logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

7 min para ler


CESAR .


2023-05-22T00:00:00

Tecnologia


4 pilares para criar soluções digitais inovadoras!

A tecnologia revolucionou o modo como vivemos e nos relacionamos com o mundo. A cada dia que passa, surgem novas soluções digitais que buscam simplificar tarefas, melhorar a comunicação e trazer novas oportunidades de negócios. Mas, afinal, como criar soluções digitais verdadeiramente inovadoras e capazes de transformar o mercado?

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você entender quais são os pilares para a criação de soluções digitais inovadoras e eficientes. Confira!

O que é considerado uma solução digital?

Homem utilizando um notebook, com ícones representando UX

Uma solução digital pode ser um software ou aplicativo que utiliza tecnologias digitais para resolver problemas ou atender necessidades específicas.

Essas soluções podem ser desenvolvidas com diferentes propósitos e finalidades, como melhorar processos internos de uma empresa, facilitar o acesso a serviços públicos, simplificar a gestão financeira e muito mais.

Essas soluções são frutos da transformação digital que disseminou as tecnologias digitais em todas as áreas de uma organização, sendo responsáveis, entre outros fatores, por disseminar uma cultura de inovação dentro das empresas.

As soluções digitais estão presentes em diversos setores da economia, desde empresas de tecnologia até empreendimentos tradicionais que buscaram se adaptar ao ambiente digital. Elas podem ser acessadas por meio de dispositivos móveis, computadores ou outros equipamentos eletrônicos conectados à internet.

Quais são os pilares para criar soluções digitais eficientes?

Soluções digitais são fundamentais para diversas áreas de uma empresa, afinal, elas podem melhorar processos, resolver problemas, otimizar a experiência do público e muito mais. E, para criar soluções eficientes de verdade, existem alguns pilares que podem ser seguidos. Confira:

1. Implementar a Cultura de Inovação

A cultura de inovação é um conjunto de valores, crenças e atitudes fomentado em uma organização
para favorecer o desenvolvimento de novas ideias e soluções. Basicamente, cria-se um ambiente que estimula a criatividade, a experimentação, o aprendizado contínuo e a colaboração entre os colaboradores.

Além de favorecer a criatividade, a cultura de inovação nas empresas faz com que os processos sejam otimizados. Ou seja, as organizações conseguem automatizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Outro grande efeito da implementação da cultura de inovação é a vantagem competitiva que as instituições ganham frente ao mercado. Afinal, as empresas que possuem essa cultura estão mais preparadas para as mudanças que podem ocorrer no mercado e desenvolver soluções mais eficientes e inovadoras.

2. Apostar em metodologias ágeis

As metodologias ágeis são conjuntos de práticas adotadas no desenvolvimento de projetos. De modo geral, essa abordagem visa entregar valor para o cliente de forma rápida e contínua. As entregas são realizadas em ciclos menores, facilitando a identificação de melhorias e alterações no plano de ação com base nas mudanças do mercado.

A grande vantagem dessas metodologias para o desenvolvimento das soluções digitais está principalmente no foco no usuário e na entrega e melhoria contínua. Afinal, esses métodos colocam o usuário no centro do processo de desenvolvimento, favorecendo soluções mais eficientes que atendam às necessidades dos mesmos.

Além disso, com a entrega contínua, é possível fazer validações constantes e a implementação de melhorias contínuas ao longo do processo de desenvolvimento.

3. Cocriar por meio da inovação aberta

A inovação aberta é um modelo de gestão empresarial no qual a colaboração entre pessoas, sejam entre funcionários internos ou pessoas externas, é muito valorizada e incentivada. De maneira mais simplificada, as organizações buscam a participação de pessoas de fora da empresa para a criação de algum produto, tecnologia ou solução inovadora.

Com a inovação aberta, as empresas passam a ter acesso a diferentes habilidades e perspectivas sobre um mesmo assunto, contribuindo para a criação de soluções inovadoras. Além disso, esse modelo de gestão permite que as soluções digitais tenham uma maior qualidade. Afinal, diversos especialistas podem participar do processo de criação do projeto, identificando as decisões mais adequadas.

