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CESAR .
2023-04-05T00:00:00
Educação
Como criar um plano de Educação Corporativa: O caminho para desenvolver talentos nas empresas
Atrair, desenvolver, impactar. Desafios globais para as empresas quando se fala sobre captação e retenção de talentos em tempos de transformação acelerada, mercados em crise e, especialmente na área de tecnologia, escassez de qualificações. Em 2022, o setor de TI no Brasil teve alta de quase 23% em relação ao ano anterior. Até 2025, estima a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), as companhias do ramo vão demandar quase 800 mil profissionais num país onde, segundo o mesmo estudo, são formados apenas 53 mil por ano. Onde está a solução? Nas palavras de Silvio Meira, podemos encontrar um norte. “Toda boa empresa é uma boa escola”, diz o fundador do CESAR e professor extraordinário da CESAR School. Isso tem nome: Educação Corporativa.
Institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, com um projeto de formação para novas competências vinculadas às estratégias empresariais, é o objetivo da Educação Corporativa, essencial para garantir uma equipe qualificada e atualizada. A prática é cada vez mais requerida, pois além de servir como um guarda-chuva estratégico para a companhia e um motor de desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentiva o crescimento profissional e pessoal.
“Implementar ou fortalecer um programa de Educação Corporativa é vetor de mudanças, pois evidencia apoio às pessoas no desenvolvimento de suas competências para além de treinamento e capacitação”, explica Carla Alexandre, coordenadora de projetos em Educação Corporativa no CESAR.
Dentro do plano de Educação Corporativa, os colaboradores são formados a partir de um sistema pautado pelas competências estratégicas da empresa, desdobradas nas habilidades esperadas para eles. Ou seja, é uma prática coordenada de gestão de pessoas e de conhecimento, tendo foco na orientação planejada de longo prazo de uma organização. O processo formativo, em vez de estruturar conteúdos, foca nas capacidades a serem trabalhadas nos colaboradores, pensadas para fortalecer os laços e a cultura organizacional.
A Educação Corporativa também é uma importante ferramenta de preparação dos colaboradores para acompanhar as rápidas mudanças impostas por novas tecnologias e por uma sociedade cada vez mais digital. Trata-se de um grande diferencial competitivo.
Transformar o mundo através das pessoas
No plano de Educação Corporativa, também é importante explorar as chamadas soft skills. De acordo com o relatório Future of Jobs, do World Economic Forum (WEF), criatividade, inteligência emocional, adaptabilidade, atitude empreendedora e pensamento abdutivo são listadas entre as principais competências do futuro. E para além das skills, é preciso trabalhar o upskilling e reskilling, ou seja, requalificação para melhorar ou substituir a habilidade atual por outra de maior valor para a organização ou o mercado.
“A educação é uma forma de inovar, de transformar o mundo através das pessoas e, por isso, formar melhores profissionais dentro de uma empresa deve ser uma preocupação constante”, afirma Karla Godoy, COO do CESAR e executiva à frente do time de Gente e Gestão.
O passo a passo para a criação
Para criar um plano de Educação Corporativa efetivo, é necessário seguir alguns passos importantes:
1. Identifique as necessidades de aprendizagem
Para realizar uma análise das competências necessárias para o sucesso dos colaboradores em suas funções, é preciso identificar as lacunas de conhecimento que impedem o desenvolvimento profissional. Isso pode ser feito através de pesquisas de opinião, avaliações de desempenho, entrevistas individuais ou em grupo, entre outras ferramentas.
Com base nas necessidades de aprendizagem, é importante estabelecer objetivos claros para cada ação de desenvolvimento de competências. Esses objetivos devem ser realistas, específicos e mensuráveis, e será a partir deles que sua empresa deve criar suas métricas de acompanhamento para verificar o quanto as ações de Educação Corporativa estão sendo efetivas.
3. Escolha as metodologias de ensino
Com objetivos definidos, é hora de escolher as metodologias para desenvolver as competências identificadas. Podem incluir aulas presenciais, treinamentos online, mentoring, coaching, e-learning, entre outras formas de melhor adaptação às necessidades da empresa e dos colaboradores.
4. Crie um cronograma
É importante definir um cronograma detalhado, com as datas e prazos para cada atividade de aprendizagem, bem como os recursos necessários para cada uma delas.
5. Selecione os recursos
Materiais didáticos, instrutores, softwares e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento das competências identificadas.
6. Monitore os resultados e avalie o desempenho
Após as atividades de aprendizagem, é importante implementar um sistema de avaliação do desempenho e acompanhamento das métricas definidas, para apurar o retorno do investimento, efetividade das ações e identificar possíveis necessidades de ajustes.
Isso pode incluir a realização de pesquisas de opinião, avaliações de desempenho, acompanhamento de dashboard com as métricas de sucesso do plano, feedback dos colaboradores e outros mecanismos de acompanhamento.
Educação Corporativa para reduzir o turnover e os gaps de formação
Organizações com desafios para captar talentos precisam de agilidade para aumentar a senioridade desses profissionais e reduzir a rotatividade. O Brasil é considerado o país com o maior índice de turnover no mundo, segundo pesquisa da Robert Half (2021), com taxa superior ao dobro da média mundial.
A concorrência assimétrica trazida pela transformação digital é outro fator de dificuldade, no qual organizações maduras de setores mais tradicionais competem por talentos com startups e outras empresas digitais, nacionais e internacionais, que oferecem benefícios e salários atrativos.
Empresas sem posicionamento como escola perdem potencial capital humano em meio a um mercado hiper competitivo em um cenário atual de apagão da mão de obra qualificada. Em estudo da McKinsey & Company (2020), 87% dos entrevistados responderam que suas organizações já enfrentam ou enfrentarão nos próximos cinco anos gaps de formação em algumas competências no quadro de colaboradores.
Neste contexto, fica evidente que a melhor forma de enfrentar o desafio do desalinhamento entre o
perfil profissional que as empresas na nova era digital precisa, e a qualificação da mão de obra disponível, é a educação. As empresas precisam ser protagonistas na formação do profissional que elas tanto precisam, e a Educação Corporativa atua para promover esse elo entre o perfil esperado pelas organizações e a qualificação dos profissionais disponíveis para ocupar estas vagas.
Tanto em relação a questões técnicas (hard skills), quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais e comportamentais (soft skills), o CESAR pode desenhar e desenvolver o programa de Educação Corporativa personalizado para a sua empresa.
Para saber mais, preparamos um Guia com mais informações para você se aprofundar nesta temática, e disponibilizamos consultores para tirar dúvidas e ajudar você e a sua empresa a encontrar o melhor modelo de Educação Corporativa para seus objetivos estratégicos. Fale com um consultor do CESAR!