Para termos sucesso nos desafios de inovação da Tenda é essencial pensar nas pessoas que estão inovando, e por isso, o programa Tenda Labs em parceria com a CESAR School foi essencial para prepararmos nossas equipes. Todo o portfólio de ferramentas, metodologias e cases apresentados pelos facilitadores da CESAR se somam a aplicação prática em exercícios com problemas reais da empresa para que os times tenham a sensação real de inovar com mindset de startup.– Diego Simezo Maeda, Coordenador de Inovação da Construtora Tenda.
Não é novidade que a inovação é uma necessidade para as organizações, seja qual for o setor que elas estejam inseridas. O entendimento de que o digital era uma necessidade para otimizar processos internos já é obsoleto, uma vez que os negócios para sobreviverem ao mercado, se manterem relevantes e conseguirem acompanhar as necessidades dos seus clientes (externos e internos) precisaram passar por uma transformação habilitada pelo digital e suas tecnologias.
Mas o que é inovação? Peter Drucker diz que a inovação é a mudança de comportamento de agentes, no mercado, como fornecedores e consumidores. E se tem um setor que sente essa mudança de comportamento, é o setor da construção civil.
O desafio de estimular a inovação no setor de construção civil
A forma como os consumidores acessam e possuem imóveis em um contexto digital, fluido e distribuído, traz grandes desafios para as organizações do setor. E, dentro dos desafios da construção civil existem infinitas oportunidades de inovação. Porém, sem um mindset voltado para incentivar ações que promovem projetos inovadores, modernos e disruptivos, as organizações tendem a permanecer com os mesmos processos obsoletos e não funcionais.
Das 30 inovações mais transformadoras das últimas três décadas, 70% não nasceram de empreendedores, mas funcionários. – Kaihan Krippendorff, fundador e CEO Outthinker
Para enxergar essas oportunidades e gerar valor para os consumidores, as organizações precisam trabalhar a Cultura de Inovação da organização e incentivar seus colaboradores a partir de ações estruturadas para que soluções inovadoras surjam dessas oportunidades. E para isso, a Educação Corporativa se mostra como uma excelente ferramenta para potencializar a Cultura de Inovação nas empresas.
Nossa abordagem: divergir para convergir
A partir de metodologias de design, agilidade e inovação, nas quais a regra é aprender rápido e inovar continuamente, a equipe do CESAR aplicou toda sua expertise para apoiar a Construtora Tenda a desenvolver nos colaboradores da organização uma Cultura de Inovação estruturada e sustentável a partir da execução de projetos inovadores.
A abordagem adotada foi a de “divergir para convergir”, na qual incentivamos o estudo, observação e compreensão do contexto para identificar um conjunto de oportunidades, dores e motivações. A partir disso, aplicamos técnicas de geração e seleção de ideias, para que as oportunidades identificadas sejam potencializadas para solução de problemas e otimização de benefícios.
O projeto, denominado Tenda Labs, iniciou com um processo de imersão para que, através de pesquisas e entrevistas, fosse possível encontrar as oportunidades para a Tenda. Depois de analisar e sintetizar os dados de pesquisa, cinco desafios foram mapeados nas áreas de qualidade, vendas, gestão de inovação, agilidade e Alea, a startup da Tenda.
Uma vez definidos os desafios, uma jornada focada na experiência em projetos de inovação começou. Foram seis meses, cinco times multidisciplinares, com colaboradores e líderes de áreas distintas. Esta etapa consistiu em uma verdadeira imersão dos colaboradores em práticas de inovação, unindo conhecimento e mão na massa.
Os participantes puderam contar com a experiência dos mentores do CESAR para entenderem o processo de co-criar soluções para os desafios ou caminhos que levam inovação e transformação à Tenda Construtora.
Eles também participaram de workshops ”mão-na-massa”, sobre temas relacionados à pesquisa, ideação, prototipação, agilidade, métricas e tração, com o objetivo de aplicar as ferramentas e abordagens no seu projeto e desenvolver uma solução.
Durante a etapa de capacitação, para além do compartilhamento de conhecimento, cada time foi acompanhado por um mentor do CESAR, com encontros regulares para auxiliar na evolução dos projetos e receber mentoria referente ao que era trabalhado nos workshops.
Os resultados conquistados
Ao final do projeto, consolidamos os resultados de todos os grupos em um Pitch Day, momento dedicado para os times apresentarem, em formato de pitch, as soluções geradas no programa. E, muito além das ideias de soluções geradas, o grande objetivo foi concluído, os times passaram pela experiência da cultura de inovação onde juntos puderam estabelecer conexões e gerar colaboração com o restante da organização, e ainda aprenderam sobre a experimentação para validação da identificação problema até a solução inovadora.
Mirella Brunetto, Coordenadora de Gente e Gestão da Tenda, conta que os participantes relataram que uma das principais vantagens do programa foi conhecer ferramentas e metodologias aplicáveis no dia a dia, que auxiliam o pensamento criativo e a proposição e estruturação de projetos de inovação, contribuindo diretamente para a criação de soluções inovadoras para a construtora.
“A Tenda já era uma empresa que tinha iniciado a cultura de inovação, mas nos procurou para potencializar isso em um programa estruturado de educação corporativa. Foi muito interessante ver a evolução dos times, a maneira como eles amadureceram em metodologias e ferramentas e traziam relatos que já estavam aplicando no dia a dia, fora do contexto de aula. Os participantes aproveitaram o uso da nossa metodologia para a criação de projetos de inovação e, com o que aprenderam na jornada, norteada pelos desafios de cada time, orientaram e embasaram o processo de aprendizado em projetos de inovação na empresa”, comentou Renata Sellaro, Coordenadora de Empreendedorismo no CESAR.
Em mais de duas décadas de experiência, o CESAR consolidou diversas metodologias e atua junto a seus clientes e parceiros utilizando abordagens hands on, baseada na resolução de problemas reais das empresas (“problem-based learning” – PBL) e voltada a desafios (challenge-based learning – CBL), a fim de validar oportunidades reais e propor a criação de soluções adequadas aos desafios, necessidades e realidades específicas de cada organização.
Sua organização também enfrenta o desafio de mudar o mindset dos colaboradores para uma cultura de inovação que estimule a colaboração e participação das pessoas na resolução de problemas e criação de novas oportunidades inovadoras?