logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

6 min para ler


CESAR .


2024-03-13T17:10:03

Negócios


MOVER: inovação sustentável e foco na redução de poluentes

O Programa MOVER, lançado em dezembro de 2023 para substituir o Rota 2030, representa um marco na jornada do Brasil rumo a um futuro mais verde e inovador no setor de mobilidade.

O principal objetivo do projeto é reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030. Isso será possível com o auxílio de implementações de requisitos mínimos para os veículos, visando torná-los mais econômicos, seguros e menos poluentes quando saírem das fábricas.

Com as mudanças do programa e a ampliação de uma visão em busca de mais inovação para o futuro, ele impulsionará ainda mais tecnologias limpas e disruptivas para os segmentos. Além disso, também traz mais competitividade à indústria brasileira e proporciona um futuro com menos poluentes a todos.

Desse modo, o programa representa uma oportunidade única para que as empresas busquem por novos processos tecnológicos e sustentáveis. Para compreender mais sobre o MOVER e sua promoção à sustentabilidade, continue a leitura e tire insights valiosos sobre o tema.

MOVER: tecnologias sustentáveis em mobilidade urbana visando o futuro

Para estimular as empresas, o programa oferece benefícios às instituições que se dedicarem a investir em iniciativas de inovação tecnológica e promover seu desenvolvimento seguindo as diretrizes do MOVER.

Ou seja, as empresas terão mais incentivo para entrar nesse novo patamar, melhorando suas políticas internas, promovendo mudanças e focando em projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que visem a redução dos poluentes.

Pode-se dizer que o programa será um dos incentivos que mais fomentará a inovação no Brasil nos próximos anos. Ainda, representa uma chance para o nosso país ser líder na transição da mobilidade verde, saindo de uma era com vários poluentes para um patamar mais sustentável e inovador. Confira mais sobre quais são os focos do MOVER a seguir.

Foco nas grandes empresas

Apesar da busca por empresas de mobilidade em geral, o foco principal são as de grandes porte, que geram mais poluentes e lideram as vendas no setor de mobilidade nacional. Afinal, o impacto que causam ao meio ambiente é significativamente maior, portanto, o controle sobre elas deve ser priorizado.

O Programa Mover também tem em vista atrair indústrias mobilísticas de outros países para o Brasil. Essas empresas serão beneficiadas com créditos financeiros equivalentes ao imposto de importação aplicado na transferência das células de produção e equipamentos.

Além disso, terão acesso a vantagens fiscais, como descontos no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), relacionados à exportação de produtos e sistemas desenvolvidos no Brasil.

Outro ponto importante é que as montadoras deverão utilizar um mínimo de 50% de material reciclável na fabricação de veículos. Por fim, investir na modernização do parque fabril brasileiro é uma nova oportunidade para gerar empregos na área de tecnologia verde.

Do poço à roda

O termo “do poço à roda” é para o novo modelo de medição que o programa terá em relação à emissão de carbono. A partir de 2024, tornou-se obrigatório considerar todo o ciclo de produção de um automóvel nessa avaliação, incluindo a fabricação do combustível. Nesse sentido, será medido todo o processo, além do carbono emitido nele.

Nos veículos movidos a etanol, por exemplo, as emissões serão medidas desde a plantação da cana-de-açúcar até a queima, abrangendo a colheita, o processamento e o transporte. Anteriormente, o controle era feito apenas “do tanque à roda”, sem considerar o processo produtivo dos combustíveis.

Tributação verde

O MOVER também conta com um sistema de “bonus-malus”, no qual as organizações recebem recompensas ou penalizações na cobrança de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Aqui, alguns pagarão alíquotas normais, e os que tiverem um desempenho prejudicial, pagarão acima da média. Entretanto, essas porcentagens ainda não foram definidas — por enquanto, é possível visualizar apenas quais serão os indicadores:

  • Potência do motor;
  • Reciclabilidade;
  • Fonte de energia para propulsão;
  • Consumo energético;
  • Desempenho estrutural e tecnologias de assistência à direção.

Tecnologias emergentes e sustentabilidade

O programa incentiva o desenvolvimento de veículos conectados e soluções inovadoras de mobilidade urbana, como transporte público inteligente e micromobilidade. Além dos investimentos na diversificação da matriz energética do país, promovendo o uso de biocombustíveis avançados e combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde como o principal uso em transporte terrestre.

Como o papel estratégico será fundamental para a gestão verde?

É com um bom plano estratégico que as empresas conseguirão se guiar em direção ao futuro, seguindo com os objetivos propostos, todos os termos de sustentabilidade ambiental e as diretrizes do MOVER.

Ou seja, para a gestão verde é fundamental ter e seguir metas claras de redução de impacto ambiental e estudar métodos para a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis.

A inovação tecnológica desempenha um papel crucial no setor de mobilidade, impactando tanto os veículos quanto as infraestruturas relacionadas à área. É por meio dela que o cenário atual pode mudar e trazer o desenvolvimento mais limpo.

Com o auxílio e incentivo do programa MOVER, as empresas podem aumentar ainda mais o nível de:

  • Eficiência e sustentabilidade;
  • Segurança em toda a mobilidade;
  • Conectividade;
  • Automação de veículos;
  • Facilidade de uso para o usuário.

A inovação deve seguir o curso juntamente com uma boa gestão estratégica. Afinal, ela é essencial para garantir que as organizações não apenas cumpram suas responsabilidades ambientais, mas também aproveitem as oportunidades de inovação do MOVER, desenvolvam tecnologias que realmente sejam úteis para a área e tragam a sustentabilidade devida.

MOVER

Como o CESAR pode te auxiliar no caminho da sustentabilidade?

Os projetos de P&D são grandes aliados na conquista dos objetivos propostos pelo MOVER e o CESAR possui a expertise e abordagem necessárias para o desenvolvimento desses projetos inovadores e sustentáveis.

Nossa equipe de especialistas está pronta para colaborar com a sua empresa em todas as fases do processo, desde a identificação de oportunidades de melhoria até a implementação eficaz de soluções personalizadas.

Ao adotar uma abordagem orientada para resultados, garantimos que cada projeto desenvolvido em parceria esteja alinhado com as melhores práticas e padrões de excelência em sustentabilidade.

Ao escolher nossa empresa como seu parceiro estratégico, você não apenas demonstra seu compromisso e responsabilidade ambiental, mas também posiciona sua empresa como um líder de mercado visionário e comprometido com as ações do programa MOVER.

No CESAR estamos comprometidos em ser um catalisador para a mudança positiva e é com esse espírito que nos oferecemos para impulsionar seus esforços em direção a práticas mais sustentáveis. Entre em contato conosco e junte-se na construção de um futuro mais verde, sustentável e inovador para a mobilidade urbana.


inovaçãoMOBILIDADEmover