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CESAR .
2023-08-14T20:34:38
Tecnologia
A revolução da Inteligência Artificial na produção visual: Desafios e oportunidades
O uso de ferramentas de Inteligência Artificial no processo de produção visual tem experimentado crescimento significativo e revolucionado a forma como criamos e interagimos com os conteúdos. A tendência redefiniu o campo do design, animação, edição de imagens, efeitos especiais e várias outras áreas relacionadas. A principal vantagem é a capacidade de acelerar o processo criativo e oferecer novas possibilidades.
Afinal, a IA pode analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e automatizar tarefas antes realizadas manualmente, liberando o tempo dos criadores para se concentrarem em atividades mais complexas e criativas, o que melhora a eficiência geral do trabalho.
O potencial de ferramentas de IA como DALL-E, Midjourney, Clio.SO e Adobe Firefly e a importância de manter um equilíbrio entre os elementos gerados por elas e a contribuição artística humana nortearam o processo de experimentação realizado pelo CESAR, parte integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil.
Os resultados do estudo podem ser conferidos no white paper Leveraging AI in Visual Production (Aproveitando a IA na Produção Visual), assinado por um time de designers do centro de inovação pernambucano.
Este é um registro da jornada da equipe durante o processo de experimentação, com visões para o futuro uso e exploração da Inteligência Artificial na produção visual. As etapas de preparação, incubação, iluminação e verificação foram reimaginadas levando em conta o fluxo de trabalho assistido por IA.
Os designers investigaram diversas abordagens, combinando instruções textuais com imagens enviadas para criar elementos visuais personalizados. O objetivo primordial foi alcançar uma perfeita integração entre a criatividade humana e a assistência proporcionada pela IA.
A integração da IA na produção visual trouxe inúmeros impactos positivos no trabalho da equipe. Entre os benefícios notáveis, estão o aumento da eficiência e o estímulo à inovação, despertando o pensamento criativo e inspirando abordagens inovadoras ao design. “Essa infusão de tecnologia de IA incentivou a equipe a ampliar os limites de sua criatividade e explorar territórios não explorados em seus projetos visuais”, assinala o whitepaper.
Em relação aos desafios, são destacados o risco de depender demais de imagens geradas pela IA, “o que pode levar à falta de originalidade e uma tendência à padronização”, e as considerações éticas, pelas quais “os direitos de propriedade intelectual e o uso responsável de conteúdo gerado pela IA devem ser cuidadosamente considerados e respeitados”.