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CESAR .
2024-01-02T15:47:29
Negócios
Magalu: Expertise em IA e ciência de dados para melhor experiência de busca
Com mais de 114 milhões de itens disponíveis no Magalu, uma busca mais eficiente, aliada a recomendações personalizadas, é vital para proporcionar uma melhor experiência ao cliente, fidelidade à marca e aumento nas vendas para a maior plataforma de ecommerce do Brasil.
O objetivo final dos varejistas é proporcionar uma ótima experiência, tanto na loja física, quanto online, como se os usuários estivessem desfrutando de um personal shopper que compreende suas necessidades e preferências. Nas palavras imortais do fundador da Apple, Steve Jobs: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas.”
Essa capacidade de ajudar os compradores online a “descobrir” os produtos dos quais são mais propensos a clicar e comprar, oferecendo itens relevantes no momento certo, é o que os profissionais de marketing chamam de personalização da experiência do cliente. Essa estratégia foi uma das responsáveis por impulsionar um crescimento incrível e maiores receitas para algumas das marcas de tecnologia mais valiosas do mundo, desde a Amazon até a Netflix.
Nos bastidores, o que impulsiona a descoberta hiper-personalizada por meio da pesquisa é uma compreensão mais profunda do histórico e preferências dos compradores – tudo promovido pelo acesso aos dados corretos e pela sua triagem em velocidades impressionantes, aplicando ciência de dados, análise e várias formas de IA, como aprendizado de máquina, deep learning e large language models (LLMs).
As oportunidades de engenharia para uma descoberta mais precisa e positiva que leva a mais cliques e conversões é essencial para empresas como o Magazine Luiza, maior nome de comércio eletrônico do país.
Parceria com o CESAR para aprimorar seu mecanismo de busca
Os esforços de P&D do Magalu para aprimorar a busca no seu site foram encabeçados por Caio Carneloz, Coordenador de Data Science e Líder do Search Squad no Luiza Labs. Carneloz liderou uma equipe de 12 pessoas, entre pesquisadores, designers e cientistas de dados que, ao longo de 4 anos, estiveram focados no desenvolvimento das melhores inovações de personalização para o Magalu.
Ao integrar o projeto, o CESAR introduziu uma visão futurista, partindo de pesquisas acadêmicas e científicas realizadas por um time de graduandos, mestres e doutorandos na área de TIC. Esse esforço direcionou o roadmap do Magazine Luiza, apontando possibilidades e estratégias baseadas em estudos aprofundados, bem como análises competitivas. Em seguida, o time do Magalu focou em executar as estratégias delineadas, alcançando resultados significativos e avanços consideráveis.
“A implementação do Machine Learning melhorou consideravelmente a experiência do usuário na plataforma do Magalu. Agora, encontrar e ranquear produtos tornou-se muito mais eficiente. A colaboração com o CESAR foi fundamental para essa melhoria, proporcionando uma troca cultural rica e contínua aprendizagem, o que, por sua vez, permitiu oferecer uma busca mais eficaz e relevante para os usuários de diferentes partes do Brasil. Para isso, contamos com a experiência de nossos colegas da CESAR na vanguarda do campo acadêmico, como o uso redes neurais transformer, por exemplo.” – Caio Carneloz.
O uso de transformers – uma técnica sofisticada no campo de processamento de linguagem natural – ajuda as “máquinas” (computadores) a lidar com várias línguas e comunicação humana. Isso é possível graças a um modelo que permite à Inteligência Artificial entender conexões que podem abranger várias frases ou direções (também conhecido como “paralelismo”).
Do ponto de vista prático, o uso de transformers permite que os compradores que digitam ou soletram incorretamente um nome de produto como “airfryer”, na função de pesquisa do Magalu, ainda tenham as melhores airfryers recomendadas com os melhores preços e prazos de envio na tela, de acordo com Carneloz.
“Mesmo que errem a escrita da palavra, eles obtêm os resultados que estão procurando. E, por causa disso, conseguimos mais cliques desejados e conversões. O mesmo algoritmo permite que nossos compradores encontrem produtos tecnológicos em cadeias de pesquisa longas com muitas palavras, como: Galaxy Z Fold 64 gigabytes e 13 megapixels”, explica Caio.
Adoção do Scrum para insights mais rápidos e resolução de problemas complexos
A metodologia Scrum e o framework ágil de gerenciamento de projetos implementados pela Luiza Labs em parceria com a CESAR permitiram o autogerenciamento, além da aprendizagem e adaptação rápida às mudanças pela equipe de P&D envolvida no projeto.
É uma maneira comprovada de resolver problemas complexos, priorizando um planejamento eficiente, execução colaborativa e foco contínuo na melhoria da equipe.
Essa metodologia e framework levaram a insights-chave sobre as preferências dos consumidores e suas reações positivas ao tomar decisões de compra. Por exemplo, em um país tão vasto quanto o Brasil, as pessoas priorizam o tempo de entrega dos produtos com base na localização dos centros de distribuição. Assim, o Magalu exibirá resultados diferentes para compradores de São Paulo, em comparação com a região nordeste, pois os “melhores” produtos serão aqueles com melhor tempo de entrega e custos de envio.
“Exemplo: descobrimos que as pessoas clicarão primeiro em um iPhone de baixo preço, mas a maioria não o comprará depois de descobrir que ele foi usado. E a maioria das pessoas selecionará o preço mais baixo ou pagamentos parcelados no Brasil. Todas essas considerações são usadas para refinar nossos resultados de pesquisa”, revela Caio.
Personalização mais aprofundada para um aumento na fidelidade à marca e nas vendas
Através do uso da ciência de dados e da inteligência artificial avançada, os clientes do Magalu podem encontrar mais facilmente o que precisam entre os mais de 114 milhões de itens em categorias especializadas, como livros, entretenimento digital, mantimentos, moda, entrega de alimentos, esportes e marcas de tecnologia.
Durante o evento Google Cloud Next em agosto em São Francisco, o Magalu anunciou a introdução do “Cérebro da Lu” – para que seus compradores possam interagir com a “Lu” – o avatar mais seguido na Terra, que tem sido o rosto e a voz virtual da gigante do comércio eletrônico desde 2003. Para aprimorar as habilidades de Lu ao responder às perguntas dos compradores e guiá-los para os produtos perfeitos com base em suas preferências pessoais, origens diversas e localizações, Lu está sendo ainda mais desenvolvida e treinada com inteligência artificial generativa em um contexto de comércio eletrônico para os dias atuais.
“Seguindo em frente para 2024, a IA generativa é uma das principais prioridades para nosso esquadrão de P&D, juntamente com a utilização de LLMs para entender melhor o que os compradores estão procurando”, afirmou Carneloz.
O CESAR é uma das instituições mais renomadas da América Latina para pesquisa de classe mundial, design e inovação sob demanda. Por mais de 27 anos, o centro de inovação tem sido um parceiro confiável para algumas das marcas mais conhecidas do mundo no co-desenvolvimento de inovações revolucionárias que elevam sua competitividade e produtividade.