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CESAR .
2023-02-27T00:00:00
Negócios
Como o CESAR Summer Job impulsiona a inovação para empresas e jovens talentos?
O CESAR Summer Job é, nada menos, do que uma jornada de inovação criada pelo CESAR. O programa, que completou 10 anos de existência, conecta talentos universitários a empresas e seus desafios estratégicos.
Ao participar, os estudantes têm a oportunidade de mostrar todo seu potencial e desenvolver competências super importantes para o mercado de trabalho. Na outra ponta, as empresas patrocinadoras têm um espaço para experimentação rápida de soluções inovadoras, assim, todos colhem frutos que ecoam na sociedade.
Mas como o programa funciona?
Ao longo de seis semanas, estudantes de diferentes backgrounds (idade, gênero, origem, formação, etc.) trabalham em projetos reais por meio de uma abordagem de learning by doing. Com o apoio dos mentores em design, negócios e tecnologia do CESAR, os participantes precisam entender o problema trazido pela empresa patrocinadora, aplicar teorias e conceitos em busca de soluções, criar um protótipo e validar suas ideias.
Além disso, caso a empresa veja potencial e viabilidade nas propostas trazidas, elas ainda podem ser evoluídas internamente pelos times de desenvolvimento do CESAR. Assim, a inovação se torna ainda mais palpável, pois a solução pode se tornar um produto, serviço ou processo real que agregue mais valor ao negócio!
Um leque de desafios e possibilidades
Na edição de 2023.1, nos unimos ao Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e promovemos uma jornada híbrida, na qual os estudantes, divididos entre Recife e Brasília, tiveram mentorias e atividades presenciais e remotas. Junto ao Instituto, acompanhamos a cocriação e validação de soluções inovadoras das mais diversas frentes – confira mais registros do programa aqui.
Para esta edição, também tivemos desafios que, além de inéditos, foram inspiradores e trouxeram temáticas ESG, principalmente, socioambientais e socioeconômicas, abrindo um espaço para que os estudantes pudessem inovar sob o olhar da responsabilidade social.
Porém, essa variedade não esteve só nos temas: também tivemos números que demonstram o alcance e a diversidade do programa. Confira:
- Recebemos mais de 1000 inscrições;
- Selecionamos 46 participantes de 8 estados brasileiros;
- A edição foi formada por 17 homens e 29 mulheres;
- Os estudantes eram de +20 cursos diferentes e 17 universidades nacionais.
Além disso, também contamos com os desafios trazidos por dez empresas patrocinadoras e, para ampliar ainda mais o leque de possibilidades, nesta edição também adicionamos uma proposta de desafio da CESAR School, a nossa escola de inovação. Conheça algumas das temáticas trazidas:
- Uso de 5G para melhorar os serviços das cidades inteligentes – desafio proposto pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI);
- Monetização de conteúdos de forma eficiente e rentável – temática trazida pelo Metrópoles;
- Criação de um sistema de comunicação e controle de horas trabalhadas por funcionários – tema trazido pela Rápido Sumaré;
- Formas de otimizar a comunicação entre a população e a prefeitura sobre demandas de infraestrutura – desafio proposto pela Softplan;
- Criação de uma proposta que facilite a aderência das propriedades rurais em diretrizes ESG – tema trazido pela Bom Jesus.
- Construção de jornadas formativas que atendam às demandas do mercado de trabalho – desafio trazido pela CESAR School.
Para conhecer mais a fundo nossos patrocinadores e seus desafios, além de todos os detalhes desta última edição, confira nosso yearbook.
Um grande destaque da edição 2023.1 foi o desafio trazido pelo Pacto Contra a Fome: a organização buscava uma solução capaz de trazer visibilidade e conectar iniciativas de combate à fome e desperdício, considerando que essas frentes não dialogam bem, o que dificulta a resolução da insegurança alimentar no Brasil.
Ao final da jornada, a equipe de estudantes responsável pelo desafio apresentou um protótipo – ainda não funcional – de uma plataforma web que permite o cadastro de iniciativas de organizações privadas, públicas e do terceiro setor, com espaços para compartilhamento de desafios e oportunidades sobre o combate à fome.
A satisfação do Pacto Contra a Fome foi tamanha, que a organização decidiu evoluir o conhecimento gerado nesse processo e desenvolver uma versão da plataforma que poderá ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano (2023).
Continue lendo sobre os principais destaques da última edição do CESAR Summer Job.
A importância de promover espaços para a inovação
Não há fórmula para a inovação e, exatamente por isso, as organizações têm receio de experimentar, mas, no CESAR Summer Job, a experimentação é o ponto de partida de tudo! Se a sua empresa também está em busca de soluções inovadoras para desafios internos e externos, que tal fazer parte da nossa próxima edição e contar com o mindset da nova geração de talentos?