logo
EN
HomePortfólioCasesEducação

7 min para ler


CESAR .


2023-04-19T23:19:46

Educação


Neurotech e Valcann: Doutorado da CESAR School conecta mercado e pesquisa ao lidar com desafios reais

O computador trazido pela mãe, da empresa de fabricação de equipamentos eletrônicos onde trabalhava, e o famigerado 486 DX4 de um amigo despertaram os primeiros sinais de interesse por tecnologia nos então garotos Domingos Monteiro e Carlos Diego Cavalcanti. “Tive a sorte de ter acesso à computação muito cedo, com 11 anos eu já brincava, jogava, programava e me fascinava ao fazer as máquinas aceitarem comandos”, diz Domingos.

Domingos se tornou CEO da Neurotech, empresa recém-adquirida pela bolsa de valores B3 por cifra bilionária e eleita pela Forbes como uma das dez mais inovadoras do Brasil. Carlos Diego virou CEO da Valcann, recém-incorporada à global EPI-USE e premiada pela Amazon Web Services (AWS). Trajetórias de sucesso nas quais empreendedorismo e estudos estiveram estreitamente ligados.

A CESAR School teve papel importante na origem das duas companhias pernambucanas. E atualmente, a escola de inovação do CESAR volta a exercer influência no grande salto de ambas. Afinal, Domingos e Carlos Diego são alunos do Doutorado Profissional em Engenharia de Software e trazem, à School, desafios reais de suas empresas.

 

O projeto de pesquisa de Domingos é na área de ciência de dados, no qual propõe um método para extrair e definir o valor monetário de um dado: Monetização de Big Data: Plataformas e modelos de negócios.

“O que estou explorando no doutorado tem muito a ver com a trajetória da Neurotech, com o projeto que estamos fazendo com a B3 e provavelmente com o que vamos fazer nas próximas duas décadas. É um tema pesquisado há anos na academia, mas ainda muito em aberto. Ainda não existe um padrão, uma metodologia amplamente aplicada para você definir o valor de um dado, e este é o nosso desafio” – Domingos Monteiro.

O doutorando, que já teve vários artigos aceitos em conferências relevantes sobre o tema, afirma que os dados crescem de forma exponencial no mundo, e as empresas cada vez vão precisar tomar decisões baseadas neles. Para isso, elas precisam saber o valor que os dados têm.

A jornada da Neurotech

A Neurotech foi fundada no ano 2000, quando o mundo acabava de perceber que o Bug do Milênio foi só um medo coletivo e a Inteligência Artificial ainda engatinhava. Surgiu durante o mestrado, realizado na UFPE, quando o projeto escolhido por Domingos foi um trazido pelo CESAR, junto a algumas empresas, onde foi incubado.

“A grande hipótese era se seria possível usar IA para analisar risco de crédito no Brasil. A Neurotech surgiu dentro do CESAR nesse projeto de mestrado e, ao final de 9 meses, a gente percebeu que essa tecnologia já podia ser aplicada no mercado. Hoje em dia todo mundo fala em IA, mas na época era uma hipótese a ser validada. E, para a nossa sorte, aquela hipótese foi validada durante aquele projeto no CESAR.” – explica Domingos. 

Carlos Diego, CEO da Valcann e doutorando da CESAR School

Experiências como professor e aluno

Carlos Diego leciona desde 2010 e, em 2020, foi convidado a fazer parte do quadro de professores da graduação em Ciência da Computação da CESAR School. “Conheço o CESAR por dentro, sempre fui admirador, sei o quanto a instituição leva a sério o envolvimento da academia com o mercado e a sociedade. Então, foi muito natural a escolha pela School para o doutorado. Eu devo ter sido um dos primeiros a se inscrever”, conta o CEO da Valcann..

A pesquisa no doutorado está centrada na área de planejamento de capacidade em computação em nuvem e é intitulada “Um paradigma funcional para planejamento de capacidade de Computação em Nuvem”.

“Desde o final do mestrado, já vinha estudando computação em nuvem e fiquei profundamente envolvido e encantado, porque me permitia conectar todos os conhecimento que havia adquirido até então. E comecei ali o que viria a ser a Valcann” – afirma Carlos Diego. 

O empresário também destaca a trajetória da empresa do início, quando eram contratadas infraestruturas em data centers locais, até a migração de toda a estrutura para a Amazon Web Services (AWS), em 2016, quando começou o modelo de negócio realizado até hoje.

