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CESAR .
2022-07-07T00:00:00
Design
CESAR no PMU – design protagonizando soluções em mobilidade urbana
por Maria Eduarda Cazé, Analista de Eventos e Parcerias do CESAR
Querido diário, organizar um evento não é fácil, mas é extremamente satisfatório ver pessoas sendo impactadas.
No dia 24 de Junho, enquanto um ouvido estava no forró, o outro estava nas apresentações do CESAR no Parque de Mobilidade Urbana. O evento aconteceu de 23 à 25 de Junho no Memorial da América Latina em São Paulo, no formato híbrido – para a minha felicidade – e trouxe temáticas importantes para promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva, por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo.
Willian Grillo, nosso Consultor em Design gaúcho, foi presencialmente falar sobre a conexão do “Neurodesign com a concepção de interfaces veiculares”. Uma abordagem baseada na aplicação de insights de neurociência e psicologia para a criação de designs mais eficazes utilizando biossensores, como o Eletroencefalograma (EEG), a Resposta Galvânica da Pele (GSR) e Rastreamento Ocular para coletar reações corporais aos estímulos gerados pelas interfaces.
“Esse tipo de pesquisa é especialmente relevante em contextos onde estamos experimentando tecnologias e soluções disruptivas, onde o usuário ainda não consegue formar uma opinião adequada sobre o que está sendo apresentado, mas os dados neurofisiológicos conseguem nos dar estas respostas sem passar pela interpretação pessoal e tem sido usada pelo CESAR em pesquisas na área de V2X (Vehicles to Everything) onde as possíveis conexões trazidas pelo uso de Internet 5G e IoT estão revolucionando a maneira como nos relacionamos com os veículos.” (Willian Grillo).
Além de Grillo, também tivemos um workshop com nossa UX Designer Senior, Ana Karine, e nossa Consultora em Design Gabriela Boeira, com o objetivo de apresentar o “processo do pensamento criativo sistemático como forma de solucionar problemas complexos”.
“Essa é uma abordagem baseada no combate à fixação cognitiva – onde as pessoas têm a tendência a imaginar os objetos apenas em seus contextos habituais de uso. Por exemplo, dificilmente pensamos numa caneta esferográfica como um objeto de beleza e saúde. Mas ela pode ser usada para prender cabelos longos ou como coçador de ouvido. Essa forma de pensar, ajuda a identificar formas de aproveitar objetos e relações existentes no contexto que podem ajudar a resolver um problema. Com isso em mente, nós ajudamos os participantes a trazer um novo olhar ao desafio de mobilidade urbana, guiando-os por uma jornada de aprofundamento e reflexões sobre esse desafio tão complexo.” (Ana Karine e Gabriela Boeira)
Passamos muito tempo falando sobre a falta que sentíamos de eventos presenciais e mesmo sendo suspeita para falar, preciso reforçar o quanto eu gosto do modelo híbrido e o quanto ele faz com que conteúdos ricos cheguem a um público muito maior.
Mas para ele funcionar, precisamos criar essa interação nos dois mundos. No evento, todas interações eram feitas através do aplicativo Hopin, onde era possível visualizar toda a programação, favoritar os painéis que gostaria de assistir, trocar ideias com outros participantes e enviar perguntas aos palestrantes.
Finalizo por aqui o relato de uma marketeira que cada dia mais se encanta com as diversas vertentes e formatos da inovação e como o design é um fator primordial para que ela aconteça de forma efetiva.
O CESAR é uma organização design-driven totalmente inserida no cenário da transformação digital. Entendemos que o design é chave para a criação de produtos, serviços, processos e negócios inovadores. Por isso, desenvolvemos um método de Design Para Descoberta, que parte de uma hipótese de solução, e consiste em garantir que o produto certo (ou serviço, processo ou negócio) seja desenvolvido para o público ideal. Clique para ter acesso a esse material.