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CESAR .
2023-08-17T00:00:00
Educação
Por que a gestão do conhecimento é fundamental para a empresa?
A gestão do conhecimento é fundamental para garantir o bom desempenho dos funcionários dentro das organizações. Apesar de ser de grande importância, é comum ter dúvidas relacionadas ao assunto, como: porque investir nessa estratégia, como aplicá-la e mais.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para sanar suas dúvidas e te dar insumos sobre se você deve ou não aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa. Continue lendo e confira todas as informações que preparamos para você!
O que é gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento é um conceito que se refere à criação, compartilhamento e fortalecimento do conhecimento em determinado grupo ou empresa. Além disso, ela também inclui a manutenção e distribuição das informações para que elas se tornem de fácil acesso.
Dentro das corporações, ela está relacionada, principalmente, com as habilidades, aprendizados e
informações que devem ser adquiridas para contribuir com o desenvolvimento e crescimento empresarial, estando totalmente interligada com a educação corporativa.
A expressão foi utilizada pela primeira vez na década de 90 por Peter Drucker e, desde então, vem sendo utilizada para garantir a eficiência dos trabalhos e o atingimento dos objetivos da empresa. Vale ressaltar que esses conhecimentos envolvem diversas áreas e podem ser veiculados por vários recursos, como rodas de debates técnicos, perguntas frequentes, treinamentos de desenvolvimento de habilidades pessoais e outros.
Por que as empresas devem investir em gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento é uma abordagem que ajuda a facilitar o acesso, compartilhamento e atualização de conhecimentos valiosos para a organização, consequentemente, pode torná-la mais produtiva. Assim, os funcionários conseguem colaborar mais entre si, além de gerar novas ideias que promovem inovações que podem se tornar rentáveis para os negócios.
Além disso, os dados e informações colhidos pela empresa têm maior qualidade, ajudando na tomada de decisões e tornando-as mais rápidas.
Segundo um relatório do McKinsey Global Institute, empresas que possuem um bom sistema de gerenciamento de conhecimento podem reduzir o tempo de busca das informações em até 35%, além de aumentar a produtividade dos funcionários em até 25%.
Sem a gestão do conhecimento, os funcionários são forçados a aprender e reaprender processos sozinhos, o que pode ser muito prejudicial para as empresas. Afinal, as organizações podem arriscar perder os processos e informações adquiridas pelos funcionários caso eles deixem seus cargos.
Como aplicar a gestão do conhecimento dentro da empresa?
Se você deseja aplicar a gestão do conhecimento com eficácia na sua empresa, é preciso muita atenção e um planejamento detalhado. Desta forma, você conseguirá atingir bons resultados e as metas da sua organização, além de fomentar a educação corporativa entre os colaboradores. Para isso, tenha mapeado alguns pontos importantes:
1. Avalie a situação da empresa
O primeiro passo para implementar a gestão do conhecimento na sua empresa é por meio de uma análise minuciosa da situação atual da organização.
Neste momento, é preciso observar diversos fatores relacionados à instituição, como a forma que os colaboradores trocam informações atualmente, objetivos da empresa, pontos a serem melhorados quanto a cultura organizacional e outros fatores importantes a respeito da comunicação.
É importante lembrar que a cultura de inovação é fundamental para empresas que desejam ter efetividade no compartilhamento de informações. Dessa forma, é importante investir em projetos de inovação dentro da empresa e fomentar a criatividade entre as equipes.
Após essa avaliação, você conseguirá identificar os pontos que merecem atenção e onde os esforços devem ser alocados.
2. Faça um planejamento bem estruturado
Essa é a etapa em que a empresa deverá definir todas as ações que serão realizadas com responsáveis pela execução e prazos definidos. Eles serão as responsáveis por desenvolver cada etapa definida no planejamento a fim de atingir as metas e o objetivo da corporação.
Portanto, é muito importante que os colaboradores escolhidos tenham as competências e os conhecimentos necessários para liderarem as equipes e conduzirem todos até o final do planejamento estruturado.
