4 min para ler
CESAR .
2023-04-28T14:06:12
Negócios
CESAR participa do Web Summit Rio promovendo presença de jovens mulheres da área de tecnologia e em debates na jornada de inovação custom-made
Pela 1ª vez na América do Sul, evento reunirá mais de 900 startups e 500 investidores
A participação feminina no mercado de Tecnologia da Informação cresceu 60% de 2017 a 2022, segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Embora o dado reflita otimismo, a realidade ainda está longe do equilíbrio, pois as mulheres representam apenas 20% do total da mão de obra no setor. Startups lideradas por mulheres também são minoria: elas estão à frente de menos de 5% das empresas de tecnologia no país. O cenário reforça a necessidade de muito debate e principalmente iniciativas de inclusão. Esta será uma das pautas que o Banco do Brasil com o apoio do CESAR, um dos principais centros de educação e inovação do país, leva para o próximo Web Summit, sediado pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 1º a 4 de maio.
Alunas de Ciência da Computação da CESAR School, bolsistas do Fundo Educacional da instituição e ex-estudantes impactadas por projetos educacionais da escola de inovação do CESAR vão participar de ações sociais e painéis temáticos dentro do Web Summit no Lounge Women in Tech, patrocinado pelo Branco do Brasil. Um deles é intitulado O papel da mulher no empreendedorismo tecnológico e será apresentado por Iasmin Alves, Camila Florentino e Kellen Serrano, no segundo dia do evento, às 15h. Na data do encerramento, ao meio-dia, Maria Eduarda Oliveira, Sanmya Noronha e Cynthia Zanoni vão falar sobre a importância de inspirar as meninas a seguir carreira na TI.
Além da experiência em tecnologia, as participantes têm engajamento em iniciativas de inclusão. Sanmya, por exemplo, é arquiteta de soluções de TI do Banco do Brasil e atua no Movimento Mulheres na TI. Cynthia Zanoni, profissional da Microsoft, é fundadora do WoMarkersCode. Maria Eduarda Oliveira é empreendedora da Oxente Software House e participa de movimentos como MINAs e PyLadies. Iasmin Alves é fundadora da startup Mais Torcedoras, que conecta mulheres para frequentar os estádios em segurança. Alycia Lima e Nicole Victory Marinho, alunas de Ciência da Computação da CESAR School, também estarão presentes, para atuarem em ações de incentivo à participação feminina na área.
Um dos maiores eventos globais de tecnologia, o Web Summit oferece desconto nos ingressos para as mulheres, com o intuito de atrair ainda mais o público feminino, e disponibilizará o lounge Women in Tech, patrocinado neste ano pelo Banco do Brasil, para as participantes debaterem sobre dificuldades e conquistas no setor.
Jornada custom-made
No Web Summit, o CESAR também participará da Prime Track, jornada customizada onde executivos de grandes empresas estarão reunidos para aproveitar os melhores insights e trocas ao longo dos quatro dias de agenda intensa. A ação do centro de inovação pernambucano será junto à Bolder, Singularity University, Learning Village e a outros parceiros institucionais. Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, participa do Decoding Session no dia 3 de maio, no estande do Banco Votorantim. Haverá ainda ações personalizadas e exclusivas com conteúdos que contemplam o pré, durante e o pós para garantir a experiência completa do grupo.
Pela primeira vez, a América do Sul receberá o Web Summit, para debater sobre as tendências atuais e o futuro da tecnologia no mundo. A edição no Rio de Janeiro reunirá mais de 900 startups, mais de 500 investidores, jornalistas e parceiros de diversos países.
SOBRE O CESAR
O CESAR é um centro de educação e inovação que há 26 anos transforma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais 1100 colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas nos quais estão inseridos. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre. A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 350 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. Também administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo.
FSB Comunicação
Carina Morpurgo (carina.morpurgo@fsb.com.br)
Tatiane Fornari (tatiane.nelli@fsb.com.br)
Bruna Roberti (bruna.roberti@fsb.com.br)