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CESAR .


2023-09-18T21:23:33

Educação


Ford: Educação Corporativa para reskilling em competências de tecnologia da informação

Para a Ford, enquanto empresa que busca se posicionar como provedora de mobilidade e tecnologia, estar conectada e estar à frente significa ser competitiva e alavancar nossos negócios. E para isso precisamos que as pessoas que estão conosco em nossa jornada estejam preparadas – Bruno Figueiredo, Gerente de Desenvolvimento de Produto – Software Veicular.

Em um cenário global onde a tecnologia e a digitalização moldam de forma incisiva a maneira como vivemos e trabalhamos, a capacidade de adaptação e inovação nunca foi tão fundamental. Mesmo empresas centenárias e já consolidadas em inovação e adaptação, entendem a necessidade imperativa de desenvolver continuamente nas pessoas colaboradoras as competências e habilidades mais demandadas para o contexto atual.

É nesse contexto que a Ford, companhia pioneira em inovação automotiva, buscou o CESAR e a CESAR School para executar um programa de Educação Corporativa focado na capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com o objetivo de consolidar uma cultura de aprendizagem verdadeiramente alinhada com os desafios e oportunidades da atual Era Digital.

A importância da inovação na Indústria Automobilística

A inovação precisa ser uma máxima em qualquer setor ou empresa. Uma organização que possui um entendimento profundo das novas tecnologias habilitadoras é capaz de construir soluções inovadoras e, assim, se manter na vanguarda da sua respectiva indústria. Para o setor automobilístico, não é diferente: alavancar o conhecimento em tecnologia significa construir veículos mais inteligentes,  sistemas operacionais mais eficientes e processos mais ágeis.

Pensando nisso, o caminho escolhido pela Ford para inovar no mercado partiu do desenvolvimento dos colaboradores. A empresa possuía uma demanda de capacitar engenheiros e outras pessoas que não eram da área de desenvolvimento de software, promovendo, assim, o reskilling e upskilling desses profissionais para que assumissem atribuições mais relacionadas ao desenvolvimento de soluções digitais.

O programa de Educação Corporativa executado foi o NexT (Nova Experiência de Trabalho) e teve como objetivo desenvolver pessoas em competências e habilidades em projetos de desenvolvimento de software, fundamentos de programação nas linguagens Python e Java, e práticas de desenvolvimento para Back End e Engenharia de Dados. Além disso, a formação também contou com  disciplinas transversais como agilidade e UX Design.

“Nossa principal meta foi capacitar os colaboradores da Ford para que eles pudessem realizar transições para diferentes cargos e responsabilidades no setor de tecnologia da empresa. Através do NExT, viabilizamos uma formação prática e acelerada, capacitando até mesmo aqueles sem experiência prévia em programação, no emprego de métodos e tecnologias essenciais no processo de desenvolvimento de software.”- Rodrigo Cursino, Head de Projetos e Solucões Educacionais. 

Escuta ativa para desenhar uma formação transversal e estratégica

Para a composição do programa de formação, o CESAR realizou uma escuta para entender as principais necessidades da Ford. A partir disso, elaboramos um conteúdo programático com duas trilhas iniciais voltadas para disciplinas mais gerais e, em seguida, oferecemos aos colaboradores a possibilidade de escolherem entre duas  trilhas mais específicas para se aprofundar.

A primeira contou com temáticas ministradas para todos os alunos, a fim de promover o nivelamento e atualização dos conhecimentos que viriam a servir de base para as trilhas específicas. Esse momento inicial teve disciplinas como:

  • Lógica de programação;
  • Introdução à Programação com Python;
  • Programação Orientada a Objetos com Java;
  • Gerência de Configuração;
  • Métodos Ágeis;
  • Design Sprint.

