6 min para ler
CESAR .
2023-11-07T20:08:36
Tecnologia
Embrapii: como captar recursos para projetos de inovação?
A inovação é um das premissas que garante o desenvolvimento e a solidez para diversas áreas da sociedade atualmente. É com um mindset inovador que algumas empresas saem na frente de outras e se tornam grandes potencias em seus nichos de atuação.
Nesse sentido, ter um setor interno ou parceiros focados em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é o que garante que a inovação aconteça conforme a projeção de futuro da organização, com todos seus vieses e princípios.
Para impulsionar o crescimento, considerar o apoio da Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial — pode ser um excelente passo. Com essa colaboração, organizações têm a chance de transformar projetos inovadores em realidade, abrindo caminho para novas direções no mercado.
Gostaria de saber mais sobre como a Embrapii opera e como ela pode ajudar na captação de recursos para projetos de inovação da sua empresa? Siga com a gente nesta leitura.
O que é a Embrapii?
A Embrapii é uma Organização Social vinculada ao Poder Público Federal que apoia instituições que desejam começar pesquisas tecnológicas na Indústria Brasileira. Nesse sentido, é o órgão que auxilia a fomentar o crescimento das empresas, proporcionando suporte financeiro, percepções e auxílio para gerir o cronograma.
Com início em 2013, a empresa já ajudou cerca de 2 mil projetos a impulsionar novos mecanismos e operações. Boa parte dos projetos da Embrapii são focados na Indústria 4.0, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), agroindústria, alimentos e saúde e outros setores vinculados a esses segmentos da economia.
Vantagens de utilizar a Embrapii para projetos de inovação
Quando uma empresa se encaixa no programa, as vantagens que vem juntamente com a aceitação vão além do suporte financeiro, ela também terá uma rede ampla de parceiros e incentivos de várias partes. Entenda melhor sobre os benefícios da Embrapii:
Suporte financeiro
O principal destaque e benefício de fazer uma parceria com a Embrapii é, sem dúvidas, o suporte financeiro fornecido, principalmente pelo fato de que quando aceito, os valores destinados às instituições não precisam ser devolvido posteriormente. Consequentemente, esse fator é o que determina as empresas procurarem o apoio para tirar seus projetos do papel e colocá-los em ação.
Com a aprovação do seu projeto pela Embrapii, a organização pode ser beneficiada com até um terço do financiamento necessário. Esse apoio pode ser um grande diferencial, especialmente considerando que projetos de inovação industrial, embora variem em escala e custo, frequentemente requerem recursos significativos para sua execução.
Rede de parceiros e centros de pesquisa
A Embrapii se destaca por sua ampla rede de unidades, cada uma trazendo suas qualidades únicas que impulsionam a criação de inovações. Assim, as instituições parceiras têm acesso a esses centros especializados para obter ideias valiosas e contar com o suporte de uma equipe dedicada ao longo de seus projetos.
Com isso, a empresa deve estar aberta para fazer trocas com outras, compartilhando e recebendo ensinamentos que podem fazer diferença para os seus colaboradores.
Requisitos para aprovação de projetos
Para acessar os benefícios da Embrapii, a empresa deve primeiramente se enquadrar nas atividades econômicas classificadas pelas CNAE de números 5 a 33, 62.01-5 e 62.03-1. Adicionalmente, há duas modalidades de projetos que qualificam para o apoio
- 1. Projetos individuais ou em cooperação, direcionados a empresas cuja Receita Bruta Operacional (RBO) supera os R$ 90 milhões.
- 2. Projetos em cooperação que incluam ao menos uma empresa com RBO de até R$ 90 milhões.
Para que um projeto seja elegível ao incentivo, ele deve se situar entre as etapas de desenvolvimento tecnológico conhecidas como TRL 3 a 6. Isso significa que sua proposta deve estar em um estágio que inclua desde a concepção até a experimentação prática.
Outro fator que deve ser analisado é a respeito de qual unidade da Embrapii faz mais sentido para o cada modelo de negócio, visto que há mais de 90 unidades espalhadas e com vertentes diferentes. Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa para compreender e solicitar todos os outros documentos necessários para dar entrada no incentivo.
Como captar recursos da Embrapii: passo a passo
Quando a empresa estiver no processo para solicitar o incentivo da Embrapii, é necessário estar atento a alguns passos para que todo o cronograma saia correto e tenha maiores chances de ser aceito. Confira o passo a passo de como deve ser o procedimento até a possível captação do recurso.
1. Identificação do projeto e preparação da proposta
Antes de qualquer coisa, é necessário ter todo o processo do projeto finalizado, com toda a sua descrição, meios e como realizar cada etapa. Assim, ao fazer a identificação do projeto, é importante ter descrições completas e ricas para ilustrar a intenção dele.
2. Encontrar unidades Embrapii que se alinham ao projeto
Como há vários parceiros da Embrapii com nichos diferentes de atuação, é válido realizar um estudo de cada um e compreenda qual seria a melhor unidade para determinado projeto. Esse é um momento estratégico, visto que a escolha pode fazer diferença, não pelo fato de compromisso dos parceiros, mas, sim, com o alinhamento dele com a empresa.
3. Envio de proposta e documentação
O próximo passo é enviar a proposta para a Embrapii. Para submeter uma proposta não é preciso aguarda a publicação de um edital, a empresa pode enviar essa documentação em qualquer época. A partir disso, a Embrapii pode entrar em contato para entender sobre mais sobre a demanda do projeto e discorrer sobre as competências tecnológicas da empresa.
4. Avaliação, feedback e negociação
Após uma análise, a Embrapii fornece um feedback comunicando se a parceria será possível ou não. Caso o resultado for positivo, o próximo passo é a negociação, criando as condições necessárias para todas as fases do projeto e cláusulas de contrato.
É neste momento que também ocorrem possíveis alterações da proposta, revendo prazos, custos, propriedade intelectual e outros pontos que sejam relevantes. Por fim, passa-se à contratação de serviço, formalizando a parceria.
5. Liberação de recursos e acompanhamento
Com tudo delimitado entre as instituições e com o contrato assinado, é realizada a liberação do recurso e o projeto está liberado para entrar em execução, com o acompanhamento das entregas como planejado. Nessa hora, caso necessário, também é possível revisar as estratégias e fazer ajustes em busca de melhorias.
Desbravando o potencial da Indústria 4.0 com o apoio do CESAR e da Embrapii
A transformação digital está batendo à porta do setor industrial, e o CESAR, como uma unidade Embrapii credenciada, é parte disso. Com o nosso apoio, a incorporação de tecnologias habilitadoras como IoT, Inteligência Artificial e Big Data deixa de ser um desafio e se torna uma jornada estratégica. Apoiamos a empresas industriais na otimização de processos e automatizar suas ações, mas também elevá-los a um patamar de excelência operacional e inovação contínua.