logo
EN
HomeConteúdosInsightsEducação

5 min para ler


CESAR .


2024-07-23T21:03:05

Educação


Inteligência Artificial na educação: Inovações e desafios discutidos no AIED 2024

A conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), sediada pela primeira vez na América Latina na CESAR School, escola de inovação do CESAR, trouxe à tona discussões valiosas sobre o papel da tecnologia no setor educacional, especialmente no Brasil. Inspirados pela cobertura de conteúdo do PORVIR, parceiro de mídia do AIED, trouxemos alguns dos principais temas discutidos na Conferência.

Um dos conceitos mais destacados no evento foi o de “inteligência artificial desplugada”, uma abordagem inovadora que permite o uso de inteligência artificial sem a necessidade constante de conexão à internet. Esta tecnologia é particularmente adaptada para superar desafios de infraestrutura limitada em muitas regiões do país.

Aplicações práticas e impacto social da IA desplugada

A “inteligência artificial desplugada” foi um dos destaques no AIED 2024, abordando como a IA pode ser utilizada em regiões com infraestrutura limitada de internet. Este conceito foi ilustrado pelo professor Seiji Isotani da Universidade de São Paulo e pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) através do aplicativo “Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem”, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Professor Seji Isotani

Funcionalidade e adaptação em ambientes remotos

O aplicativo é projetado para funcionar eficazmente em áreas remotas, permitindo que professores capturem imagens de redações escritas à mão pelos alunos, que são posteriormente analisadas pela IA quando há acesso à internet. Esta abordagem facilita uma correção automatizada e fornece análises detalhadas, permitindo intervenções educacionais mais precisas e personalizadas. Isso não apenas melhora as habilidades de escrita dos alunos, mas também enriquece a experiência de aprendizado com feedback construtivo baseado em dados.

Impacto social extensivo

O uso da IA desplugada já está fazendo uma diferença significativa, atingindo aproximadamente 500 mil alunos e 20 mil professores em cerca de 7 mil escolas espalhadas por 1500 municípios. A criação de uma base de dados robusta de redações e avaliações tem permitido uma personalização do ensino previamente inalcançável. As análises de impacto deste projeto indicam não apenas melhorias no desempenho dos alunos, mas também uma redução nas desigualdades educacionais, garantindo que estudantes de áreas desfavorecidas recebam recursos educacionais de qualidade.

Expansão para outras disciplinas e futuro promissor

Além dos resultados positivos na correção de redações, o professor Isotani destacou a intenção de expandir a tecnologia para outras áreas curriculares, como matemática. Este desenvolvimento promete levar os benefícios da IA desplugada para além do ensino da língua portuguesa, explorando seu potencial para transformar outras áreas do conhecimento. Esta expansão é vista como um passo crucial para aumentar a acessibilidade e a qualidade do ensino em regiões que enfrentam desafios de conectividade.

Estes avanços demonstram o potencial transformador da IA desplugada, que não só adapta a tecnologia às necessidades específicas de comunidades menos conectadas, mas também promove uma educação mais inclusiva e equitativa. O AIED 2024 destacou essas inovações como fundamentais para o avanço da educação em regiões tradicionalmente marginalizadas, ressaltando a importância de continuar explorando e implementando essas tecnologias.

Liderança e decisão no contexto da IA

Presente no evento, a ex-ministra da Educação da Croácia, Blaženka Divjak, destacou no AIED 2024 como líderes educacionais Blaženka Divjak, a ex-ministra da Educação da Croácia.devem navegar pela adoção da inteligência artificial (IA). Divjak compartilhou insights de sua experiência, incluindo durante a pandemia de Covid-19, enfatizando a necessidade de liderança proativa e informada diante das complexidades introduzidas pela IA.

Ela propôs um modelo de tomada de decisão em quatro domínios: simples, complicado, complexo e caótico, que ajuda a entender como a IA pode suportar decisões educacionais:

  1. Domínio simples: Decisões rápidas com base em regras claras, ideais para soluções de IA que requerem pouca adaptação.
  2. Domínio complicado: Requer análise de especialistas; a IA ajuda a identificar padrões não óbvios para formular estratégias informadas.
  3. Domínio complexo: As relações são dinâmicas e imprevisíveis, com a IA oferecendo simulações para prever múltiplos cenários e ajudar na tomada de decisões.
  4. Domínio caótico: Em ambientes instáveis, a IA pode fornecer respostas rápidas, embora seja crucial que os líderes mantenham o controle decisório para considerar nuances éticas e humanas.

Divjak também enfatizou a colaboração internacional para formular um quadro regulatório global que equilibre os benefícios e riscos da IA, similar às regulamentações da energia nuclear. Ela concluiu que os líderes educacionais devem não só responder às mudanças trazidas pela IA, mas antecipá-las e moldá-las para alinhar a tecnologia com os objetivos educacionais e sociais mais amplos, representando uma oportunidade significativa para reinventar a educação.

AIED: Inovação tecnológica e adaptação no Brasil

O AIED 2024 representou um marco importante para o diálogo sobre inteligência artificial na educação. Com a participação de especialistas de renome internacional, o evento proporcionou uma plataforma rica para a discussão de como a IA pode ser integrada de maneira ética e eficaz nos sistemas educacionais ao redor do mundo. A profundidade das análises e a variedade dos temas tratados no AIED 2024 destacam a relevância contínua de entender e implementar a inteligência artificial de maneiras que respeitem e promovam os valores educacionais e sociais.

Para aqueles interessados em explorar mais sobre as implicações da IA na educação e conhecer em detalhes as discussões que moldaram este evento, convidamos a continuar a leitura sobre o assunto no nosso Whitepaper “Education in the age of A.I.” Lá, você encontrará um conteúdo detalhado, reflexões de especialistas e exemplos práticos de como a IA está sendo utilizada para transformar a educação globalmente.


AIEDEducação DigitalInteligência Artificial