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CESAR .


2022-05-06T00:00:00

Negócios


Bootcamp de Inovação: um caminho para transformação nas organizações

A transformação é responsabilidade de todo mundo! – William Edward Deming, Autor de Some Theory of Sampling.

Todas as esferas de negócios que conhecemos estão passando por grandes transformações em razão do avanço da tecnologia e das mudanças no comportamento dos consumidores. Diante desse cenário, estabelecer uma Cultura de Inovação tem sido um grande desafio para as organizações, especialmente empresas mais descentralizadas com colaboradores em regimes de trabalho, funções ou setores distintos.

Além disso, o formato remoto, tendência acentuada pela pandemia, trouxe a possibilidade da força de trabalho ser dividida em regiões geográficas diferentes, contribuindo ainda mais para a criação de obstáculos. Consequentemente estas organizações precisam estimular a sinergia entre os colaboradores, para fortalecer sua cultura organizacional através da inovação.

A importância da inovação nos negócios

Segundo a edição de 2018 do Relatório Bianual da Innosight sobre a longevidade corporativa, o tempo de vida médio das empresas em 2027 deve cair para 12 anos, tendência confirmada pela edição mais recente (2021) do mesmo Relatório.  Inovar, portanto, não é uma opção, mas uma imposição do mercado e, para isso, o primeiro passo é engajar todos da organização no processo de mudança, pois trabalhar a inovação é um papel coletivo, e não exclusivo de uma área ou de grandes empreendedores do mercado.

Para comprovar isto, Kaihan Krippendorff, fundador e CEO da consultoria Outthinker, avaliou as 30 ideias mais transformadoras eleitas pelo comitê de professores da Wharton School, e evidenciou que 70% delas vieram de intraempreendedores (profissionais que empreendem dentro da própria organização), o que demonstra a oportunidade que as empresas têm em criar ambientes de experimentação sistematizados e estimularem seus colaboradores a inovar.

Para que isso aconteça, é preciso possibilitar, incentivar, organizar e mobilizar a capacidade humana de engajar e colaborar com as iniciativas da organização, criando processos claros e transparentes, alinhados com os objetivos estratégicos e com os membros da empresa.

Há diversas iniciativas disponíveis no mercado para fomentar atividades de inovação, fazer melhorias em processos, explorar novos modelos de negócios e utilizar novas metodologias. Neste primeiro artigo, iremos explorar o formato “Bootcamp”, mas antes, é importante uma breve contextualização sobre o programa.

O que são bootcamps?

Tradicionalmente, um bootcamp é uma maratona de ritmo intensivo, que busca, por meio de desafios, desenvolver ou aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais dos participantes, com o objetivo de unir a teoria à prática, com atividades imersivas. Sua origem vem dos campos de preparação dos exércitos, onde os soldados eram treinados em ambientes que simulavam o campo de batalha real, explorando técnicas de defesa de forma prática.

Dentro da esfera do empreendedorismo, bootcamps são excelentes iniciativas para incentivar e apoiar empreendedores a tirarem suas ideias do papel e construírem modelos de negócios inovadores. Também é uma prática efetiva para trabalhar Cultura de Inovação nas instituições, visto que bootcamps criam um ambiente de experimentação favorável para inovar, uma mentalidade de aprendizagem, o engajamento dos participantes e o alinhamento com a estratégia.

Para ajudar a ilustrar o conceito, vamos explorar o Bootcamp de Inovação promovido pelo CESAR.

Como funciona um Bootcamp de Inovação?

