4 min para ler
CESAR .
2022-06-13T00:00:00
Tecnologia
Grupo Boticário desenvolve, em parceria com o CESAR, o Batom Inteligente, que usa inteligência artificial para aplicar batom em pessoas com deficiência ou restrição motora
Tecnologia pioneira e inovadora promoverá acessibilidade para pessoas com deficiência ao ser capaz de diferenciar os limites da boca, distinguindo a pele dos lábios e do rosto, tornando o item de make mais inclusivo
Historiadores encontraram registros sobre costumes de pintura labial há 5 mil anos a.c. e, no final do século XIX, o primeiro batom foi comercializado. De lá para cá, muitos avanços foram feitos neste item de make, mas o Grupo Boticário, em parceria com o CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas, anuncia agora uma verdadeira revolução em benefício da inclusão e acessibilidade no mercado de beleza e cosméticos: o Batom Inteligente.
Uma tecnologia pioneira e inovadora que utilizará inteligência artificial foi criada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR, e será capaz de aplicar o batom automaticamente, sem borrar, respeitando os limites da mucosa, diferenciando a pele dos lábios e do rosto com precisão. O dispositivo eletrônico (ainda em desenvolvimento) permitirá que pessoas com deficiência visual ou com deficiência nos membros superiores possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão. A tecnologia será desenvolvida para detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade. O projeto já está com o primeiro protótipo funcional em desenvolvimento.
E como o batom inteligente vai funcionar?
Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.
Com duas patentes depositadas para a tecnologia, Batom Inteligente será um equipamento importante para alavancar a diversidade e inclusão. “Aqui no Grupo Boticário trabalhamos para fomentar a beleza em toda a sociedade. Queremos que todos possam ter acesso aos nossos itens e, por isso, temos uma equipe de P&D que concentra esforços na obtenção de soluções para estes desafios. Entendemos que nosso papel é contribuir para uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham oportunidade de participar das várias interações de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de preconceito ou barreira. Isto reflete, inclusive, dois dos 16 compromissos assumidos pelo Grupo, e que são focados em alavancar a Diversidade e Inclusão em Produtos. Por isso, o nosso protótipo do Batom Inteligente é muito significativo nesta missão”, afirma Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Para Haron Molina, gerente de negócios do CESAR, “o projeto foi um desafio prazeroso que nos fez desenvolver uma tecnologia inovadora para promover a inclusão de um produto que ajuda a aumentar a autoestima das pessoas. Esquematizamos um projeto diferente em termos de tecnologia que demonstrou a possibilidade de prospecção de viabilização do batom”.
Neste ano, o Grupo estará focado em pesquisas com os consumidores para que sejam ouvidas dúvidas e ponderações relacionadas à acessibilidade, para que o protótipo possa atender as expectativas do segmento da melhor forma possível e ser lançado no mercado.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br