logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

6 min para ler


CESAR .


2023-06-14T00:00:00

Tecnologia


Educação Corporativa para a Nova Era da Indústria: Preparando-se para a Quarta Revolução Industrial

A Indústria 4.0 é a integração de tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), big data, computação em nuvem, automação e robótica, aplicadas para melhorar a eficiência, produtividade e qualidade dos processos. No Brasil, apesar de as empresas reconhecerem a importância da chamada Quarta Revolução Industrial, a adoção ainda está em estágios iniciais. E um dos gargalos é a capacitação profissional.

O Mapa Estratégico da Indústria divulgado pela CNI no ano passado trouxe um importante alerta para o triênio seguinte: até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais. São 2 milhões em formação inicial, para repor profissionais inativos e preencher novas vagas, e 7,6 milhões (quase 80%) com foco em formação continuada, para trabalhadores com necessidade de atualização. São desafios vistos há anos. Em 2020, por exemplo, no relatório O Futuro do Trabalho, o Fórum Econômico Mundial destacou que 55,4% das empresas encontram lacunas de competências nos profissionais em seus respectivos mercados e o quanto isso dificulta a adoção de novas tecnologias.

Na era da Indústria 4.0, a transformação digital está redefinindo a maneira como as empresas operam. Para se manterem competitivas neste cenário em constante evolução, as organizações precisam investir em Educação Corporativa e capacitar seus colaboradores com as habilidades, técnicas e interpessoais, necessárias para enfrentar os desafios da nova era industrial.

“A transformação digital é a pauta central da Educação Corporativa nas indústrias. Ela tem o objetivo de nivelar toda a operação em relação às tecnologias habilitadoras e como elas têm transformado o dia a dia, não só das pessoas, mas das próprias organizações”, afirma Victor Hugo Albuquerque, diretor executivo da CESAR School.

Compreendendo a Indústria 4.0

Caracterizada pela interconectividade, automação, objetos e produtos conectados, análise  de dados em tempo real e inteligência artificial, essa revolução tecnológica está transformando os processos de produção e criando novas oportunidades de negócios. No entanto, para aproveitar todo o potencial da Indústria 4.0, é fundamental que as empresas invistam na capacitação de seus colaboradores.

A adoção da Indústria 4.0 traz consigo desafios únicos. Novas tecnologias, como IoT e machine learning, requerem conhecimentos especializados e as chamadas de digital skills, novas habilidades técnicas e comportamentais para uma era digital e habilitada por tecnologias. Além disso, a mudança cultural e a gestão da transformação são fatores críticos para o sucesso nesse ambiente em constante evolução.

“Organizações que não olham para a urgência dessas habilidades e competências tendem a se tornar obsoletas mais rapidamente. É um movimento necessário para evitar que, no futuro, a parcela de mercado em que uma indústria mais tradicional está inserida seja devorada por novos entrantes que desenvolvem soluções com maior fit para o contexto atual de mercado e tecnologia”, diz Rodrigo Cursino, gerente de Projetos Educacionais da CESAR School.

Ao oferecer oportunidades de aprendizagem contínua, permitindo que os colaboradores adquiram as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para operar com eficiência e inovar nesse novo contexto, a Educação Corporativa desempenha um papel fundamental nas organizações que desejam preparar  times de alta performance e se manterem competitivas para o contexto da Indústria 4.0.

É possível destacar cinco principais tendências relacionadas à transformação digital nas indústrias, que impactam em gaps de formação de mão de obra. São elas:

1. Tecnologias e inteligência de dados vão fazer parte de todo processo industrial;
2. Novas IAs devem impactar a produção e a interpretação de dados;
3. Segurança da informação será uma grande preocupação;
4. Cultura ágil será caminho para aumentar a competitividade das indústrias;
5. O consumidor chega ao centro das decisões e dos processos industriais.

A importância das habilidades técnicas e comportamentais

Treinamentos personalizados e focados em áreas como IoT, big data, análise de dados, segurança cibernética e automação podem ser oferecidos dentro do programa de Educação Corporativa dentro das empresas. Eles capacitam os colaboradores para enfrentar os desafios tecnológicos da nova era industrial. Além das habilidades técnicas, as comportamentais ou soft skills, também são essenciais neste contexto. Capacidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas e liderança são cada vez mais valorizadas.

A Educação Corporativa promove o desenvolvimento dessas habilidades, estimulando a inovação e a adaptação às mudanças. As empresas devem adotar uma abordagem flexível e ágil, oferecendo programas capazes de serem atualizados rapidamente para acompanhar as mudanças tecnológicas, em processo de aprendizagem contínua. Para isso, as organizações podem estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino e centros de pesquisa e inovação como o CESAR. Assim, permitem o acesso a conhecimentos especializados e recursos avançados, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos colaboradores.

Os maiores desafios para o avanço

A resistência à mudança e a falta de compreensão dos benefícios das novas tecnologias podem ser obstáculos significativos no avanço da Indústria 4.0 no país. “É necessário promover uma mentalidade de inovação e uma cultura de valorização do uso de tecnologias avançadas nas empresas”, explica Tiago Barros, principal IoT technical manager do CESAR.

“Um outro ponto importante é que nem sempre é possível medir com precisão os benefícios de um projeto de Indústria 4.0 antes que ele seja implantado. Desta forma, as lideranças precisam acreditar nas estimativas de ganhos de eficiência e produtividade para investir em projetos de inovação na indústria”, pontua Tiago Barros.

A interoperabilidade entre vários sistemas com protocolos de conectividade diferentes é também um dos grandes desafios. “A falta de padronização e a incompatibilidade entre sistemas podem ser um desafio significativo na implementação da Indústria 4.0. A integração eficaz de sistemas e a garantia da interoperabilidade são essenciais para aproveitar ao máximo essas tecnologias”, conclui.

A Indústria 4.0 tem revolucionado o mundo dos negócios, exigindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças tecnológicas. Nesse contexto, a Educação Corporativa desempenha um papel fundamental na capacitação dos colaboradores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desta nova era industrial.

Para saber mais, preparamos um eBook com mais informações para você se aprofundar nesta temática, e disponibilizamos consultores para tirar dúvidas e ajudar você e a sua empresa a encontrar o melhor modelo de Educação Corporativa para seus objetivos estratégicos.

Fale com um consultor do CESAR!


indústria