O Bootcamp de Inovação do CESAR é um programa de geração e exploração de ideias a partir dos colaboradores de uma organização. Ele possui uma duração média de 3 meses e é dividido em três fases:

  1. Imersão: nesta fase, procura-se entender o contexto da organização, sua estratégia, preparar um ambiente favorável para que a iniciativa aconteça e, por fim,  extrair e definir os desafios e oportunidades para o programa, principalmente em contato com a alta gestão.
  1. Ideação: aqui é feito um trabalho de engajamento com os colaboradores, a fim de sensibilizá-los sobre os temas pertinentes ao programa, promovendo rodas de conversas, campanhas de comunicação e materiais de divulgação, juntamente com as áreas de comunicação e pessoas da organização. Também é nesta fase que são abertas as inscrições para que as pessoas possam sugerir soluções inovadoras baseadas nos desafios e oportunidades extraídos na fase anterior. Ao final, são selecionadas ideias inovadoras e seus respectivos grupos, para a fase seguinte.
  1. Exploração: A fase de exploração é realizada ao longo de 4 semanas, com os participantes divididos em equipes multidisciplinares, através de um conjunto de workshops e mentorias que apoiam desde:
  • O entendimento do usuário e sua necessidade;
  • A definição dos problemas a serem trabalhados;
  • A geração de ideias para o desafio proposto;
  • A definição de um modelo de negócio;
  • O desenho da visão de solução que será apresentada no “demoday” (evento que marca o encerramento do programa e apresentação das soluções inovadoras para toda organização e um comitê de avaliação).

 

Para quem se destina o Bootcamp?

O Bootcamp de Inovação destina-se a organizações que querem transformar sua cultura através da inovação, de forma descentralizada e por meio de seus colaboradores.  Esse tipo de programa também atende às corporações que querem criar mecanismos que permitam o investimento em novos modelos de negócios e, ao mesmo tempo, na capacitação dos seus colaboradores, direcionando suas habilidades operacionais para novas oportunidades.

Outro grupo que se beneficia com um Bootcamp de Inovação são organizações que querem trabalhar a mentalidade dos seus colaboradores e engajá-los em iniciativas de inovação, bem como as empresas que estão enfrentando desafios diários para garantir que as iniciativas de inovação estejam alinhadas à estratégia do negócio.

Quais os benefícios de realizar um programa como o Bootcamp de Inovação?

O programa tem um grande papel na criação de um entendimento comum sobre a Cultura da Inovação e disseminação de boas práticas. Ele atua diretamente no desenvolvimento de colaboradores, uso de abordagens e ferramentas que incentivam melhorias em processos existentes ou na exploração de novos modelos de negócios. A seguir, conheça alguns benefícios mais a fundo:

Fomento da mentalidade inovadora na organização: a partir de experiências em projetos de inovação, definição de um caminho claro para inovar  e reparação da estrutura organizacional, é possível criar um ambiente favorável para ações criativas, além de possibilitar o alinhamento da estratégia do negócio com os desafios e oportunidades existentes.

Participação e engajamento dos colaboradores: ao garantir um ambiente seguro de aprendizagem e experimentação, apoiados pela alta gestão e estimulados a contribuir com a estratégia e desenho do futuro local de trabalho, os colaboradores passam a se enxergar como agentes de transformação.

Conexões entre as áreas: seja para exploração de problemas ou concepção de ideias de negócios. Com o crescimento surgem várias barreiras que dificultam a comunicação e colaboração das áreas de uma organização entre si. O Bootcamp tem demonstrado grande relevância na união destes silos.

Oportunidade de vivenciar processos reais: por meio de um ciclo de inovação e experimentos que buscam habilitar as pessoas para que possam, no Bootcamp e no dia a dia de seus trabalhos, criar soluções criativas e estratégicas para desafios internos ou oportunidades de mercado de forma colaborativa.

O re-encanto pelo trabalho em equipe em prol de um único objetivo tem reconectado organizações em função de um propósito: inovar. A inovação por meio das pessoas impacta a vida de outras.

Sua organização também enfrenta o desafio de criar nos colaboradores um mindset que estimule a colaboração e particip

ação das pessoas na resolução de problemas e criação de novas oportunidades inovadoras? Incentivar a Cultura de Inovação no seu ecossistema de trabalho pode ser a melhor solução.


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