logo
EN
HomePortfólioCasesEducação

6 min para ler


CESAR .


2022-09-14T23:38:42

Educação


Bettcamp: Soluções inovadoras para a educação

Como mobilizar e fomentar a criatividade, novas ideias e soluções em um setor tão consolidado como o da educação? A partir dessa pergunta e com o objetivo de atrair novos negócios e aprendizagens, a Bett Brasil se juntou ao CESAR para desenvolver e promover o Bettcamp, um programa de desenvolvimento de negócios inovadores em fase inicial, alinhados com desafios reais da educação brasileira.

Com sede no Reino Unido e presença em cinco países, a Bett Brasil faz parte da série global de eventos de tecnologia educacional. A edição no Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina – e já contava com a participação do CESAR desde 2019.

Nessa nova parceria, Bett e CESAR trabalharam juntos para identificar dores de empresas e escolas e, assim, abriram uma chamada voltada para que equipes pudessem trazer soluções para os desafios propostos. Cinco times empreendedores foram então selecionados e participaram, em 2022, de uma jornada de quatro semanas de acompanhamento, conteúdos e atividades práticas.

“A Bett, que tem em sua missão ser uma plataforma de relacionamentos para atrair novos negócios, novas aprendizagens e um networking enorme no setor educacional, trouxe pelo Bettcamp a possibilidade de fomentar empreendedores na área de educação. Foi uma iniciativa de muita mobilização no setor, de descoberta de talentos e mais ainda de fomento à criatividade, para que novas ideias possam surgir para a educação.” – Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Educar.  

Metodologia do Bettcamp e desafios

O CESAR atua em diversos programas voltados para organizações que querem transformar sua cultura através da inovação, de forma descentralizada, incentivando colaboração e resultados. Para a Bett, o formato escolhido foi o Bootcamp, um programa que fortalece a Cultura de Inovação entre as pessoas, apoiando a adoção de uma mentalidade para inovar, de forma multidisciplinar.

O Bootcamp é tradicionalmente realizado com os colaboradores da própria organização, contudo, a experiência com a Bett trouxe a inovação aberta como diferencial. Nessa prática, as empresas buscam, no meio externo, parceiros, recursos e tecnologias que tenham sinergia com os projetos de inovação para seus produtos e serviços.

Assim, a metodologia utilizada no projeto foi personalizada e desenvolvida pelo time de especialistas do CESAR que, por atuar em rede, incentiva o envolvimento de startups de maneira a fomentar o ecossistema de inovação brasileiro.

Além de definir o número de projetos que iriam participar do programa e os critérios de seleção, o primeiro passo foi mapear e construir os desafios que iriam moldar o Bettcamp, para atrair empreendedores capazes de propor soluções de impacto.

Os times do CESAR conduziram workshops e dinâmicas com gestores e especialistas da CESAR School, da Bett e de outras instituições, para identificar e refinar abordagens e padrões de interesse. CESAR e Bett definiram, então, os quatro desafios do Bettcamp:

1) Condição do profissional de educação: oportunidades de mudanças na prática profissional e no desenvolvimento de novas formas de gerenciar a sala de aula.

2) Metodologias e didáticas: processos inovadores de metodologias e didáticas que promovam a aprendizagem, em temas como educação híbrida, metodologias ágeis, práticas que favoreçam colaboração, protagonismo e autonomia dos estudantes.

3) Inclusão e diversidade: soluções que ajudem a promover o acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

4) Cuidado emocional e engajamento dos alunos: formas de trabalhar em sala de aula competências que visam apoiar o autoconhecimento e desenvolvimento do estudante, garantindo equilíbrio emocional, melhoria nas relações e engajamento com o próprio aprendizado.

Construção da inovação

Com a chamada pública, webinars e estratégias de divulgação, o programa alcançou 125 pessoas, de 12 estados diferentes, que participaram de um concurso de ideias aberto às startups e aos empreendedores que se inscreveram. Ao final, foram selecionados cinco projetos – e os autores das ideias se uniram a outros proponentes para formar equipes plurais e multidisciplinares.

Os cinco times passaram quatro semanas imersos no programa, com atividades práticas realizadas remotamente. O Bettcamp ofereceu workshops de modelagem de negócios, validação, visão da solução e pitch, com a proposta de ajudar a lapidar as ideias e a aprimorar o modelo de negócio das soluções. Mentores acompanharam os times durante todo o processo, até o demoday, quando as equipes apresentaram pitches sobre suas soluções.

Junto ao CESAR, a Bett esteve envolvida no dia a dia do programa, presente nas atividades e no acompanhamento dos projetos. Todo o processo envolveu muito trabalho em equipe, cultura de feedback e a busca por aprimorar, dentro dos times, a compreensão da inovação como ferramenta de melhora.

“Foi uma experiência incrível ver a inovação aberta acontecendo: entender a potência que a gente consegue alcançar em poucas semanas na vida de empreendedores que vão desenvolver soluções para o mercado. E é uma experiência com mais riscos, porque quando a gente está dentro da empresa, há um recorte menor. Nesse caso, era o mundo externo olhando para aquela solução. O sucesso de um programa como esse depende do engajamento dos participantes, mas tivemos pluralidade e times muito unidos, com uma rede que se ajudava.” – Renata Sellaro, gerente de projetos do CESAR.

Plataformas, métodos de ensino e gamificação

Cada time do Bettcamp construiu propostas que conversam com desafios diferentes, desde a seleção de questões e de recursos didáticos a como ensinar sustentabilidade ou como ajudar educadores e estudantes com projetos de carreira. Conheça as cinco soluções apresentadas no programa:

Curvas: Aplicativo de dados de conhecimento personalizado, com seleção de questões, planejamento de ensino, quantificação de erros e acertos e cenários de aprendizado personalizados para os estudantes.

Educatec: Plataforma online, com coleta de dados e inteligência artificial, para auxiliar escolas e estudantes do ensino médio a fazerem melhores projetos de carreira para os alunos.

ExplicAI: Plataforma com curadoria de recursos educacionais para estudantes tirarem dúvidas e validarem aprendizado, e que faz uso de inteligência artificial para apresentar indicadores de déficits de aprendizado.

Livre Lab: Método de ensino focado no desenvolvimento de projetos reais, com plataforma online e programa de integração com crianças atípicas.

Ybyram: Jogo mobile, em mundo aberto, voltado para crianças e que aborda as matérias da escola e ensina sobre os Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU.

Confira abaixo um trecho do depoimento da Adriana sobre a experiência do Bettcamp.

 

“Participar deste programa foi um divisor de águas para nossa startup. Primeiro, nos mostrou, como nossa ideia pode ajudar outras pessoas e também como fazer uma ideia se tornar um negócio” – Ulysses Monteiro Machado, Livrelab

“Foi uma oportunidade ímpar para troca de experiência, reconstrução de modelos, fortalecimento do modelo de negócio e, principalmente, maturação das etapas até a oferta do serviço ao mercado. A Educatec nasceu da ideia de um grupo de amigos empreendedores, engajados com o tema educação. Após o Bettcamp, tivemos a validação de que proporcionamos soluções inovadores que visam potencializar o protagonismo juvenil.” –  Sandra Regina de Oliveira Fernandes – Educatec

Gostou de conhecer o Bettcamp e todas as possibilidades que um programa de inovação aberta proporciona?


Iniciativas inovadoras como essa também podem ser personalizadas e adaptadas para a realidade e os desafios da sua empresa.  Entenda como cocriar o seu programa de inovação aberta ou intraempreendedorismo em parceria com o CESAR, fale com um consultor.


bootcampinovação aberta