Desafios das empresas tratados na academia

Do mestrado de Domingos Monteiro, onde surgiu o projeto em Inteligência Artificial que deu origem à Neurotech, ao atual doutorado na CESAR School, 20 anos se passaram. Domingos afirma que sempre teve o desejo de fazer doutorado, mas estava full-time na empresa. Foi apenas quando ingressou em um doutorado acadêmico, em Economia, que percebeu como ele e o mundo de negócios nem sempre conversam.

“Quando precisei fazer uma viagem pela Neurotech e tinha um trabalho para entregar no doutorado, eu disse que mandaria por e-mail, mas a professora disse que não aceitaria, que eu tinha que apresentar pessoalmente. Obviamente, optei pelo meu empreendimento e precisei abrir mão do doutorado naquele momento. Foi quando soube do Doutorado Profissional em Engenharia de Software da CESAR School” – Domingos Monteiro.

O CEO afirma que o doutorado acadêmico é muito diferente do profissional. O programa e as aulas não conflitam com o dia a dia empresarial. No acadêmico, ele saía da Neurotech, corria para a universidade, voltava para a empresa, o que atrapalhava dos dois lados.

“O doutorado profissional já parte do pressuposto que você vai pesquisar algo que vai aplicar no teu dia a dia de negócios. Eu confesso que já tinha desistido do doutorado, apesar de ser um desejo meu, mas o profissional aqui do CESAR encaixou perfeitamente com o meu desejo e a minha necessidade.” – afirma Domingos.

Carlos Diego também teve um hiato entre o mestrado e o doutorado, de quase dez anos. A sua inha carreira profissional foi ganhando tração, a Valcann foi crescendo e se tornou muito difícil conciliar. Com o Doutorado Profissional da CESAR School, no entanto, ele percebeu uma relação direta com os desafios diários da empresa. “Há uma conexão forte do que vivo na Valcann com o que estou lecionando e estudando. É um ecossistema que permite acelerar e pensar numa solução com aplicação real e prática”, avalia.

 

Muito além de um curso

Quais são os problemas que você tem na sua empresa que podem ser resolvidos a partir de boas questões acadêmicas? De acordo com Domingos o doutorado da CESAR School acaba com aquela ideia de que você será um grande especialista numa coisa muito pequena. Ele, na verdade, terá como missão um resultado aplicado numa empresa e isso poderá fazer uma grande diferença, deixar um legado”, conclui.

“O doutorado acadêmico capacita e habilita a resolver problemas. Tem formações com disciplinas para ajudar no processo de pesquisa, claro, mas ele está centrado em como construir a solução daquele problema. Há uma rede de apoio, com profissionais, professores e alunos capazes de colaborar, um ecossistema todo conectado para envolver academia e mercado, e somos agentes deste processo” – avalia Carlos Diego. 

 

Carlos menciona, ainda, o programa de estágio promovido pela Valcann para buscar e formar talentos dentro da CESAR School, de acordo com o empresário, o programa é um alimentador de processos de empreendedorismo e inovação. Indo muito além de um curso.

Os benefícios da Educação Corporativa

A Educação Corporativa (EC) comporta projetos e ações de formação e desenvolvimento promovido por organizações para manter uma cultura de aprendizagem contínua.

César França, coordenador de Pesquisa e Cooperação da CESAR School, explica: “Não é de hoje que aEducação Corporativa vem se configurando como uma tendência de mercado, como mostram as pesquisas. As empresas mais inovadoras de qualquer mercado já perceberam que o seu principal valor está nas pessoas, e que a Educação Corporativa é uma forma de capitalizar ainda mais o seu conhecimento e exaltar os seus diferenciais competitivos”.

Baixe nosso Guia de Educação Corporativa.

Implementar um programa de Educação Corporativa é vetor de mudanças, pois evidencia apoio às pessoas no desenvolvimento de suas competências para além de treinamento e capacitação. Para isso, o CESAR conta com uma gama de formações para a estratégia de Educação Corporativa da sua organização.

Além do Doutorado Profissional, temos outros formatos como: cursos In Company, mestrado, residência em TI ou Jornadas de Inovação. Achou interessante e deseja o apoio do CESAR para desenhar um programa de educação corporativa para a sua empresa?  Entre em contato com a gente e fale com um consultor.


doutoradoengenharia de softwareneurotechpesquisa