aquele teste que fazemos para entender como um produto vai se comportar no aspecto físico, como a forma, a usabilidade e a sua desenvoltura com o público? Essa é uma estratégia bem utilizada por várias empresas e se chama Minimum Viable Product, para deixar mais fácil: MVP.

Ou seja, com esse teste, você consegue entender melhor como será a sua adesão, ter um custo um pouco menor durante o seu desenvolvimento e entender se vale a pena continuar com o projeto do produto ou dar prioridade para outras demandas.

Quer entender melhor sobre o MVP? Continue no CESAR e confira o que separamos. Boa leitura!

O que é um Produto Viável Mínimo (MVP)?

designer com caderno de desenho

De modo geral, podemos dizer que um MVP é um produto que continua na sua fase de teste, uma versão elementar. Assim, o MVP é uma estratégia que permite que a instituição tenha um investimento menor durante as fases de teste e consiga entender como será a recepção desse novo produto no mercado.

Ou seja, o MVP é colocado no mercado como uma “versão beta”, investindo o mínimo possível de mão de obra, financeiro e esforços no geral.

Com o tempo, se verificarem que obtiveram sucesso, os desenvolvedores do produto vão adicionando mais funcionalidades, acabamento e outros elementos necessários que se encaixem nessa mercadoria.

Qual é o objetivo do MVP?

Como vimos, o MVP é um teste que a empresa faz no mercado para identificar se há viabilidade de investir com mais intensidade em melhorias em um determinado produto. Ainda, é uma forma de começar gradualmente a se estabelecer no mercado e ir criando mais nome com passos pequenos.

O objetivo principal do MVP é garantir que a empresa não sofra tanto impacto caso o experimento desse novo produto não dê certo e não corresponda ao que estava no planejamento.

Assim, essa é uma ótima maneira de um estabelecimento ir rumo a novos horizontes com passos mais lentos, mas que levem ao sucesso.

Quer entender mais sobre o MVP em relação ao design? Confira nosso material completo sobre e compreenda mais!

Como criar um Produto Mínimo Viável para seu negócio?

Homem criando design de furadeira no computador

Para colocar um MVP em ação, você deve determinar o andamento das ações e garantir que tudo o que for feito tenha um viés e bom entendimento. Para isso, você deve ter em mente os seguintes aspectos:

1. Definir qual será o produto

Em uma empresa, sabemos que há várias ideias de novos produtos, algumas para o curto prazo e outras para o longo. Assim, a equipe deve avaliar qual será a prioridade do momento. Durante o processo, é importante ter uma liderança forte e que saiba identificar as oportunidades e liderar toda a equipe para o sucesso.

Além de avaliar qual será mais aceito pelo mercado e se terá uma busca aceitável por ser um MVP. Dessa forma, também defina:

  • Público-alvo;
  • Nome do produto;
  • Funcionalidade;
  • Características;
  • Vantagens.

Para ter mais assertividade nesse processo, você deve estudar melhor sobre as validações
de ideais e compreender, de fato, como devem ser. Para entender mais, confira nosso material sobre o que você precisa fazer antes de desenvolver uma ideia. Mostramos tudo o que você precisa fazer e ainda trouxemos um checklist para te auxiliar!

2. Retirar todo o excesso

Tire tudo o que for considerado um “plus” no produto. Ou seja, aquele acabamento mais refinado, aquela cor personalizada. Assim, retire tudo o que não for preciso para essa primeira parte do processo do MVP, deixando apenas os principais tópicos que falamos acima.

3. Testar o protótipo

Essa fase pode ser dividida em duas partes: a primeira com um teste interno, conferindo como está todo o produto e corrigindo problemas/bugs que possam estar comprometendo alguma ação com ele. Aqui, também é válido testar com mais funcionários da própria organização e coletar feedbacks úteis para a melhoria antes de soltar ao público geral.

A segunda fase é a do mercado. Lance o produto para os consumidores e veja como será o seu desenrolar, ou seja, como ele vai se comportar e como o público reagirá com ele.

4. Coletar feedbacks

Após o lançamento e com a adesão de mais pessoas, a busca por feedbacks é essencial. Assim, lance formulários e tente entender o que o público-alvo achou do produto, pesquise como ele pode ser melhorado, quais foram os impactos para a empresa que o adquiriu e se auxiliou na dor que estavam no momento que negociaram o MVP.

Benefícios da aplicação do conceito de Produto Mínimo Viável

As vantagens de aplicar esse método para lançar um novo produto é uma forma esperta e eficaz, visto que ele pode trazer os seguintes benefícios:

  • Reduzir riscos de mercado;
  • Promover mais aproximação com os clientes, principalmente com os feedbacks;
  • Diminuir os custos durante o processo de implementação;
  • Identificar erros aos poucos e ir corrigindo;
  • Ter ajuda durante a validação do MVP.

Portanto, pode resumir o MVP como uma forma de se inserir lentamente no mercado e garantir que a empresa tenha mais chances de sucesso e menos riscos. Assim, a instituição
consegue adicionar um novo produto e trazer melhorias e novas funcionalidades gradualmente.

Isso permite com que o público-alvo identifique que a marca está trabalhando constantemente, buscando sempre evoluir e trazer mais novidades

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design de produtosMVP