Entre as ações de gestão do conhecimento que podem ser realizadas internamente, estão as de educação corporativa. Elas ajudam a criar ambientes de aprendizagem, atrair e reter colaboradores em busca de conhecimento. Entre as possíveis atividades estão:
- Mentoring;
- Coaching;
- Cursos;
- Treinamentos;
- Palestras;
- E-learning;
- Gamificação.
3. Faça testes
Com o planejamento finalizado, é momento de colocá-lo em prática. Essa aplicação te ajudará a identificar as possíveis oportunidades de melhorias e quais ações podem ser descartadas, pois não trouxeram resultados positivos ou os colaboradores não se adaptaram bem.
Além disso, aproveite esse momento para criar novos canais de discussão para facilitar o diálogo entre todos na empresa, a fim de ajudar as equipes e a gestão entender como estão sendo os resultados nesse período de testes.
4. Monitore os resultados e invista em melhorias contínuas
Após serem realizados todos os testes, a empresa está preparada para implementar a gestão do conhecimento oficialmente. E juntamente com a implementação, deve ser criado um sistema de acompanhamento dos resultados para encontrar as oportunidades de melhorias. Isso ajudará a empresa a melhorar e preencher as lacunas dos processos conforme os mesmos vão acontecendo.
Aplicou diversas iniciativas de educação corporativa na sua empresa e quer saber se elas estão gerando resultados? Acesse e confira os 7 indicadores de Educação Corporativa que sua organização precisa acompanhar!
4 benefícios da gestão do conhecimento para os colaboradores
Como vimos anteriormente, a gestão do conhecimento pode trazer diversos benefícios para as empresas, mas, também pode ser muito benéfica para os colaboradores. Continue lendo e venha conferir quais são:
– Gestão do capital intelectual
A gestão do capital intelectual é o processo de identificar e compartilhar os saberes entre diversas pessoas. Com a gestão do conhecimento, os funcionários podem expandir seus aprendizados e trocar experiências com colegas de trabalho. Consequentemente, desenvolvem suas habilidades pessoais e são mais valorizados no mercado.
– Gestão de competências
Assim como as empresas possuem suas próprias metas, os colaboradores também. E a gestão de competências é a responsável por aperfeiçoar as habilidades que os funcionários precisam para atingir seus objetivos. Vale ressaltar que estão inclusas as hard skills e as soft skills, ou seja, as competências técnicas e comportamentais.
– Cultura organizacional potencializada
A cultura organizacional é essencial para todas as empresas e, quando a gestão do conhecimento é implementada nas instituições, ela é fortalecida ainda mais. Com isso, os funcionários se tornam mais engajados e pertencentes, consequentemente, sentem mais conexão com seus colegas de equipe e se sentem mais satisfeitos com o papel que desempenham na organização.
– A inovação é impulsionada
A inovação é essencial para as empresas se manterem competitivas no mercado, como também é de grande valia para os colaboradores. Por meio da gestão do conhecimento, os funcionários adquirem novos aprendizados e se tornam mais criativos e inovadores, fomentando uma cultura de inovação altamente benéfica para a corporação.
Desse modo, a empresa se renova e permanece alinhada com as novas demandas do mercado, mantendo a competitividade e relevância em seu nicho de atuação.
Aproveite e venha conferir: a evolução da Educação Corporativa: para onde estamos indo? Fique por dentro!
Case de sucesso
Um grande exemplo de aplicação da gestão do conhecimento, na prática, é o Tech Trends, um
programa que visa fomentar a produção e a disseminação de pesquisas do CESAR e da CESAR School. O programa desenvolve e publica pesquisas com foco em tecnologias habilitadoras, visando criar parcerias internas e reunir conhecimentos para pessoas de diferentes áreas.
Além disso, o Tech Trends é um caminho para agregar valor aos serviços desenvolvidos pela organização. Afinal, essa disseminação de conhecimento pode levar a conversas com potenciais clientes de forma mais qualificada.
Esperamos que você tenha gostado desse post! Continue acompanhando os conteúdos do CESAR para mais informações como essa. Até a próxima!
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