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CESAR .


2023-04-11T00:00:00

Negócios


Gestão da inovação: o que é, como aplicar e mais!

Inovar é essencial para manter a competitividade dos negócios e aprimorar soluções, serviços e produtos. E o ato de inovar pode se resumir em criar algo novo ou aprimorar uma solução já existente, gerando valor mais valor no final. No entanto, para potencializar resultados, é necessário realizar a gestão da inovação, em uma estratégia associada à Governança da Inovação, a fim de sistematizar, organizar e monitorar os processos continuamente.

Quer conhecer esse conceito mais a fundo? Continue a leitura e entenda o que é a gestão da inovação, sua importância, benefícios para as empresas e muito mais. Confira!

O que é gestão da inovação?

Gerir uma inovação é o processo de gerenciamento de ideias, organizando-as em começo, meio e fim. Essa sistematização ocorre por meio da ideação, validação e processamento e, por fim, a geração de resultados. Por meio desse modelo de gestão, os objetivos da empresa se tornam mais claros e o valor é agregado para os clientes, colaboradores e parceiros.

Assim, entende-se que a Governança da Inovação é um conjunto de métodos, processos, práticas e métricas utilizados para conectar iniciativas e projetos das empresas à sua estratégia de inovação.

Um exemplo de aplicação da gestão da inovação, é o caso da Neoenergia em parceria com o CESAR. Nesse case, a empresa nos procurou para desenvolver uma melhor estruturação das atividades visando enriquecer o aprendizado organizacional e aumentar o retorno sobre os investimentos em inovação.

Para solucionar o desafio trazido, aplicamos a nossa metodologia própria para a Governança da Inovação, a Go.In, cujo objetivo é apoiar empresas no alinhamento de suas práticas de inovação à estratégia da organização, monitorar a evolução dos projetos e os impactos gerados, enriquecer o aprendizado organizacional e aumentar o retorno sobre investimentos em inovação.

Qual a importância da gestão da inovação?

Qual a importância da gestão da inovação?

A gestão da inovação é essencial para a competitividade do mercado. Por meio dela as empresas analisam as necessidades do mercado e aproveitam as oportunidades existentes, criando soluções que agregam e favorecem a competitividade entre os negócios. Além disso, empresas com melhores práticas de gestão da inovação gastam menos e trazem o dobro de receita em comparação com outras organizações.

Por meio da governança da inovação, as instituições adquirem uma visão sistêmica em seus negócios, valorizando os âmbitos sociais, econômicos e ambientais. Consequentemente, as empresas ganham visibilidade no mercado, alcançando mais clientes, parceiros e investidores.

Como a gestão da inovação e a governança da inovação se relacionam?

Governança da iInovação é responsável pordeve traçar as estratégias que deverão ser seguidas, de forma a Ela é a responsável por incentivar a criatividade nas instituições, criando maiores oportunidades de ideias que podem ser aplicadas durante a inovação.

Com o roadmap desenhado, o gestor da inovação entra em ação para gerenciar todo o processo de desenvolvimento da inovação, desde planejar, garantir a execução, monitorar as atividades até entregar a solução inovadora final. Tudo isso sempre visando os objetivos pré-estabelecidos. A governança avalia, monitora e direciona, já a gestão planeja, constrói e executa.

Como é um processo de gestão da inovação?

Para uma gestão eficiente, são necessários gestores qualificados que mantenham e prezem pela cultura da inovação da empresa. Esses gestores irão incentivar seus colaboradores a participarem ativamente de um processo de criação colaborativo.

O processo de gestão da inovação pode variar muito a depender das pessoas envolvidas, mas geralmente ocorre da seguinte forma:

1. Definição da tese de inovação

O ideal é iniciar com a promoção de encontros com os líderes da cada setor com o intuito de entender quais são as visões sobre inovação que existem dentro das equipes de trabalho. Esses momentos também podem ser reservados para:

  • O mapeamento dos processos utilizados para a execução das atividades;
  • Os objetivos buscados com as ações de inovação;
  • O orçamento disponível por parte da liderança.

Após essa definição, será necessário elencar os responsáveis por pesquisar sobre as principais tendências tecnológicas, regulamentares e de consumo, visto que ssas referências podem ser usadas para potencializar o projeto de inovação.

Com todos esses insumos mapeados, a empresa pode definir a Tese de Inovação a ser executada, considerando o atual cenário e as possíveis tendências, tornando o caminho mais claro para a organização a médio e longo prazos.

2. Estruture um portfólio de inovação

Para a execução da Tese de Inovação, é necessário definir um portfólio equilibrado de projetos e iniciativas. Então, é preciso ter uma meta de distribuição de projetos de inovação e avaliar a situação do seu portfólio atual.

