3 min para ler
CESAR .
Publicado em: 14 de fevereiro de 2025
Tecnologia
CESAR lança revista com tendências e desafios da IA e da Cibersegurança

Com a popularização e o aumento das aplicações da Inteligência Artificial por especialistas, corporações e até mesmo entre pessoas sem formação em tecnologia, começaram a surgir debates no cenário da inovação. Um dos principais, por se aprofundar nas ameaças cibernéticas, é a interseção da ferramenta com a cibersegurança. A partir de uma análise detalhada sobre como as duas áreas estão moldando o futuro, o CESAR lança a revista “Horizontes seguros: navegando na convergência entre Cibersegurança e IA”.
O material, disponível em inglês e português, aborda desafios éticos, tendências, proteção da privacidade, impactos da IA na proteção de dados, além das mudanças provocadas no mercado de trabalho. Especialistas do mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil assinam os capítulos e discutem casos, legislação, conceitos e apostas para os próximos anos, servindo como fonte para estudos e discussões.
Um dos destaques da revista é uma conversa entre Eduardo Peixoto e Giordano Cabral, CEO e presidente do Conselho do CESAR, respectivamente, sobre o futuro do talento, da educação e da gestão de riscos. Entre os autores, também estão pesquisadores do Centro Integrado de Segurança em Sistemas Avançados (CISSA), um Centro de Competência Embrapii operado pelo CESAR, dedicado a impulsionar a tecnologia e desenvolver soluções inovadoras em cibersegurança.
Credenciado oficialmente em 2024, o CISSA colabora de perto com a academia, a indústria e parceiros para criar soluções de alto impacto. O centro, que atua com quatro linhas principais de pesquisa (Gestão de identidade e acessos; Proteção de dados e privacidade; Inteligência contra ameaças cibernéticas; Aspectos legais, éticos e comportamentais), também desempenha um papel fundamental na formação de talentos, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais em diferentes níveis educacionais.
>>Listamos cinco insights da revista “Horizontes seguros: Navegando na convergência entre Cibersegurança e IA”. Confira!
- Riscos e desafios
“Nesta era movida por I.A., os defensores da Cibersegurança frequentemente se encontram em desvantagem, superados e ultrapassados por ataques sofisticados e automatizados. A escala e a velocidade das ameaças impulsionadas por inteligência artificial levaram as capacidades humanas ao limite, deixando claro que, para equilibrar o campo de batalha, precisamos combater o fogo com fogo”.
Fábio Maia, Principal Technical Manager no CESAR
- Phishing e interferência eleitoral
“A capacidade de gerar conteúdos falsos convincentes em grande escala abre caminho para uma nova ameaça: o phishing direcionado em massa. Essa personificação em nível industrial, combinada com tecnologia de deepfake, pode potencialmente influenciar os resultados de eleições políticas”.
Fábio Maia, Principal Technical Manager no CESAR
- Futuro da gestão de riscos
“Cibercriminosos estão usando Inteligência Artificial para ataques sofisticados. Os futuros profissionais de cibersegurança precisam pensar como a I.A., entender seus detalhes. É sobre compreender os algoritmos, os dados e como eles podem ser manipulados ou defendidos”.
Giordano Cabral, presidente do Conselho do CESAR
- Formação em Cibersegurança e IA
“Ataques cibernéticos não são mais coisa de filmes de ficção científica. Eles são reais, estão aqui e estão nos atingindo com força. De pequenos negócios a instituições governamentais, ninguém está imune. Precisamos de mais talentos urgentemente”.
Rafael Ferreira Mello, pesquisador sênior no CESAR
- Cibersegurança e ética
“Em um futuro cada vez mais interconectado, os direitos humanos fundamentais estão em jogo. As decisões que tomamos hoje sobre segurança de dados e privacidade moldarão o cenário digital por gerações. É imperativo que nos engajemos em discussões globais robustas sobre essas questões, promovendo um diálogo que transcenda fronteiras e conecte diferentes culturas”.
Claudia Cunha, head de jurídico no CESAR