6 min para ler
CESAR .
2023-05-05T18:16:36
Tecnologia
Inovação radical: saiba o que é, como funciona e mais!
Dependendo do nível da inovação a ser realizada, ela se encaixa em um patamar e pode ser definida como um tipo específico de inovação.
Ao contrário da inovação incremental, que envolve um processo mais simples e de menor investimento, a inovação radical consiste em criar uma solução completamente nova para o mercado.
Nesse sentido, é possível existir um projeto que vai além das atividades primárias da empresa, adentrando em um novo segmento mercadológico, a fim de atingir novos públicos e ganhar novas receitas.
Pensando nisso, o CESAR trouxe alguns tópicos para explicar o que é inovação radical, para que serve, quais suas principais características e mais. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura!
O que é inovação radical?
A inovação radical pode ser descrita como a criação de um produto, serviço ou modelo de negócio com mudanças significativas para um público, revolucionando o seu meio.
Chan Kim e Renée Mauborgn, no livro “A Estratégia do Oceano Azul”, abordam essa temática e criaram o conceito do oceano azul, com o seguinte sentido: se a empresa deseja reinventar de fato, ela deve focar no oceano azul, ou seja, ir para um mercado ainda não explorado e, consequentemente, lidar com uma concorrência menor ou inexistente.
Apesar de ser vista como uma vertente arriscada para inovar, é a que mais traz recompensas para uma empresa que almeja o sucesso. Isto é, investir em uma inovação radical propícia novas e melhores oportunidades, diferente de entrar no conceito do mar vermelho, em que o mercado já está saturado e com concorrentes de peso para enfrentar.
Quer entender mais sobre inovação corporativa? Confira nosso infográfico com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Por que investir em inovação radical?
A inovação radical tem como objetivo transformar o mercado com algo realmente inovador, independentemente do setor. Desse modo, é uma das inovações que mais trazem mudanças para a sociedade, proporcionando excelentes novos processos e metodologias, trazendo melhorias para a qualidade do trabalho e resultados para o negócio.
Uma vez que a inovação traz consigo o conceito de criação, mudança e novas possibilidades, uma ampla gama de opções e benefícios pode ser gerada para o meio econômico e social. Com isso, a inovação pode ser utilizada com as seguintes finalidades:
- criar novos negócios;
- aumento da produtividade;
- fortalecer a competitividade no mercado;
- reduzir custos.
Leia também: Inovação incremental: o que é, objetivos, como fazer e mais.
Quais as principais características da inovação radical?
A inovação radical é uma invenção que substitui um modelo de negócios existente. Mas, para além desse principal conceito, ela traz outras características como:
- maior tempo gasto no processo, desde a ideia até a execução;
- investimento para o desenvolvimento;
- maior complexidade no projeto, sendo necessárias pesquisas e informações sobre a aplicabilidade e a execução;
- estudo aprofundado e experiência por parte dos envolvidos no projeto.
É natural que a inovação radical leve mais tempo e tecnologia para ser desenvolvida, afinal, para implementá-la, a organização tem que se debruçar sobre o projeto e estar inserida em uma cultura de inovação que favoreça o trabalho da equipes envolvidas.
Quais são os riscos que a inovação radical pode trazer?
Qualquer inovação pode ser considerada arriscada, portanto, sempre se faz necessário um estudo minucioso e um planejamento muito bem definido e estruturado.
Como algumas inovações radicais demandam mais tempo, podem ocorrer mudanças no planejamento e de rota segundo as novas tecnologias que vão surgindo no mercado, principalmente com a disponibilidade de uma nova tecnologia, que deixaria esse projeto mais fácil e fluido.
Seguindo o preceito que a inovação radical exige novas capacidades e vai além dos métodos de negócios tradicionais, pode demorar um pouco para as novas soluções ganharem mercado, portanto, implementá-la requer pesquisas detalhadas.
Algumas empresas têm medo de otimizar suas ofertas e se ajustar à concorrência devido ao sucesso atual de seu modelo de negócios, afinal, estaria dedicando alguns de seus recursos para construir algo que oferece soluções novas e alternativas, o que pode levar um tempo para os clientes convencionais se acostumarem.
Dessa maneira, a inovação radical também requer uma mentalidade aberta, com um gerenciamento para compreender se o projeto proposto ainda faz sentido, distinguindo e explorando novas e possíveis vertentes que se mostram com o tempo.
Exemplos atuais de inovação radical
Para entender melhor sobre a inovação radical, separamos 3 exemplos claros e concretos de como a inovação radical foi implementada nesse tipo de mercado, trazendo muitos benefícios para as pessoas e notoriedade para as empresas que investiram nela. Confira:
1. PicPay
Criada em 2012, a fintech trouxe um novo modo de pagamento com o seu aplicativo para o mercado e ficou muito conhecida pela possibilidade de parcelamento de boletos, facilitando a vida de muitos brasileiros e fazendo com que pudessem aumentar seu poder de compra.
A empresa ganhou tanto nome que fez parcerias com o Governo Federal para facilitar o recebimento de benefícios. Além disso, em 2020, teve a marca de mais de 20 milhões de usuários ativos em seu aplicativo.
2. Airbnb
Com o intuito de facilitar a vida das pessoas para alugar imóveis de temporada com menos burocracia, a empresa criada em 2008, teve tanto sucesso no segmento que até mesmo grandes hotéis e pousadas de luxo entraram nele para divulgar seu negócio e atrair mais hóspedes, sendo uma dos principais para movimentar o setor de viagens.
A principal proposta da plataforma é trazer facilidade para encontrar locais de hospedagem, facilidade no pagamento e para eventuais cancelamentos para os usuários.
3. Dog Hero
A startup era voltada apenas para hospedagem e passeios com animais de estimação, mas, com o tempo, decidiu inovar e trazer novos serviços:
- pet sitter: o colaborador vem à casa da pessoa para ficar e cuidar do animal;
- pet creche: a pessoa deixa seu animal para passar o dia enquanto trabalha;
- serviços veterinários.
Desse modo, a pessoa pode se cadastrar em uma plataforma e se registrar como dono ou cuidador, colocando quais serviços deseja ofertar, a sua cidade e os horários disponíveis.
Leia mais e entenda sobre: Gestão da inovação: o que é, como aplicar e mais!
Portanto, a inovação radical deve ser muito bem pensada antes de ser realizada, identificando as oportunidades do mercado e como pode se sobressair diante da concorrência, além da necessidade de monitorar constantemente o processo.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender ainda mais sobre os tipos de inovação e como podem fazer a diferença para um negócio, — acesse outros conteúdos do CESAR. Aproveite e conheça também nossos materiais ricos para download gratuito!