Caso a distância entre a meta e o portfólio de inovação atual seja muito grande, é necessário estabelecer metas mais palpáveis com o intuito de atingir o objetivo em período viável para a organização, uma vez que mudanças radicais tendem a ser dolorosas e refletem na segurança e na produtividade dos colaboradores.

3. Tenha um framework e siga um método

Toda iniciativa de inovação deve passar por etapas de amadurecimento, com um escopo estratégico de execução bem definido, antes de chegar ao mercado.

Ter uma estrutura ideal para a inovação é essencial para ter sucesso no projeto, nesse sentido, é preciso definir etapas e critérios claros e objetivos, que apoiam a tomada de decisão sobre os investimentos em cada fase do projeto. Essa etapa funciona como um funil para os projetos de inovação.

4. Monitoramento dos avanços do projeto

A Governança da Inovação é totalmente baseada em métricas que possibilitam o acompanhamento do funil de projetos e iniciativas. A partir dela, é possível verificar se as orientações definidas na Tese de Inovação e as metas estabelecidas no Portfólio de Inovação estão sendo alcançadas.

Para garantir esse alinhamento estratégico, as equipes precisam entender os seus indicadores (KPIs) e realizar o acompanhamento em seus processos a porcentagem das metas atingidas. Nesse momento, é importante trabalhar com um número enxuto de métricas que atendam à realidade do negócio.

5. Comunicação da estratégia para toda a organização

Após a definição do processo de Governança de Inovação, é fundamental deixar todos os colaboradores cientes das mudanças e dos projetos a serem executados para que não haja um desalinhamento entre as equipes.

Para isso, a gestão deve promover apresentações para todos, garantindo que tenham acesso às informações necessárias para entender a estratégia e o processo de inovação em que estarão inseridos.

É fundamental lembrar que os projetos de inovação não devem ser executados apenas pelas lideranças, mas por todos da organização, que devem ser inseridos e assumir as responsabilidades para contribuir para o alcance dos resultados. A transparência é fundamental para estimular a participação e o engajamento de todos.

Qual é o papel da gestão de inovação nas empresas?

Duas pessoas escrevendo em um quadro

A gestão de inovação, em conjunto com a Governança, é responsável por criar uma visão estratégica e um ambiente criativo e propicio para novas ideias que ajudam a atingir as metas estabelecidas pela empresa. Além disso, a gestão também desenvolve estratégias que contribuem com objetivos futuros da instituição, valorizando e promovendo melhorias constantes em todos os processos.

Todas as atividades desenvolvidas contribuem para a geração de valor para a empresa. Esse valor gerado pode ser visto em forma de lucro, mas também reflete nos objetivos de crescimento da organização.

4 benefícios que a gestão da inovação promove

A gestão da inovação, quando aplicada corretamente nas empresas, pode trazer diversos benefícios. Confira quais são os principais:

1. Vantagem competitiva

A gestão de inovação incentiva a melhoria contínua em produtos e serviços, sendo um diferencial para empresa. Consequentemente, isso cria uma vantagem competitiva, uma vez que as inovações reduzem custos e aumentam a produtividade, melhorando o posicionamento da marca no mercado.

2. Atração de novos talentos

Empresas que incentivam a participação e a criatividade dos colaboradores, chamam a atenção de talentos que buscam novos desafios na carreira. Os sujeitos que buscam ambientes inovadores, geralmente, são muito empenhados e engajados, além de se sentirem a vontade para compartilhar suas ideias e contribuir com a geração de valor para a empresa e para a sociedade.

3. Valorização da marca

A inovação é um dos fatores que mais valorizam uma marca e a destaca no mercado. Isso acontece, porque a organização transparece sua vontade por criar algo novo e agregar valor para seus clientes, fazendo com que a mesma se torne uma referência frente ao mercado.

4. Oportunidade de novos mercados

A gestão de inovação analisa as brechas existentes no mercado, fazendo com que inovações sejam criadas para explorar essas carências. Com isso, novos mercados podem ser explorados e expandidos, criando uma base de clientes nova. Consequentemente, o lucro da empresa crescerá, tornando sua força de mercado cada vez maior.

A propósito, aproveite e confira nosso material sobre disciplina e eficiência na inovação! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!

O CESAR é um centro de inovação que pode co-criar soluções inovadoras para sua empresa. Temos uma metodologia proprietária voltada para a Governança da Inovação e podemos aplicá-la, de forma personalizada, para a estratégia do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato e converse com um de nossos consultores!


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