logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

4 min para ler


CESAR .


2023-10-31T20:14:15

Tecnologia


IA para todos: Projeto inovador do CESAR e da Lenovo no Tech World ’23”

Homem fazendo sinais que são reconhecidos por computador

Após cinco anos de trabalho pioneiro para projetar um tradutor de linguagem de sinais em tempo real ao lado de engenheiros e pesquisadores do CESAR, a Lenovo abriu sua conferência anual Tech World ’23 em Austin, Texas, na semana passada, com a primeira demonstração pública ao vivo da inovação. Isso serviu como o momento de abertura para cumprimentar os participantes do evento antes do discurso principal do presidente e CEO da Lenovo, Yuanquing Yang, que destacou uma linha única de inovadores do setor e CEOs globais que estão trazendo a visão da Lenovo de IA para Todos à vida para a multidão presente.

A grande revelação pública começa com um desenvolvedor de software brasileiro chamado Gabriel Lima cumprimentando silenciosamente a lotada sala de conferências usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua oficial de sinais do Brasil. Após um breve vídeo de introdução, Gabriel retorna ao palco para sinalizar novamente, mas desta vez para demonstrar a tecnologia que utiliza visão computacional e um motor de IA original projetado em colaboração com o CESAR ao longo de cinco anos de desenvolvimento em P&D.

A barreira da linguagem entre Gabriel e o público desaparece instantaneamente quando uma câmera captura os movimentos precisos das mãos de Gabriel e a solução os traduz em tempo real para texto e voz em inglês para a audiência. Assista aos momentos surpreendentes da abertura da conferência aqui:

A equipe de P&D construiu a nova solução de IA para facilitar interações onde um intérprete de língua de sinais pode não estar disponível, seja em espaços de varejo ou hospitais, aumentando a autonomia e criando conexões. Dezenas de surdos e pessoas com deficiência auditiva que usam a Libras contribuíram com milhares de horas de dados de vídeo anonimizados para criar o conjunto de treinamento e avançar na IA, que eventualmente será treinada para compreender outras línguas de sinais do mundo.

Alcançar a captura e tradução de vídeo em tempo real entre idiomas requer uma quantidade imensa de dados, incluindo os gestos individuais para cada palavra e a sintaxe de cada sentença. Assim como os sotaques regionais em uma língua falada, como o inglês, podem ser dramaticamente diferentes, os movimentos e estilos podem ser distintos para indivíduos na Libras.

Para enfrentar o desafio dos dados, a Lenovo colaborou com o centro de inovação brasileiro CESAR, compartilhando experiência na captura e catalogação de vídeos para estabelecer as bases para a IA, a Lenovo e o CESAR criaram um conjunto de dados com milhares de vídeos em Libras para treinar o algoritmo central a identificar e contextualizar gestos individuais. Em seguida, a Lenovo liderou o desenvolvimento da revolucionária IA no centro da solução.

A iniciativa entre o CESAR e a Lenovo é a primeira do mundo, com potencial para uma aplicação universal. No final das contas, o sistema tem como objetivo promover a participação ativa de pessoas surdas como comunicadores, quebrando as barreiras existentes e promovendo uma sociedade mais inclusiva. Leia mais sobre esse projeto de colaboração Lenovo | CESAR P&D no Forbes.

Possui um desafio de inovação tecnológica? Conte com o CESAR como parceiro

O CESAR tem muito orgulho de fazer parte da solução inovadora “IA para todos” da Lenovo, que promove a inclusão. Essa inovação, resultado de cinco anos de trabalho colaborativo, reduz as barreiras linguísticas e capacita indivíduos como Gabriel a se comunicarem facilmente com o mundo. Este momento nos lembra que, com determinação e cooperação, podemos alcançar feitos notáveis.

No ano passado, nossos mais de 1.100 funcionários altamente qualificados executaram mais de 135 projetos para mais de 60 clientes em 20 setores diferentes. Se sua organização está buscando enfrentar grandes desafios com um orçamento de tamanho médio, vamos conversar sobre como o CESAR pode ajudar.


iainovaçãopd na indústria