Uma vez nivelados, na segunda fase,  a ideia era que os colaboradores pudessem escolher entre as trilhas de Back-end ou Engenharia de Dados. Contudo, devido ao planejamento de logística da formação,  todos os profissionais tiveram a oportunidade de concluir ambas as trilhas, uma seguida da outra, o que veio a tornar a formação ainda mais completa.

O NExT foi uma ótima oportunidade que a Ford proporcionou para colaboradores dispostos a aprender, inovar e fazer uma mudança (para alguns, radical até) de carreira dentro da empresa. Ter contato com professores fora do mundo automotivo, envolvidos com diversas tecnologias e metodologias contemporâneas, foi chave para expandir os conhecimentos e pontos de vista que nos permitem ir além quando pensamos em soluções que trazem benefícios para nossos clientes.” – Marcelo Amorim, aluno do NexT e Supervisor de Engenharia da Ford.

Grande alcance e engajamento dos colaboradores

Antes de dar início a formação, a Ford realizou um processo seletivo interno para escolher colaboradores com base no interesse que possuíam em passar por uma mudança de atuação (reskilling). No total, foram mais de 100 inscritos e 20 selecionados, grupo este que era formado por pessoas de áreas, skills e níveis hierárquicos diferentes (de juniores a executivos).

O curso durou, aproximadamente, sete meses e  foi realizado no formato remoto, assim, a Ford teve menos custos operacionais (logística/alocação), mais conforto e, ao mesmo tempo, possibilitou maior compromisso e dedicação dos colaboradores nas aulas online. Para além disso, como não houve limitação geográfica, a organização teve mais liberdade de alcançar colaboradores estratégicos de diferentes locais do Brasil, expandindo a inovação pelo país.

Para otimizar a aprendizagem, foi montada uma estratégia para que a formação consumisse apenas uma parcela do horário de trabalho dos colaboradores, das 16h às 19h. Como esse período é ao final da jornada,  as pessoas não estavam mais presas a reuniões e compromissos. Essa abordagem possibilitou o engajamento do time e permitiu que todos os colaboradores pudessem dedicar tempo à aprendizagem e, consequentemente, 100% dos alunos concluíram o curso.

Principais frutos plantados e colhidos por meio da Educação Corporativa 

Ao capacitar seus colaboradores, a Ford pôde aumentar e consolidar mais ainda o seu time de desenvolvimento de software e, consequentemente, elevar a produtividade e entregas. Além disso, a formação também possibilitou promoções e progressões de profissionais e executivos.

Hoje, os alunos do NexT se tornaram replicadores internos, passando a compartilhar o compartilhamento adquirido na formação com o restante da organização. O  programa criou esse efeito exponencial, tornando capaz a atração e desenvolvimento de novos talentos internamente.

“Estávamos em busca de uma instituição com bagagem, consolidada no mercado, e com profissionais qualificados para entregar o que a gente precisava. […] Outro ponto foi trazer uma visão externa diferente. Nós temos um capital intelectual gigante, mas queríamos fazer essa descoberta fora da nossa concha. Foi muito edificante trazer essas visões externas, o CESAR como um grande pólo de conhecimento, trouxe para nós o que está acontecendo fora do nosso conhecimento.  Essa parceria fez com que a gente abrisse novas oportunidades”. – Bruno Figueiredo, Gerente de Desenvolvimento de Produto – Software Veicular.

Desenvolva os talentos da sua empresa com o  CESAR 

Desenvolver habilidades e conhecimentos em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)  é uma forma de habilitar colaboradores para que pensem em novas frentes de atuação, soluções inteligentes para problemas complexos, melhorias de processos e até novas formas de gerar valor para a empresa.

Inovar é uma estratégia que produz efeitos e resultados. E o CESAR pode ser um parceiro estratégico para desenhar e executar um programa de Educação Corporativa para formar colaboradores em habilidades de inovação, tecnologia e Design.

Conheça mais sobre como a educação corporativa pode ser a maneira ideal de solucionar os problemas da sua organização. Fale com um consultor do CESAR.


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