3 min para ler
CESAR .
Publicado em: 11 de fevereiro de 2025
Pessoas
Da coleta à decisão: como profissionais de dados estão transformando negócios no CESAR

Existe um elemento capaz de encurtar o caminho entre incertezas e uma tomada de decisão mais assertiva no ambiente empresarial. Ao transformar dados brutos em insights sobre processos, previsão de demandas, eficiência operacional e tendências de mercado, o setor de Data tem se fortalecido como um dos elementos centrais na melhoria da eficiência entre negócios de variados setores. Alguns profissionais atuam diretamente na “tradução” de números em informações estratégicas, como Data Scientist, Data Analyst e Data Engineer.
Com três verticais de serviços – Soluções, Ventures e Educação – o CESAR se afirma como um espaço com múltiplas possibilidades de atuação, permitindo que pessoas colaboradoras tenham contato com parceiros, clientes e projetos de impacto nacional e internacional. Dentro do centro, os profissionais de dados podem desenvolver habilidades em áreas como energia, dispositivos móveis e setor financeiro, além de assumir funções alinhadas a competências pessoais e interesses de carreira.
Os mais de 60 cargos já ocupados no centro de tecnologia estão divididos em três grandes frentes de operação: engenharia de dados, ciência/análise de dados e engenharia de machine learning. A primeira requer habilidades de programação e conhecimento em banco de dados, big data e cloud; a segunda é responsável pela captura e tratamento das informações; enquanto a terceira abrange modelos de visão computacional e processamento de linguagem natural. Essas carreiras são amplas e podem envolver diversas funções e especializações, mas todas compartilham o foco no uso de dados para resolver problemas complexos e agregar valor aos negócios.
“As oportunidades de atuação dentro da ciência de dados são diversas e cada vaga oferece um papel único. O mercado está extremamente aquecido em 2025, o que torna a área ainda mais atrativa. No CESAR, temos uma multiplicidade de projetos, permitindo que nossos colaboradores possam explorar dados de diferentes maneiras, seja tratando-os ou utilizando-os como fonte de novas explorações”, destaca JP Magalhães, Data Science Tech Manager do CESAR e professor da CESAR School.
Colaboradora do CESAR há três anos, Rebeca Bivar tem desenvolvido tanto habilidades técnicas, como modelagem estatística, quanto de negócio e comunicação. “No Back Office do CESAR, meu trabalho concentra-se em transformar dados brutos em insights estratégicos (e, quando necessário, operacionais) para as diferentes equipes. Através de análises, relatórios e dashboards, forneço informações acionáveis para tomadas de decisão data-driven em todos os níveis da organização, desde a alta liderança (C-Level e Diretoria) até analistas juniores”, detalha a Data Scientist.
Para alcançar resultados ainda melhores, Rebeca passou a ampliar sua capacidade de construir narrativas claras e concisas a partir de dados complexos. “Essa habilidade de comunicação e storytelling garante que os insights gerados sejam compreendidos e utilizados de forma eficaz, alinhando as demandas operacionais com necessidades estratégicas”, completa.
Como uma das mais de 1100 pessoas colaboradoras da organização, ela tem acesso a descontos em cursos da CESAR School (alguns, inclusive, direcionados para Data, caso da Especialização em Engenharia e Análise de Dados), oportunidades de networking com profissionais de diferentes níveis de carreira e está inserida na cultura do CESAR, cuja gestão acolhedora e inclusiva das pessoas resultou no selo “RH de Impacto“.