6 min para ler
CESAR .
2023-08-25T21:23:44
Tecnologia
CESAR e Thales se unem em projetos de P&D
A Thales, uma empresa multinacional francesa que cria inovações em tecnologia avançada para aplicações críticas – incluindo os setores aeroespacial, de defesa, transporte e segurança -, está em uma missão para “construir um futuro no qual todos possamos confiar”. A líder global em tecnologia está na vanguarda de tornar nossos céus mais seguros para voar, proteger nossos dados em um mundo baseado em nuvem, empurrar os limites da ciência para avançar na computação quântica e desenvolver sistemas de IA nos quais todos possam confiar, para citar apenas alguns dos muitos objetivos que está buscando com seus 77 mil funcionários em cinco continentes.
Como defensora da inovação aberta e transformação digital, a potência de inovação sediada em Paris está colaborando com o CESAR – um dos principais centros de inovação do mundo, que pesquisa, projeta e itera em tecnologias avançadas, desde IA generativa e aprendizado de máquina até computação quântica e arquitetura de software de código aberto -, para criar software e aplicativos personalizados que ajudam a Thales a impulsionar sua produtividade, receita e inovação.
Em uma conversa recente, Sandro Faria, gerente de P&D da Thales, trouxe à tona o motivo pelo qual a gigante global escolheu trabalhar com o CESAR para co-desenvolver ferramentas internas sob medida, beneficiando algumas de suas principais unidades de negócios. As razões são ainda mais interessantes do que você imagina.
Mas antes, um pouco sobre o que o CESAR desenvolveu em colaboração com as equipes da Thales. Como parte do seu envolvimento, o CESAR co-desenvolveu duas ferramentas, codinome THEIA e PIG:
THEIA: uma alternativa leve e personalizável para plataformas convencionais de BI
A principal motivação por trás da criação do THEIA foi oferecer uma alternativa leve e personalizável ao uso de software de inteligência de negócios (BI) mais volumoso e pronto para uso. As ferramentas tradicionais de BI frequentemente exigem configurações complexas, incluindo conexões VPN, logins de sites e configurações de contas. O THEIA, por outro lado, permite que os usuários trabalhem com vários pontos de entrada de dados, como arquivos de texto ou planilhas do Excel, e oferece uma interface simples e amigável que aceita diferentes formatos de arquivo sem a necessidade de estruturas corporativas extensas.
Um dos principais objetivos do THEIA é possibilitar a gestão e análise de dados não estruturados que podem não ser facilmente acessíveis por meio do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) da empresa. Essa nova capacidade permite que os gerentes de operações de negócios reúnam seus próprios dados de diversas fontes e os convertam em informações organizadas para monitoramento e tomada de decisões aprimorados. O THEIA torna, de forma rápida e fácil, criar e compartilhar painéis personalizáveis que exibem métricas relevantes e insights-chave relacionados a pedidos de vendas, prazos de produção e eficiências operacionais.
PIG: um sistema automatizado de fluxo de trabalho para melhorar a eficiência e a colaboração
O Projeto PIG (acrônimo de Python Input Generator) é uma ferramenta automatizada projetada para aprimorar o fluxo de trabalho entre desenvolvedores de software e gerentes de projeto envolvidos em aplicações de sistemas de pagamento bancário (BPS), gerando arquivos de teste funcionais para validar projetos bancários.
Este novo sistema online permite uma colaboração contínua de maneira simples, eficiente e autônoma. Ele traduz efetivamente o código de entrada dos desenvolvedores em um módulo amigável para o usuário, que os gerentes de projeto podem manipular para cobrir uma variedade de especificações, cenários e parâmetros do cliente.
Por que a Thales escolheu o CESAR como sua parceira de inovação
Além do claro valor da melhoria de produtividade gerada por essas duas inovações, existem seis razões principais pelas quais a Thales decidiu unir forças com o CESAR:
- Compatibilidade cultural: “O que realmente admiramos no CESAR é sua diversidade em termos de conhecimento, cultura e habilidades. Eles têm sede no Recife, mas possuem pessoas com diversas especializações em todo o Brasil e no exterior. É um ecossistema muito rico por meio do qual é possível visualizar várias maneiras de entender o mesmo conceito, e eles podem trazer conhecimento de várias áreas e de pessoas com habilidades e culturas diferentes”, diz Sandro Faria, gerente de P&D da Thales.
- Confiança e conformidade: Faria explica que a Thales segue um rigoroso processo de governança e mantém uma lista de fornecedores confiáveis. O CESAR, após ter passado por verificações éticas, políticas corporativas e antecedentes rigorosos, atendeu aos critérios rigorosos da Thales. Além disso, o CESAR já está em conformidade com as regulamentações dos Estados Unidos e da Europa, o que foi um aspecto vital de seu processo de seleção.
- Conhecimento e expertise: Faria observou que o CESAR já havia trabalhado em projetos anteriores com a Thales. Essa familiaridade com suas operações e negócios, aliada à expertise específica do setor do CESAR e sua coleção de estudos de caso bem-sucedidos, tornaram o CESAR uma fornecedora ideal para esses projetos.
- Situação tributária favorável: Outro fator significativo foi a elegibilidade dos clientes e parceiros do CESAR para reduzir os custos totais devido a duas leis brasileiras que incentivam uma maior colaboração em PD&I no país: a Lei de Informática do Brasil e a Lei de Incentivo Fiscal à Pesquisa e Desenvolvimento. Essas leis foram estabelecidas para incentivar o progresso tecnológico e econômico em benefício da sociedade brasileira e proporcionar benefícios monetários para clientes globais e nacionais que buscam ajuda de empresas brasileiras, universidades e centros de inovação que realizam atividades de PD&I tecnológico em nome dos clientes.
- Flexibilidade: “O CESAR é uma empresa muito profissional, mas tem o espírito de uma startup, então trabalhar com eles é divertido. Eles são muito ágeis e flexíveis; é fácil entrar em contato e se comunicar com eles sempre que quisermos, sem precisar agendar uma reunião formal”, exclama Faria.
- Soluções apropriadas ao escopo: Contratar o CESAR deu à Thales a capacidade de lançar inovações escaláveis para melhorar a eficiência que são personalizadas para unidades de negócios individuais.
A decisão da Thales de trabalhar com o CESAR como um fornecedor confiável originou-se de diversos fatores: a diversidade de talentos do CESAR, pré-alinhamento com requisitos regulatórios globais, profundo conhecimento e sua expertise em determinados assuntos. Aliado à comprovada habilidade do CESAR em fornecer soluções personalizadas e adequadas ao escopo de maneira rápida e flexível, o centro de inovação sediado no Brasil se tornou um parceiro ideal para os projetos estratégicos de P&D da Thales. A colaboração entre Thales e CESAR demonstra o poder das parcerias estratégicas com fornecedores na obtenção de resultados bem-sucedidos, produção de resultados valiosos e inovação contínua.