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CESAR .
2022-03-07T00:00:00
Negócios
Como o crescimento da Inteligência Artificial tem gerado valor nos negócios?
A utilização das capacidades cada vez maiores de Inteligência Artificial é crescente nos últimos dez anos, tornando-a uma importante ferramenta para as empresas. Segundo a Fortune Business Insights, o tamanho do mercado global de IA foi avaliado em 27 bilhões de dólares em 2019 e deve chegar a quase 267 bilhões em 2027.
A Inteligência Artificial tem se mostrado capaz de criar não apenas novas soluções complexas: destaca-se pela melhoria de processos, agilidade das operações, personalização de ofertas e identificação de oportunidades ou riscos. E por meio de soluções de IA customizadas, setores e empresas podem se beneficiar fortemente dos avanços que sua aplicação pode trazer.
É válido lembrar que possuir enormes quantidades de dados e as melhores ferramentas de IA não têm valor por si só. É o potencial uso do conhecimento e dos insights extraídos a partir dos dados, por meio da correta aplicação de IA, que gera valor para os negócios. Como a IA faz isso?
O que é o Ciclo Virtuoso de IA?
A LANDING AI sugere a implementação de estratégias alinhadas com o Ciclo Virtuoso da IA, que consiste basicamente em uma forma de promover a construção de melhores produtos e serviços, por meio do uso de dados e da aplicação de Data Science e IA, o que leva à obtenção de mais clientes – que, por sua vez, faz com que a empresa obtenha mais dados estratégicos, levando a um ciclo virtuoso de crescimento.
Qual o valor de agregar IA aos negócios?
A IBM define IA como uma tecnologia cognitiva que aumenta as capacidades humanas. Esse modelo descreve três formas de categorizar o valor adicionado por IA aos negócios: engajamento, conhecimento e percepções ou automação.
Engajamento cognitivo
Determina como fornecer novas maneiras de engajamento dos consumidores com produtos e serviços. Passa-se de experiências puramente digitais (como a capacidade de executar transações) para conversas naturais, em que é possível oferecer o que o consumidor tem maior chance de querer consumir a cada momento;
Conhecimento e percepções cognitivas
Aborda como aumentar as capacidades dos seres humanos, sobrecarregados com informações, conhecimento, cansaço e distrações, principalmente no que diz respeito à análise e ao processamento de grandes quantidades de dados para obtenção de insights, a simplificação de processos e a obtenção de informação relevante para cada momento;
Automação cognitiva
Objetiva facilitar decisões de negócios complexas e intensivas em conhecimento, por meio da automação de processos e da tomada de decisões baseadas na expertise histórica da empresa, somando-se à experiência individual das pessoas.
O impacto do investimento em Inteligência Artificial
Por apresentar grande potencial, projetos em IA costumam ter um custo ainda considerável. De acordo com o “Technology and Innovation Report“, setores como o de seguros estão dispostos a investir de 100 mil a 300 mil dólares para implantação de projeto de detecção de fraude, enquanto implantações de chatbots podem custar de 30 mil a 250 mil dólares.
Isso acontece porque esses projetos costumam agregar um alto valor – muitas vezes ‘se pagando’ em um curto espaço de tempo -, por exigir profissionais altamente capacitados e disputados no mercado e por envolver riscos com relação aos ciclos de desenvolvimento, mesmo que já sejam bem definidos.
IA é uma tecnologia amplamente difundida hoje, pois vem sendo desenvolvida ao longo de décadas. Os maiores provedores de soluções em IA hoje no mercado (Alphabet, Amazon, IBM e Microsoft) também são as empresas que mais contribuíram com o avanço do estado da arte.
Ainda de acordo com o relatório, entre 1996 e 2018, a produção científica gerou mais de 403 mil publicações e 116 mil patentes sobre IA. Por referência, essa é uma produção cinco vezes maior que a de IoT no mesmo período. A Inteligência Artificial está pronta para impactar todas as áreas de negócios. A seguir, citamos áreas de aplicação e exemplos.
Aplicações de IA no mercado
Marketing 5.0
De acordo com Philip Kotler et al., “Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologias que imitam humanos para (…) aumentar o valor em toda a jornada do consumidor”. Possibilita, por exemplo, personalizar as experiências de ações de marketing para cada consumidor.
Em essência, a tecnologia (principalmente Data Science e IA) permitirá que o marketing seja: orientado por dados – decisões assertivas; preditivo – prevendo as ações dos consumidores e os resultados de campanhas; contextual – definindo o momento e meio certo de impactar um cliente; aumentado – utilizando tecnologias que imitam humanos como chatbots e assistentes virtuais; e agile.
Logística
Segundo a The ILS Company, novas tecnologias baseadas em Big Data e na aplicação de IA têm revolucionado a logística. Os avanços mais significativos incluem automação de depósitos, robótica, análise preditiva e até veículos autônomos e estradas inteligentes.
Nesse contexto, IA pode ser utilizada, entre outras coisas, para prever a demanda de produtos, redirecionar produtos em trânsito e encontrar a melhor opção para transportar o estoque, possibilitando a melhora dos serviços e o corte de custos de transporte.
People Analytics
Segundo a McKinsey & Company, o uso de Analytics avançado, ou seja, Data Science e IA, pode melhorar drasticamente a maneira como as organizações identificam, atraem, desenvolvem e retêm talentos. People Analytics tem como principais benefícios a identificação de fatores que determinam a alta performance, a simplificação do processo de recrutamento e a diversificação de contratações, reduzindo o preconceito, além de habilitar a definição de métricas e benchmarks de mercado,
melhorando o desempenho.
Quer saber mais como a IA pode impactar nossas vidas, leia o nosso e-book: Inteligência Artificial e seus impactos nos negócios!