4. Conhecer novas linguagens de programação: low code e no code

O low code e o no code são plataformas de desenvolvimento de software que permitem que usuários possam criar aplicativos e soluções digitais com maior facilidade e eficiência. Ambos fazem com que o desenvolvimento das soluções digitais seja acelerado e os custos de desenvolvimento reduzidos. Isso torna a tecnologia mais acessível a um público mais amplo.

Com eles, a produtividade das empresas na criação de soluções digitais aumenta e os custos são reduzidos, pois as inovações são criadas sem a necessidade de programação manual intensiva. Além disso, as plataformas são simples de serem atualizadas e permitem a colaboração de diversos desenvolvedores. Desta forma, o processo fica mais transparente e aberto a novas ideias inovadoras.

Passos para criar soluções inovadoras

Homem e mulher utilizando um notebook

Para criar soluções digitais inovadoras, é preciso ter uma visão abrangente e atenta durante todos os processos. Pensando nisso, preparamos um passo a passo com base na abordagem do Design Thinking que te ajudará a desenvolver soluções inovadoras para a sua empresa ou negócio. Continue lendo e confira!

1. Descoberta

O primeiro passo para criar uma solução inovadora é compreender o problema a ser resolvido e identificar as necessidades e desejos do usuário. Isso pode ser feito de diversas formas, entre elas, as entrevistas, observação e análise de dados.

O principal objetivo dessa etapa é entender o usuário profundamente e identificar suas dores, necessidades e desejos. Dessa forma, as soluções serão mais assertivas e efetivas para o público-alvo. É importante que esse primeiro momento de reflexão sobre os problemas seja feito com a participação de diversas pessoas. Assim, é possível ter diversas visões sobre o assunto.

2. Interpretação

Agora que o problema ou oportunidade já foi identificado, é hora de analisar as informações coletadas para transformá-las em insights. Esse passo permitirá a identificação de padrões e tendências, e deixará a oportunidade ainda mais clara. Este é o momento de criar categorias com os aspectos que devem ser considerados para a criação da solução.

Durante a etapa de interpretação, é importante fazer perguntas para entender melhor o problema e as necessidades do usuário, e criar hipóteses que possam ser testadas nas etapas seguintes. Esse passo é fundamental para garantir que a solução criada atenda a todas as necessidades dos usuários.

3. Ideação

Durante a etapa da ideação, o objetivo é gerar o maior número possível de ideias para solucionar o problema identificado e definido. Isso pode ser feito de diversas maneiras, entre elas estão as técnicas de brainstorming, mapas mentais e outras táticas para a geração de ideias.

Como todo o processo do Design Thinking é baseado na colaboração como foco, não seria diferente durante essa etapa. Por isso, é fundamental a participação de diversas pessoas durante a construção de ideias. Assim você conseguirá reunir um número significativo de ideias para o seu projeto.

4. Experimentação

Com base nas ideias criadas na etapa anterior (ideação), está na hora de criar protótipos para testar e validar todas as ideias reunidas. Os protótipos podem ser feitos de alta ou baixa fidelidade e devem ser criados de forma rápida e econômica. Afinal, são apenas testes, e não a versão final da solução.

Vale ressaltar que esse protótipo sofrerá mudanças com o tempo, e esta é a ideia dessa etapa: identificar melhorias e possíveis alterações. Desta forma, sua solução digital ficará cada vez mais completa.

5. Evolução

Chegamos na etapa final, a evolução! Sua solução já passou por todas as etapas de identificação do problema, criação de hipóteses, ideação e testes.

Após as etapas anteriores, seu protótipo deve ser refinado para melhorar a solução. Isso pode envolver o desenvolvimento de um produto/serviço completo ou a implementação de uma mudança em um projeto já existente.

O objetivo é criar uma solução que atenda às necessidades do usuário de forma eficaz e inovadora.
Tudo isso, observando e refinando cada detalhe para que o projeto atinja seu potencial máximo.

Agora você está pronto para criar soluções digitais com muita qualidade e eficiência! Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Continue acompanhando nossos conteúdos para saber como novas tecnologias e inovação. Aproveite e confira também nosso post sobre os tipos de inovação. Até a próxima!


inovação