5 min para ler
CESAR .
2024-04-16T22:02:11
Design
Inovações para um mundo mais inclusivo e sustentável e as reflexões do Web Summit Rio 2024
O futuro da Inteligência Artificial, da computação de alto desempenho e de outras novas tecnologias norteou os debates dentro de um caldeirão de ideias fervilhantes no Rio de Janeiro. Parceiro do Web Summit 2024, o CESAR levou a um dos pavilhões do evento, com mais de mil pessoas interessadas em discutir os rumos da inovação, a apresentação de um projeto de impacto realizado junto com a Lenovo: o primeiro tradutor de linguagem de sinais em tempo real para pessoas surdas. “Nossa missão é usar tecnologias avançadas para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo. A gente discute bastante o uso ético da tecnologia, e este projeto é um exemplo disso”, afirmou Lauro Elias Neto, diretor executivo do CESAR, na conferência desta terça-feira, ministrada ao lado de Hildebrando Lima, diretor executivo de P&D da Lenovo no Brasil, e Vitor Casadei, cientista de dados do CESAR.
Coube a Casadei demonstrar ao público como a tecnologia funciona na prática. O tradutor usa tecnologia capaz de identificar visualmente e contextualizar gestos individuais por meio de um conjunto de dados de milhares de vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A IA captura movimentos de sinalização e os transforma em mensagens de texto e áudio em português em tempo real. “Ela é baseada em redes neurais de aprendizagem profunda, com arquitetura do sistema semelhante a modelos como o GPT-3 para tradução e reconhecimento de português para Libras. Para a geração de vídeos em linguagem de sinais, as organizações realizam um intérprete sintético (um avatar virtual semelhante a um humano) usando modelos de Rede Adversarial Generativa (GAN)”, explicou o cientista de dados.
Finalista da recente edição do SXSW Innovation Awards, premiação organizada pelo maior festival de tecnologia e inovação do mundo, o projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos. A iniciativa é pioneira no mundo, com potencial para aplicação universal. E, neste início de jornada, o Web Summit teve como pauta central justamente a tecnologia voltada a pessoas, à busca por soluções inovadoras para a sociedade, como destacamos em alguns insights abaixo, a partir do sem-fim de conferências.
Rumo à Transição Energética Sustentável
Uma discussão crucial no evento colocou em pauta a urgência da transição energética diante de um cenário global marcado pela dependência de combustíveis fósseis e seus impactos devastadores. Com Antonio Coutinho, CEO da EDP Innovation, e Rafaella Fatureto, head de Inovação da companhia, a conversa mergulhou fundo na seguinte indagação: “O que aconteceria se amanhã não houvesse petróleo?”
No Brasil, apesar da diversidade de recursos energéticos, a transição é uma necessidade urgente. O desafio é reduzir a dependência de combustíveis fósseis, com foco em setores-chave como eletricidade, indústria e mobilidade, responsáveis por 83% das emissões globais de gases de efeito estufa. E o objetivo é ambicioso: reconstruir mais de 200 anos de infraestrutura energética em apenas 30 anos, considerando o crescimento da população mundial.
Soluções como veículos elétricos, que consomem dois terços menos energia em comparação aos convencionais, e tecnologias de armazenamento de energia foram citadas como cruciais. Ainda assim, como foi debatido, a transição energética não é apenas uma transformação tecnológica, mas também um ajuste geopolítico, enfrentando desafios como taxas, inflação e tensões internacionais.
Inteligência Artificial como motor da Transformação Digital
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a inteligência artificial emerge como uma força transformadora, impulsionando a reinvenção de processos e experiências. Com Roberto Mameli, CTO da Sympla, Sebastian Miserendino, CTO da Globant para a América Latina, e Gustavo Braz, diretor Executivo da Orange Business, foi explorado o papel crucial da IA na transformação digital.
Das buscas refinadas à previsão de conflitos, a IA permeia diversas esferas, possibilitando uma melhor alocação de recursos e uma experiência aprimorada para clientes e profissionais. Ao liberar os colaboradores de tarefas rotineiras, a IA permite um foco renovado em atividades estratégicas, impulsionando a eficiência e a inovação.
Tradição e inovação no Setor Bancário
Por fim, mergulhamos na evolução do setor bancário, onde a tradição encontra a inovação em uma dança intrincada de adaptação e reinvenção. Com Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil, Glauber Mota, CEO do Revolut Brasil, e Marcio Gomes, da CNN Brasil, exploramos as transformações em curso no universo financeiro.
O Banco do Brasil, com sua vasta rede física e sólida base de clientes digitais, abraça a interação digital, enquanto a Revolut, fintech de ponta, aposta em uma abordagem totalmente digital. No entanto, para ambas as instituições, a transformação digital vai além da implementação de tecnologia: é sobre compreender as complexas necessidades dos clientes e oferecer serviços ágeis, seguros e eficientes, impulsionados pela tecnologia.
E nesta quarta tem mais!
O Web Summit Rio não só joga luz aos desafios enfrentados, mas aponta para um futuro de inovação e colaboração. Nesta quarta-feira (17), o centro pernambucano voltará a ter protagonismo, com a masterclass PD&I de missão crítica na vanguarda com CESAR, reunindo Beto Macedo (diretor executivo do CESAR), João Paulo Navarro (arquiteto de soluções da Nvidia), Felipe Portella (consultor de TI da Petrobras) e mediação de Adriana Salles, editora chefe da MIT SMR e HSM Management.
Na ocasião, o time à frente do projeto SolverBR vai falar como a colaboração entre CESAR, Petrobras e Nvidia foi responsável pelo avanço de um experimento aplicado ao mundo real a partir de tecnologias avançadas como IA e computação de alto desempenho (HPC), no qual simuladores de reservatórios para campos de petróleo auxiliam na tomada de decisão na exploração, desde a localização de um poço até a estratégia de produção e previsão de comportamento financeiro.