logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

6 min para ler


CESAR .


2023-04-24T00:00:00

Negócios


Inovação incremental: o que é, objetivos, como fazer e mais!

A inovação é o que move, praticamente, todos os setores do mercado. Por meio dela, é possível ter novas ideias sobre processos, produtos ou formas de aprimorar uma solução já existente, seja para utilizá-la interna ou externamente à organização.

Embora pareça que as empresas estejam constantemente em busca de desenvolver e lançar o próximo produto revolucionário, na realidade, muitas vezes é mais viável e rentável se concentrar em melhorias mais sutis de produtos ou serviços já existentes.

Nesse sentido, a inovação incremental – o processo pelo qual as empresas pensam e inovam seus produtos e serviços – não tem como objetivo gerar grandes projetos inéditos em seu negócio para causar impacto, e sim, estar sempre pensando no lançamento de melhorias visíveis e constantes.

Quer saber mais sobre esse tipo de inovação? Separamos tópicos fundamentais para te explicar o que é a inovação incremental, quais são suas características, objetivos e benefícios!

Inovação incremental: o que é?

O conceito de “inovação incremental” refere-se a uma série de melhorias feitas nos produtos ou serviços existentes de uma empresa. Geralmente, essas melhorias de baixo custo ajudam a diferenciar ainda mais uma empresa da concorrência enquanto desenvolvem as ofertas atuais. Nesse tipo de inovação, buscam-se mudanças contínuas e graduais durante os processo de produção ou na entrega.

Assim, podemos defini-la como a busca constante por pequenas melhorias ou até a inclusão de um novo recurso que auxilie a chegar em uma mudança relevante, sempre em busca da eficiência. Geralmente, as empresas usam essa estratégia para reter clientes, permanecer relevantes no mercado e equilibrar seus portfólios de inovação.

Além disso, essa é uma inovação considerada menos arriscada, visto que sua abordagem é menos disruptiva e não muda o cenário completamente, melhorando um ativo já existente. A sua grande vantagem é a redução de investimentos para inovar, mas com grande potencial para causar impactos e resultados positivos.

Como funciona a inovação incremental?

Mulher apontando para um quadro

Para implantar a inovação incremental, é fundamental cultivar a Cultura de Inovação e preparar as equipes para sempre terem o hábito de pensar em melhorias para os serviços ou produtos da empresa.

Dessa maneira, além da identificação do que será feito, é pertinente ter em mente os seguintes pontos:

  1. Identificar qual processo, serviço ou produto será aprimorado;
  2. Promover um brainstorming sobre como serão os projetos de inovação;
  3. Realizar pesquisas de mercados sobre o segmento a ser explorado;
  4. Selecionar as melhores ideias, aquelas que apresentam mais potencial e que sejam mais promissoras para o negócio – ideias escaláveis;
  5. Iniciar o desenvolvimento dos projetos de inovação, realizar de testes e monitorar a execução;
  6. Atestar o bom funcionamento da ideia e disponibilizá-la para os usuários.

Importante destacar que, depois de implementar a ideia inovadora, é necessário avaliar os efeitos causados e buscar por feedbacks para entender os impactos causados e possibilidade de melhorias

Para entender mais sobre a prática e execução de projetos de inovação, leia também: um olhar na inovação e outro na eficiência operacional: o equilíbrio é necessário.

Principais características da inovação incremental

Como sabemos, a inovação incremental é voltada para melhorias com focos mais específicos, mas que contribuem para o negócio a curto e a longo prazo e melhoram processos ou serviços. Além disso, nessa inovação também temos as seguintes vantagens:

  • Maior probabilidade de assertividade e sucesso;
  • Custo relativamente mais baixo;
  • Menor margem para que a empresa se torne obsoleta;
  • Resultados bastante positivos a partir de mudanças pequenas, graduais e contínuas.

A inovação incremental tem um poderoso impacto nos processos internos e na produtividade de uma empresa. Essa abordagem oferece ganhos constantes de eficiência, ajudando a estabilizar os modelos de negócios existentes antes do lançamento de novos empreendimentos. Além disso, ajuda a descobrir e nutrir novas ideias que podem funcionar em conjunto com os negócios atuais.

Um dos principais objetivos da inovação incremental é fortalecer os processos e serviços ofertados pela organização, buscando melhores formas de execução de projetos. Além de lembrar, continuamente, os consumidores da existência da sua empresa, a inovação incremental também prolonga a vida útil de um produto ou serviço no mercado.

Muitas vezes, essa tipo de inovação é suficiente para manter a atenção do consumidor e a organização ganha tempo e recursos para a criação de novos produtos.

Exemplos de inovação incremental

Apesar da inovação incremental não modificar totalmente uma solução, projetos de inovação desse caráter podem fomentar mudanças valiosas, com resultados visíveis.

O exemplo mais famoso de uma inovação incremental é a famosa caneta BIC, que durante todos esses anos no mercado, suas mudanças foram quase imperceptíveis. Ela teve mudanças como a abertura em sua estrutura para aliviar a pressão e a abertura na tampa para ventilação.

Exemplos de inivação incremental

O popular Gmail do Google foi resultado de várias inovações incrementais ao longo dos anos. Similar a outros provedores de e-mail na década passada, foi sendo aprimorado com algumas características novas que o diferenciavam.

As primeiras que mereceram destaque foram o maior espaço de armazenamento e melhores filtros de spam. Atualmente, já temos o bate-papo, a predição de texto e a visualização de arquivos do pacote Office, além de muitos outros recursos do Google conectados a conta do usuário.

Quando a inovação incremental pode ser aplicada?

O primeiro passo é entender como está a situação da empresa, para isso, é importante saber identificar como está sua jornada de inovação. Assim, conferir como estão os processos, produtos e/ou serviços prestados.

É fundamental efetuar todo o planejamento, entendendo qual solução será melhorada e como o projeto será executado. A inovação deve ser implantada apenas quando os estudos estiverem validados e os responsáveis elencados.

Confira o papel da liderança na construção de uma cultura inovadora.

Não importa o setor que a empresa faz parte ou como ela se estabeleceu no mercado, o ideal é estar sempre inovando. Mas isso não significa que é preciso reinventar a roda ou lançar uma nova estratégia de inovação disruptiva todos os meses. Com a inovação incremental, sua empresa pode dar passos pequenos, mas significativos, para manter uma vantagem competitiva.

Uma estratégia para empresas que estão sempre se reinventando

A inovação incremental é um processo que auxilia a empresa a buscar por novos meios de produção
e a ficar com processos e serviços mais otimizados, garantindo que não fique parada no tempo.

Para sua empresa implementar a Cultura da Inovação é fundamental dar os primeiros passos rumo a isso, entendendo como ela funciona, como implementar na instituição, entre outros fatores.

Acesse e confira o nosso Guia de Cultura de Inovação e entenda como ela pode impulsionar resultados para a sua organização.


inovação